Quem frequenta o Sesc Vila Mariana já sabe que, durante o período de férias, o Centro de Música promove atividades para todo público experimentar o fazer musical, descobrir instrumentos, explorar gêneros e expressões musicais. Chegou a hora de conhecer a programação que vai embalar o começo do ano. São oficinas, show, bate-papos e curso para todas as idades. A participação é gratuita, mediante a retirada de ingressos ou a inscrição antecipada. Veja a seguir, para não perder!
OFICINAS
Zabumbando, com Afonsinho Menino e Renata Gobatti
Em quatro encontros, será possível conhecer e construir diferentes instrumentos de percussão. Os participantes também aprenderão a extrair sons durante dinâmicas afro-rítmicas percussivas.
Inscrições pelo aplicativo Credencial Sesc SP e na Central de Atendimento em 14/1, às 14h. Entrega de senhas remanescentes no local, 30 minutos ant
21/1, das 14h às 17h – Xequerê
Xequerê é o nome mais comum em português, “sekere” em iorubá e “shekere” em inglês. “Agba”, em iorubá, significa cabaça. É um instrumento musical da África. Consiste numa cabaça seca (com pescoço) envolta por uma rede de miçangas, sementes ou búzios. Pode ser grande ou pequeno. Para tocar o instrumento basta agitá-lo de acordo com o ritmo. Usado em manifestações como candomblé, umbanda, maracatu, samba, entre outras.
22/1, das 14h às 17h – Berimbau
Símbolo da capoeira no Brasil, o instrumento surgiu em Angola (onde se fala umbundo, quimbundo e congo, além do português) com o nome de hungu. Feito com cabaça presa no arame esticado em verga de madeira semi-flexível. Para extrair som, utiliza-se baqueta e um dobrão (pedra ou metal). O instrumento apresenta três modelos/tamanhos: o berra boi (mais grave e maior caixa de ressonância), gunga (médio) e o viola (mais agudo e menor). É comum o uso do caxixi acompanhando o berimbau.
23/1, das 14h às 17h – Reco-reco
Também chamado dicanza, ganzá, rapa, raspador, querequexé e caracaxá. Do quimbundo “(ku)kanzana”, “vaguear”, pela movimentação do arco. Instrumento de percussão de atrito de origem africana (Banto), consiste num corpo cilíndrico com ranhuras ou entalhes transversais e uma vareta. Pode ser feito de bambu, cabaça, metal, madeira, plástico ou outro material. É usado como acompanhamento na música popular brasileira.
24/1, das 14h às 17h – Ilu Soró
Também chamado de tambor falante ou tambor de ampulheta. É um instrumento da África Ocidental, feito de corpo cilíndrico, duas faces de couro, corda e tocado com baqueta. O tocador coloca o tambor embaixo do braço, apertando ou liberando as cordas, de acordo com o movimento e a tensão provocados nas cordas. Isso faz com que o som seja alterado. É um dos mais antigos instrumentos utilizados pelos griots (sua história pode ser rastreada até o antigo Império do Gana).
BrincaMúsica, com Valdir Maia
30/1, às 15h – Oficina para crianças de 7 a 10 anos. Utilizando xilofones e pequenos instrumentos de percussão, criaremos juntos brincadeiras onde o som será o nosso mestre.
Inscrições pelo aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias das unidades em 21/1, às 14h.
Entrega de senhas remanescentes no local, 30 minutos antes.
SHOW
Henrique Carvalho
21/1, às 20h – Apresentação do jovem violonista brasileiro com peças dos compositores Celso Machado (1953), João Luiz (1979) e Sergio Assad (1952), feitas especialmente para ele.
Retirada online de ingressos a partir de 14/1, às 17h.
Retirada presencial de ingressos a partir de 15/1, às 17h.
BATE-PAPO
“Renascença do Harlem: Arte, Resistência e Alternativas à Barbárie”, com Marcos Fabris
22/1, 19h30 – A atividade apresenta alguns artistas e obras ligadas ao movimento artístico norte-americano intitulado “Renascença do Harlem”. Considerado um movimento híbrido fundamental para a formação artística, inclusive das gerações posteriores, a palestra pretende discutir as diversas maneiras de construção e representação da realidade socio-histórica do período, privilegiando o diálogo interdisciplinar entre fotografia, literatura, artes visuais e música, especificamente o jazz.
Retirada online de ingressos a partir de 14/1, às 17h.
Retirada presencial de ingressos a partir de 15/1, às 17h.
Bate-papo com o Grupo Rumo
26/1, às 15h – No dia em que se comemora o aniversário de São Paulo, o bate-papo vai abordar de forma retrospectiva os 50 anos de ligação do Grupo Rumo com a metrópole – desde a sua fundação na Universidade de São Paulo, os shows no Lira Paulistana, até algumas canções especialmente dedicada à cidade de São Paulo.
Retirada online de ingressos a partir de 14/1, às 17h.
Retirada presencial de ingressos a partir de 15/1, às 17h.
“Tessituras do Moderno: relações entre Moda e Música”, com Brunno Almeida Maia
29/1, 19h30 – Compreender o processo de formação das identidades e dos coletivos na modernidade e no contemporâneo significa pensar as relações tecidas entre a Moda e a Música ao longo da história dos séculos XX e XXI. Nesse aspecto, a palestra tem como objetivo conceituar as afinidades entre as linguagens estéticas da Moda e da Música, para expor e analisar os diálogos entre costureiros/estilistas e os movimentos musicais, entre eles a emergência do modernismo na Moda em 1920, e a ascensão do jazz, a ocupação da juventude no palco da história dos anos 1950, e sua relação com a cultura do jeanswear no rockabilly, passando pela importância da Moda como espaço político e identitário (gêneros, sexualidades, raças e classes sociais) em movimentos de contracultura como o punk, o hippie, o voguing, e o pop dos anos 1980.
Retirada de ingressos pelo aplicativo Credencial Sesc SP em 21/1, às 17h.
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc SP em 22/1, às 17h.
Audições Comentadas: o Samba e suas Matizes, com Mayki Fabiani
30/1, 19h30 – O Samba é uma das manifestações artísticas mais importante da cultura brasileira. Resultado de muitas misturas e com diferentes origens, o samba do Rio, o samba da Bahia e o samba de São Paulo possuem características próprias. No encontro, abordaremos as possíveis origens desses Sambas e seus desdobramentos até os dias atuais.
Retirada de ingressos pelo aplicativo Credencial Sesc SP em 21/1, às 17h.
Retirada de ingressos nas bilheterias do Sesc SP em 22/1, às 17h.
CURSO
Musescore: Edição de Partituras e Tablaturas para Cordas Dedilhadas, com Mayki Fabiani
28/1, 29/1 e 10/2, 10h30 às 12h – Musescore é um software gratuito e bastante popular de edição de material para instrumentos musicais. Neste curso sequencial serão abordadas as funcionalidades básicas para edição de partitura, tablatura e cifras para instrumentos de cordas dedilhadas.
Inscrições pelo aplicativo Credencial Sesc SP e nas bilheterias das unidades em 21/1, às 14h.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.