Duração: 240 minutos
atividade presencial
Grátis
Local: Área de Convivência
Grátis - Sem retirada de ingressos
Data e horário
De 25/01 a 25/01
Das 11h às 15h
A mostra de artes visuais reúne a força criativa e ancestral de mulheres indígenas, trazendo ao público obras que celebram suas culturas, histórias e identidades, com exposição e venda de suas produções diretamente das artistas, promovendo o apoio à produção indígena, além de bate papos e oficinas.
A programação inclui uma oficina de colagem com Moara Tupinambá, onde participantes poderão explorar técnicas artísticas sob uma outra perspectiva cultural.
Esse evento é uma celebração da resistência, da expressão e do protagonismo das mulheres indígenas, destacando o valor de suas contribuições para a arte e a cultura.
Larissa Ye’padhio
Artista Plástica, Artesã, Ceramista, Cineasta e Ilustradora
É uma mulher Ye’pa Mahsõ – Tukano, natural da comunidade de Taracuá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, no estado do Amazonas. Atualmente, cursa Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Na universidade, integra o movimento indígena por meio do Coletivo de Acadêmicos Indígenas da Unicamp (AIU) e do Coletivo de Acadêmicas Indígenas Uirapuru (AIU). Também é membro da Associação das Mulheres Indígenas da Região de Taracuá, uma associação de base de sua região. Ressalta a importância de seus laços com a terra ao afirmar: “De todo o lugar que meus pés e mãos tocam, faço deles meu território e os revisto com a beleza das artes ancestrais.”
Tamikua Txihi
Tamikua Txihi, mulher indígena Pataxó Guarani, liderança e integrante da Tekoa Itakupe TI Jaraguá-SP multiartista (artista visual, ceramista, escultora, artista audiovisual, performance), curadora e construtora na arquitetura indígena. Conselheira da Tava Museu das culturas indigena de SP.
Caiçaró Carneiro
Caiçaró Carneiro é uma artista plástica da etnia Tukano, natural da Aldeia Duraka Kapuamu, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Ela é também contadora de histórias, estilista, figurinista, costureira, poeta e agricultora. Reside em Suzano, SP.
Auá Mendes
Auá Mendes, Indígena do Povo Mura, Artista, Manauara do Amazonas, formada em Tecnologia em Design Gráfico pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.Designer gráfica, ilustradora, grafiteira, trabalha com freelancer e atualmente designer do Museu das Culturas Indígenas, já desenvolveu projetos para Converse Br, Natura, Sesc Rio, Sesc Bahia, Sesc São Paulo, Hersheys, Google Brasil, Nike, Top Trends, Nu Bank, Feira Preta, Tomie Ohtake, PerifaCON, Vivo, MAM, Instituto Goeth Indonésia e entre outros.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.