Em 2022, a Lei de Cotas completa uma década, uma história repleta de resultados positivos e muitos desafios. Para debater os antecedentes, o funcionamento e os principais impactos das ações afirmativas no ensino superior brasileiro, o Sesc Pompeia realiza o curso “10 anos da Lei de Cotas: avanços e desafios”, como parte das ações do projeto Fora da Caixa.
Participam dos encontros Luiz Augusto Campos, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, onde coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa; e Márcia Lima, professora da Universidade de São Paulo e coordenadora do Afro-Cebrap – Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
Na primeira parte do curso, serão tratados aspectos conceituais e históricos das ações afirmativas, suas origens e pressupostos. Na segunda, o foco será nos resultados e desafios da política na diversificação das universidades e no desempenho dos(as) estudantes. Em todo esse processo, serão discutidos os desafios que ainda permanecem.
Para participar, é preciso se inscrever a partir do dia 25/10 às 14h em inscricoes.sescsp.org.br. As inscrições se encerram no dia 1/11, às 18h.
Sobre os palestrantes
Luiz Augusto Campos é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), onde coordena o Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA). É autor e co-autor de diversos artigos e livros sobre raça e política, dentre eles “Raça e Eleições no Brasil” e “Ação Afirmativa: conceito, história e debates”.
Márcia Lima é Doutora em Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Professora da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e assessora técnica da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento. É coordenadora do Afro – Núcleo de Pesquisa sobre Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
Sobre o “Fora da Caixa”
Fora da Caixa – Formações em Diversidade e Direitos Humanos é um projeto do Sesc Pompeia que realiza cursos, aulas abertas e outras ações com foco na diversidade e na pluralidade de ideias. A cada mês, especialistas no tema explanam sobre um tema e convidam o público a refletir sobre questões além dos padrões convencionais.
Realizado desde março de 2022, o projeto já abordou os seguintes temas: “Transfeminismo: gênero numa práxis revolucionária”, “Privilégio Branco”, “Língua, discursos e diversidade: racismo linguístico e linguagem neutra”, “Mulheres com deficiência: desafios para a efetivação de direitos”, “Feminismos, democracia e disputas por direitos”, Homens negros e masculinidades”, “30 anos do Movimento Trans no Brasil (in)visibilidades, disputas e afirmações” e “Direitos e Lutas dos Povos Indígenas no Brasil”.
Serviço
Fora da Caixa – 10 anos da Lei de Cotas: avanços e desafios
Dias 3 e 4/11, quinta e sexta, das 19h às 21h30
Grátis | Livre
Inscrições em inscricoes.sescsp.org.br
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.