Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Artéria: Revista de Poesia – 50 anos: Lançamento do n. 12, Exibição do Documentário e Bate-papo

com Omar Khouri, Paulo Miranda e Bruna Callegari

Entre Mídias

Belenzinho

Duração: 180 minutos

A14

Grátis

Retirada de senha 30 min. antes da atividade, no local. Sujeito à disponibilidade de vagas.

Data e horário

De 20/02 a 20/02

Quinta

19h30 às 21h00

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No lançamento da edição n. 12 da Revista Artéria e em comemoração dos seus 50 anos, será exibido o documentário “Artéria: poesia em revista” que propõe um mergulho na história e produção das revistas de poesia experimental que surgiram no Brasil na década de 1970. Narrado a partir da experiência da revista Artéria, única sobrevivente ainda em atividade, o filme revela um universo de resistência e criação poética vanguardista que, embora tenha sido fértil e atuante no país, segue, em parte, ainda desconhecido do grande público. Tais publicações veicularam a mais ousada poesia que se fazia no Brasil naquele período, quiçá no mundo. Essa poesia, em parte, ficou registrada em revistas como Navilouca, Código, Qorpo Estranho, Muda, Artéria entre outras, hoje lendárias.

Após a exibição e lançamento do n. 12 da revista, ocorrerá um bate-papo com os editores e a diretora do documentário.

Duração: 80 min.

Bruna Callegari : Direção, roteiro e montagem
Rafael Buosi: Produção executiva
Buno Rico: Montagem
Cid Campos: Trilha Sonora
Lorena Pazzanese: Produção
Ricardo Zollner: Edição de som e mixagem
Zumbi Post: Finalização
Espaço Líquido Audiovisual: Realização

Omar Khouria nasceu em Pirajuí-SP em 1948. Formado em História e Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica. Pintor, passou a praticar poesia a partir de 1974. Tem poemas publicados em: ARTÉRIA (da qual é co-editor), ZERO À ESQUERDA, QORPO ESTRANHO, MUDA, CAS- PA, KATALOKI, ATLAS e outras. Participou de inúmeras exposições de poesia visual, no Brasil e em outros países. Promotor de eventos, cofundador da Nomuque Edições, impressor e estudioso de poesia. Atualmente é professor universitário, vive e trabalha em São Paulo/SP.

Paulo Miranda nasceu em Pirajuí-SP em 1950. Estudioso de poesia e poeta, desde a infância. Tem veiculado sua produção em publicações coletivas: ARTÉRIA (da qual é co-editor), ZERO À ESQUERDA, CORPO EXTRANHO, ALMANAK 80, KATA- LOKI (ALMANAK 81), ATLAS (ALMANAK 88) e outras. Participou de inúmeras exposições de poesia visual, no Brasil e em outros países. É, também, promotor de eventos, editor (co-fundador da Nomuque Edições) e impressor-serígrafo. Vive e trabalha em São Paulo.

Bruna Callegari nasceu em São Paulo-SP e é mestre pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, historiadora formada pela USP e jornalista pela PUC-SP. Trabalha com audiovisual desde 2005, atuando como produtora, montadora e roteirista. Atualmente, dá aulas e coordena o curso de documentário Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo-SP.

Entre mídias é um projeto, concebido pelos Educadores em Tecnologias e Artes do Sesc Belenzinho, que propõe uma programação que explora as convergências e as especificidades de diferentes linguagens através de variados formatos de mídia. As atividades exploram dimensões narrativas, sensoriais, espaciais, tecnológicas, emocionais, cognitivas e interativas que vão desde a criação de vídeos e animações até a produção de jogos e fotografia.

 

♥ Acesse a matéria completa do projeto

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.