Divulgação
Divulgação

Matinê de Terror: M8 – Quando a Morte Socorre a Vida

de Jeferson De

Pompeia

Duração: 84 minutos

16

atividade presencial

Grátis

Local: Galpão

Gratuito, com retirada de ingressos 30 minutos antes no local.

Data e horário

De 02/02 a 02/02

02/02 • Domingo • 15h00
Divulgação
Divulgação

Um filme de Jefferson De | Brasil, 2019, 84 min

Maurício entra na faculdade de medicina e começa a ficar obcecado por um mistério relacionado à identidade dos cadáveres dissecados na aula de anatomia. O protagonista de M8 é Mauricio (Juan Paiva), estudante negro de medicina numa faculdade federal do Rio de Janeiro. Nas aulas de anatomia, ele se dá conta de que praticamente todos os cadáveres usados para dissecação são de jovens negros de ambos os sexos. Um corpo em especial o intriga, aquele identificado como M8. Colega negro, por outro lado, ele não tem nenhum.

A partir desse descompasso racial básico o filme entretecerá outras tramas, a principal delas o assassinato ou sumiço de jovens negros nas favelas e bairros pobres. Filho de uma auxiliar de enfermagem (Mariana Nunes) que cuida de idosos de classe média alta, Mauricio transita entre a periferia carioca e a zona sul. Na faculdade, com suas novas amizades, esse convívio inter-racial se acentuará, com situações que variam da harmonia ao confronto, passando pelo desconforto.

“Racismo estrutural” é uma das expressões mais usadas no Brasil nos últimos tempos – e com motivo. O perigo é as palavras se desgastarem pelo uso sem que os indivíduos apreendam seu real significado. Um filme como M8: Quando a morte socorre a vida dá concretude ao conceito, ou melhor, corporifica-o, pois o que se conta ali é a história de um punhado de corpos negros, vivos e mortos. Trata-se do quarto longa-metragem de Jeferson De.

 


Matinê de Terror é uma seleção de filmes que aborda um recorte temático dentro do gênero terror. Integrando a programação “Terror Noturno”, peça de teatro que estreia no dia 30/1 na unidade, o Sesc Pompeia realiza, em janeiro, uma breve matinê de filmes de terror em diálogo com o debate da presença de pessoas negras no cinema, na frente e atrás das telas. A partir do cinema negro de terror, a curadoria traz quatro títulos:

“A Noite dos Mortos Vivos” (1968) de George Romero,
“Corra!” (“Get Out!”, 2017) de Jordan Peele,
“8M – Quando a Morte Socorre a Vida” (2019) de Jeferson De,
“Não! Não Olhe!” (“Nope”, 2022) de Jordan Peele.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.