No período de março a novembro de 2025, o Curso Sesc de Gestão Cultural aborda temas como gestão pública da cultura, políticas culturais, planejamento, direito cultural, organização de instituições culturais, identidade e diversidade cultural, economia criativa, tecnologias digitais, entre outros temas. Possui um caráter panorâmico como possibilidade de contato com léxico teórico e experiências práticas no campo.
O curso é dirigido à qualificação de gestores culturais e profissionais da área cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, assim como em iniciativas coletivas.
Entre os destaques do curso, estão:
. A dinâmica, que concilia aulas teóricas, compartilhamento de ferramentas e vivências em contextos culturais;
· O corpo docente que conta com gestores, pesquisadores, mestres do saber e professores de universidades e instituições brasileiras e internacionais do campo da cultura;
· A oportunidade de conhecer as ações e os programas do Sesc na gestão dos seus equipamentos culturais e de suas unidades operacionais;
. A troca e o compartilhamento entre gestores de diversas instituições públicas, privadas, do terceiro setor e iniciativas coletivas.
Objetivo Geral: Desenvolver processos de qualificação para a gestão no campo da cultura e das artes.
Objetivos Específicos: Desenvolver um processo formativo de caráter transversal, que articule os campos teórico e metodológico da gestão cultural; Possibilitar a articulação entre as realidades político-institucionais mais amplas e o contexto local; Qualificar as capacidades de interpretação e atuação em processos de gestão cultural; Dispor os espaços institucionais do Sesc e seu saber-fazer como contexto de vivência, experimentação e produção de conhecimento.
Público
O curso é voltado para gestores culturais e profissionais do campo da cultura que atuam em organizações públicas, nos diferentes níveis de governo, e instituições privadas, bem como representantes da sociedade civil organizada na área da cultura.
Foto: Fábio H. Mendes
Conteúdo Programático
A matriz curricular está composta por três eixos: Aportes Teóricos, Ferramentas e Vivências. Em cada um deles, objetiva-se:
1) Aportes Teóricos: propiciar o contato com teorias relacionadas ao campo cultural, trazendo elementos que possam auxiliar na interpretação do contexto no qual o gestor trabalha.
2) Ferramentas: Favorecer a conexão entre teoria e prática, tendo em vista as etapas de planejamento, realização e avaliação de projetos e ações culturais, por meio de análises da realidade, apresentação de metodologias e resultados de pesquisas, bem como processos de trabalho coletivos e colaborativos.
3) Vivências: Proporcionar o contato com experiências que ilustram a articulação entre os aspectos teóricos e metodológicos e as realidades por meio de estudos de caso, laboratórios, oficinas e visitas guiadas a diversos espaços.
Metodologia
O curso está organizado de forma a estimular a abordagem transversal no campo teórico e, principalmente, no prático. Em seu conjunto, trata-se de oferecer aos participantes informações, orientações e vivências para a construção de um conhecimento reflexivo, com vistas a estabelecer uma relação que propicie a circulação de ideias e debate em torno dos temas da gestão cultural.
Serão utilizadas metodologias de ensino tais como:
· Aulas expositivas e dialogadas, com palestras, laboratórios, mesas e debates;
· Encontros presenciais que favorecem as trocas e o intercâmbio entre os participantes, propiciando a formação de redes e articulações.;
· Realização de diagnósticos e pesquisas;
· Atividades práticas, individuais e/ou em grupo (oficinas, laboratórios,estudos de caso, participação em palestras e debates, visitas técnicas, rodas de conversas e vivências).
Essas atividades serão conduzidas por gestores, pesquisadores e professores de universidades e instituições culturais, e mestres do saber, procurando destacar aspectos analíticos e críticos na construção de saberes e práticas sobre a gestão cultural. O sistema de avaliação será realizado ao longo do processo por meio de acompanhamento conduzido por tutores, envolvendo o corpo docente e discente, desdobrando-se na elaboração do trabalho final de conclusão de curso.
Transversalidade
A transversalidade se modela pela interação das áreas de saber na matriz do curso, cuja efetivação se dá por meio da cooperação e do diálogo.
Cada módulo e seus respectivos conteúdos foram pensados de modo integrado, mantendo-se preservadas a autonomia e a especificidade de seus métodos, de seus conceitos e epistemologias.
O propósito transversal pressupõe a articulação entre o objeto de conhecimento e o projeto de investigação ou plano de ação, oferecendo, ao mesmo tempo, um ensino sintonizado com as questões de ordem social, política e econômica.
As relações existentes entre os três eixos da matriz curricular implicam no desenvolvimento do potencial de elaboração teórica articulado à capacidade de ação prática, ao dimensionar de modo relacional os conceitos e a prática cultural.
Infraestrutura Física
O curso será realizado no Centro de Pesquisa e Formação.
Haverá, também trabalhos de campo em Unidades do Sesc São Paulo, outras instituições e espaços culturais.
Foto: Fábio H. Mendes
Sistemas de avaliação
O método de avaliação é processual, entendido como um contínuo encadeamento dos resultados do ensino em função do conhecimento dos conteúdos trabalhados, por meio da assiduidade nas aulas, participação nas atividades propostas e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso.
Os participantes serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
· Assiduidade, participação e interlocução;
· Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Controle de frequência
· Frequência mínima: 75% · Controle: lista de presença.
Carga horária
· 250 horas
Duração e Horários
· Período: de março a novembro de 2025, contemplando todas as etapas até a apresentação do Trabalho Final de Conclusão de Curso.
· Carga horária por turno: dois encontros semanais presenciais, das 19h às 21h30 às terças-feiras e das 10h30 às 17h aos sábados (no caso das vivências
os horários serão estendidos, devido à necessidade de deslocamento).
O Sesc concederá certificado ao participante que tiver concluído com êxito os conteúdos teóricos, as atividades práticas e a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso, assegurando a frequência mínima desejada e a regularidade do pagamento.
Para se inscrever para o processo seletivo é só clicar aqui.
Dúvidas e outras informações: gestaocultural.cpf@sescsp.org.br
Foto: Rogério Pixote
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.