As atividades possibilitam uma imersão na faceta musical e na trajetória do zoólogo de renome internacional
Nos meses de janeiro e fevereiro, além da oportunidade de visitar a exposição 100 Anos de Paulo Vanzolini: o cientista boêmio, o público poderá participar das atividades integradas que marcam a realização da mostra, em cartaz no Sesc Ipiranga. Com atividades para todas as idades, a programação destaca ações como, shows, oficinas e vivências que revelam as multifacetas do homenageado.
Com curadoria de Daniela Thomas, cenógrafa, cineasta e diretora teatral, a mostra que ocupa diversos espaços do Sesc Ipiranga, retrata o lado musical e a trajetória de Paulo Vanzolini como zoólogo e pesquisador. Dividida em cinco salas que revisitam as expedições científicas e as contribuições para a ciência, como herpetólogo especializado no estudo de répteis e anfíbios, a exposição possibilita uma experiência interativa e sensorial.
Para uma imersão no universo científico e musical de Paulo Vanzolini, o Sesc Ipiranga preparou uma programação integrada à exposição, que através das oficinas e vivências permite uma viagem a Amazônia com experimentação de tintas naturais, aprender mais sobre as espécies das florestas, dando nomes aos bichos como verdadeiros cientistas e até mesmo dar vida a personagens estudados por Vanzolini em suas expedições.
A oficina Pintando com a Amazônia é uma oportunidade para explorar as cores vibrantes da Amazônia através do experimento de criação de tintas naturais, extraídas de plantas e frutos como o urucum, a cúrcuma e o açaí.
Dia 15/1, quinta, das 14h às 16h, com equipe do educativo da exposição. retirada de ingressos 30 minutos antes na bilheteria da unidade.
Já pensou em ser cientista por um dia? Você sabia que os bichos, assim como a gente, têm apelidos e nomes completos? Na visita Cientista por um dia: descobrindo os nomes secretos dos animais, a equipe do educativo da exposição, faz visitas mediadas para explicar o porquê e como a gente dá esses nomes, criando um animal a partir do desenho e aprendendo novas coisas sobre as espécies da floresta.
Dias 18 e 25/1, sábados, das 14h às 15h30, com retirada de ingressos 30 minutos antes na bilheteria da unidade. Livre e grátis.
Assim como o cientista Paulo Vanzolini levava seu caderninho e anotava tudo o que via quando se embrenhava na floresta, a oficina A aventura da escrita: contando para meu diário, com equipe do educativo da exposição, visa a construção do próprio diário. Adultos e crianças poderão desbravar o quintal do Sesc Ipiranga em busca de materiais naturais para encadernação e customização. Aprendendo, também, um pouquinho mais de técnicas como monotipia – técnica de impressão simples, que consiste na reprodução de um desenho ou mancha de cor através da impressão de uma prova única sobre um meio, como por exemplo, o papel.
Dias 22/1, às 13h e no dia 19/2 às 15h30, com retirada de ingresso 30 minutos antes da atividade na bilheteria da unidade.
Sem perder de vista o lado boêmio e artístico de Paulo Vanzolini, a programação musical também faz um tributo ao compositor de grandes sucessos da música Paulistana, permitindo ao público vivenciar sobre outras perspectivas, a trajetória do cientista boêmio. Criador de clássicos como Ronda e Volta por Cima, Vanzolini se desenvolveu enquanto compositor em mesas de bares e rodas de samba, criando um método peculiar de escrita musical. Além dos shows, vivências dão público a oportunidade de ouvir e conhecer os músicos por trás das gravações dos discos de vinil, que ajudaram a contar uma parte da história da cidade de São Paulo.
Na programação de música Mônica Salmaso, Eduardo Gudin e Roberta Oliveira Projeto Vanzolini 100 Anos – Sacode a Poeira, cantam sucessos que marcaram a carreira de Vanzolini como Ronda, Volta Por Cima entre outros. As apresentações acontecem de 24 a 26/1, sexta 20h, sábado e domingo, 18h. Ingressos disponíveis a partir de 14/1, às 17h, no portal Sesc SP e no aplicativo Credencial Sesc SP.
Na comemoração do aniversário da cidade de São Paulo, o trio Trinca Fogo apresenta canções de Paulo Vanzolini, comemorando seu centenário.
A apresentação acontece no sábado, 25/1 às 16h. Livre e gratuito, no quintal da unidade.
Confira a programação completa aqui.
SERVIÇO
100 anos de Paulo Vanzolini, o cientista boêmio
Abertura em 28 de agosto, às 19h
Visitação: de 29 de agosto de 2024 a 16 de março de 2025
Terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Recursos de acessibilidade: videolibras, audiodescrição, leitura ampliada e em braile, reproduções, mapa e pisos táteis e legendagem.
Agendamento de grupos: agendamento.ipiranga@sescsp.org.br
Entrada gratuita e livre a todos os públicos.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.