Abril, mês da dança no Sesc Vila Mariana

04/04/2024

Compartilhe:

Em abril, comemora-se o Dia Internacional da Dança, uma celebração a partir da efeméride de 29/4, data de nascimento de Jean-Georges Noverre (29 de abril de 1727 – 19 de outubro de 1810), bailarino e professor de dança francês, autor de Lettres sur la danse (Cartas sobre a dança), que mudou os rumos da dança e criou as bases para o balé e outras danças ocidentais, como as conhecemos hoje. Neste mês, o Sesc Vila Mariana realiza a segunda edição do projeto Abril, mês da dança, com o intuito de apresentar modos distintos de dançar, convidando o público para vivências, bate-papo e apresentações.

Para o segundo ano do projeto, o enfoque serão as danças negras, com bailes de funk, de passinho e de música afro, com a Clarin Cia de Dança e a Trupe Benkady. Também acontecerá um bate-papo com a Cia Gumboot Dance Brasil, sobre a criação inédita em dança contemporânea, que estreará no Teatro Antunes Filho do Sesc Vila Mariana. O espetáculo Elevados reflete sobre a história e a cultura das comunidades pretas, que são vistas como seres elevados em diversos aspectos. A produção ficará em cartaz de 19/4 a 28/4, às sextas, sábados e domingos.

A seguir, conheça detalhes da programação e não perca!

Baile Carioca, com Clarin Cia de Dança
Nesta aula aberta, os bailarinos da Clarin Cia de Dança promovem a experiência de um baile carioca para o público. Acompanhados pelo DJ Seduty, eles dançam junto aos participantes e ensinam os passos básicos e os principais movimentos do funk e de danças urbanas.
Grátis, na Praça de Eventos.
6/4 (sábado), às 19h.
20/4 (sábado), às 19h.

Baile da Trupe Benkady
A Trupe Benkady, grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial da cultura Mandeng, das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri, país que se situa ao oeste da África, convida para o “Baile da Sedução”, um baile africano.
Grátis, na Praça de Eventos.
13/4 (sábado), às 19h.
27/4 (sábado), às 19h.

Bate-papo: Dos ensaios à estreia, com Cia Gumboot Dance Brasil
Bate-papo para compartilhamento do processo criativo do novo espetáculo da Cia Gumboot Dance, Elevados, que estreia no Sesc Vila Mariana.
A equipe de direção, técnica e elenco compartilharão com o público as fases da construção de um projeto espetáculo, trazendo depoimentos sobre as diferentes etapas do projeto.
Grátis, na Praça de Eventos.
14/4 (domingo), das 15h às 16h.

Elevados, com Cia Gumboot Dance Brasil
Espetáculo com direção de Rubens Oliveira. Vindo do futuro para o presente Elevados é um espetáculo que mostra o percurso de uma menina negra que decide caminhar por longas distâncias, atravessando mundos, para chegar ao topo da montanha e dançar para os deuses da chuva. Gumboot é a arte de tremer a terra com os pés e Elevados é a definição que damos para algo que expande as possibilidades físicas e espirituais. Ao trilhar uma jornada, a transformação é inevitável, porque o tempo é cíclico, contínuo e a experiência sensibiliza, molda o mundo, sua interpretação e enriquece histórias.
Ingressos de R$15 (credencial plena) a R$50, com venda online a partir de 9/4, às 17h, e venda nas bilheterias a partir de 10/4, às 17h.
No Teatro Antunes Filho (Sesc Vila Mariana), de 19/4 a 28/4, com sessões sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 18h.

A Companhia Gumboot Dance Brasil tem 12 anos de existência. Criada pelo bailarino e diretor Rubens Oliveira, a Cia traz em seu currículo uma extensa bagagem. São dois espetáculos: Yebo (2012) e Subterrâneo (2018). A técnica de dança do grupo é inspirada nas centenas de homens que trabalharam nas minas de ouro na África do Sul e em situação subterrânea criaram ferramentas de linguagem para subverter a ordem e sobreviver perante a opressão vivida lá.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.