A poética “hermetiana” e sua ARS SONORA 

10/05/2024

Compartilhe:

Reunindo desenhos, objetos e instalações, a mostra apresenta produção visual do artista, celebrando trajetória artística e legado cultural de Hermeto Pascoal 

“A música pra mim não é um instrumento musical. Pra mim, tudo é música. Qualquer movimento.
Da percussão, do som, da imagem, do audiovisual.” 

É o que diz o intitulado “Bruxo dos Sons”, Hermeto Pascoal que, de modo inédito, ganha uma produção visual com a exposição Ars Sonora – Hermeto Pascoal

Ars Sonora arte2
Conjunto de capas do catálogo Prêmio Itaú Cultural 30 anos, livro de artista, (2017)


A abertura, que teve início em 28 de maio, segue em cartaz até 3 de novembro de 2024, com curadoria do crítico e curador independente Adolfo Montejo Navas, que traz a público, as produções de Hermeto Pascoal a partir de sua criação no território das artes visuais com diferentes linguagens: desenhos, pinturas, objetos e propostas sonoras de instrumentos musicais.

Ars Sonora arte3
Caneta sobre chaleira branca de alumínio, 17 x 16 cm

A produção ultrapassa fronteiras disciplinares e, de modo ampliado, estabelece relações com a performance e as artes plásticas. Sua produção vai além dos já difundidos conceitos de Música Livre e Música Universal. O artista afirma a quebra das barreiras culturais, ultrapassando linguagens e suportes estabelecidos pela tradição com objetos feitos dos mais diferentes materiais, deslocados do seu uso cotidiano e reconfigurados em seu sentido visual.


Ars Sonora arte4
Caneta sobre travessas de plástico coloridas. 37,5 x 25,5 4,5 cm cada

A mostra está configurada em um conjunto de núcleos em torno da poética artística elaborada por Hermeto Pascoal. Numa combinação relacional e interconectada, tem como ponto de partida a “Música da Aura”, na qual mostra experiências sonoras realizadas com o som da voz das pessoas e a sua natureza tonal. 

CLIQUE AQUI e veja o material educativo da exposição


Hermetologia 

Articulando sons e ruídos a partir da musicalidade coletada de animais e de objetos do dia a dia, o artista transforma usos e funções, construindo assim o seu alfabeto sonoro e visual próprio até chegar no glossário da sua linguagem, a “Hermetologia”- compilado de verbetes e citações sobre os mais diversos assuntos, com reflexões do próprio artista sobre música, som, arte, cultura, matéria e espírito. 

PÁSSAROS  
“O cantar dos pássaros, em minha concepção, é o que chamamos de fala. Como os pássaros, nós somos pássaros também.” (Ao vivo entre amigos. Luiz Carlos Saroldi, Rádio MEC, jan. 1997.) 

LOUCURA  
“Eu não dei uma de louco. Na verdade, eu sou louco mesmo! Sempre fui!” (A Gazeta, Vitória (ES), 13 out. 1990).
 

Ars Sonora arte6
Caneta sobre caixa de isopor com tampa, 25,5 x 19 x 28 cm

Sobre Hermeto Pascoal 

Nascido em 22 de junho de 1936, na cidade de Lagoa da Canoa / AL, o músico autodidata em atividade desde a década de 1940, grava o seu primeiro disco, “Hermeto”, nos Estados Unidos, em 1971. Um ano antes emplaca duas composições suas no icônico “Live-Evil”, gravado ao vivo com Miles Davis. Em 1979 se apresenta no Festival de Jazz de Montreaux, na Suíça. Em sua longeva trajetória recebeu o Grammy Latino em 2019, na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”. E em maio do ano passado foi nomeado doutor honorário da Julliard School, de Nova York (EUA) – o título foi entregue pelo trompetista Wynton Marsalis.  


Ars Sonora Hermeto Azul
Retrato de Hermeto Pascoal, Bob Wolfenson (1998)



–> Assista ao vídeo do show que compõe o programa Instrumental Sesc Brasil, gravado em 2017, no Sesc Consolação.


–> Confira também o álbum No Mundo dos Sons, 2017, do Selo Sesc na íntegra: 

———– 
No espaço expositivo da unidade Bom Retiro serão oferecidas apresentações, oficinas e programação integrada à exposição. As ações educativas presenciais com educadores e pesquisadores partem do constante diálogo com a produção de Hermeto Pascoal.  
 
 audio descriçãolibras e tateis
A mostra contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, videoguia em libras e recursos táteis.  
 
As visitas para escolares podem ser agendadas pelo e-mail agendamento.bomretiro@sescsp.org.br 
 
————— 
 
Ars Sonora – Hermeto Pascoal tem projeto expográfico da arquiteta Isa Gebara, coordenação educativa de Leonardo Matsuhei, projeto de acessibilidade de Ana Rosa Bordin Rabello e equipe, Comunicação Visual e Design Gráfico por Daniel Brito e produção de Cassia Rossini.  

————————————————- 
Visitação 
 
Período expositivo a partir de 29/05/2024 até 3/11/2024 
Terça a sexta, das 9h às 20h  
Sábado, das 10h às 20h 
Domingo e feriado, das 10h às 18h 
 
Classificação indicativa: Livre 
Gratuito 
————————————————————- 

Sesc Bom Retiro 
Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo – SP 
Telefone: (11) 3332-3600 

 Siga o @sescbomretiro nas redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube/sescbomretiro         
—————————————————————— 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.