2024 vem aí! 

05/01/2024

Compartilhe:

Para começar 2024 com tudo, o Sesc 14 Bis recebe programação da 29ª edição do Sesc Verão, celebrando a cultura urbana, com shows, oficinas, práticas esportivas e atividades físicas. Sobem ao palco as cantoras Angela Ro Ro, com sua arte e humor característicos, e Fortuna, que recebe Hélio Ziskind em Tchiribim Tchiribom. A despedida do espetáculo musical Viva o Povo Brasileiro: De Naê à Dafé, em cartaz no Teatro Raul Cortez, que entra em suas últimas semanas de exibição. O Slam das Minas dá a letra em oficina de escrita para saraus e slams e muitas outras atividades para conferir.  
 

Destaques da programação em janeiro  

A exposição Constelação Celestina, que exibe a obra do fotógrafo Wagner Celestino, segue em cartaz, com entrada gratuita, na área de Convivência, no piso térreo da unidade. Composta por 147 fotos em preto e branco de grandes dimensões, a mostra revela com delicadeza a cena cultural afro-brasileira em São Paulo, com foco especial nos retratos dos cortiços e da Velha Guarda do Samba da cidade. Com curadoria assinada pelo professor e artista visual Claudinei Roberto da Silva, a exposição cobre mais de quatro décadas de produção do fotógrafo.   

O espetáculo musical Viva o Povo Brasileiro: De Naê à Dafé entra nas últimas semanas da temporada no Teatro Raul Cortez. Baseada na obra premiada de João Ubaldo Ribeiro, vencedora do Prêmio Jabuti de Literatura, a peça é dirigida por André Paes Leme e apresenta músicas originais de Chico César, com direção musical de João Milet Meirelles. A narrativa percorre um amplo período histórico (1647-1977) na Ilha de Itaparica, Bahia, oferecendo um panorama da formação da identidade brasileira. O musical fica em cartaz até o dia 14/1, com sessões de terça a sábado, às 19h30, e aos domingos, às 18h. Os ingressos estão à venda nas unidades do Sesc São Paulo ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP

Fotografia colorida de um grupo de dez pessoas com roupas coloridas, agrupadas em posição de alerta.
Elenco do musical Viva o Povo Brasileiro. Foto: Annelize Tozetto

Em janeiro, o Sesc 14 Bis também recebe parte da programação da 29ª edição do Sesc Verão. Realizado desde 1995 nos meses de janeiro e fevereiro, em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, o Sesc Verão visa estimular o bem-estar e a prática de atividades físicas e esportivas, por meio de apresentações, vivências, aulas abertas e oficinas nas mais diversas modalidades. Um dos destaques da primeira edição do projeto no Sesc 14 Bis, é a apresentação esportiva de Raicca Ventura (foto), medalhista nos últimos Jogos Panamericanos na categoria skate park. Para conferir a programação completa clique aqui.  

Durante o mês de férias escolares, a programação oferece um conjunto de atividades para as crianças intitulado Brincar com quem?, que estimula as experimentações e interações sociais dos mais jovens no Espaço de Brincar. De 2 a 31/1, às terças, quartas, quintas e sábados, tem a vivência Brincando no espelho das memórias, que traz jogos, contação de histórias e rodas de música que celebram a ancestralidade afro-brasileira. Já a dinâmica Brinca-Libras, que ocorre de 5 a 28/1, às sextas e domingos, incentiva os primeiros contatos com a Linguagem Brasileira dos Sinais de maneira lúdica e divertida, com contação de histórias, brincadeiras de roda e cirandas. 

Para as crianças acima dos 6 anos de idade, destaque para a atividade Corpo Brincante, que terá como foco o estímulo ao movimento e a realização de experiências que envolvem a exploração do ambiente. Em Pirambô: brincadeiras e movimento em estruturas de bambu, será montada uma estrutura em bambu para que as crianças possam explorar, brincar e vivenciar encontros. A atividade acontece no período de 5/1 a 9/2, de terça a domingo, a partir das 10h.  

Quem dá nó em pingo d’água irá se identificar com A astúcia não tira férias, que através de histórias de diversas culturas, mostra como a esperteza pode ser valiosa em situações inusitadas. Do folclore judaico vem A espada de madeira, no dia 6. No dia 13 é a vez do escocês O bobo da taverna, no dia 20, o indiano O vendedor de chapéus entra em cena e no dia 27, o conto da tradição Sufi O empréstimo sem testemunhas encerra o ciclo, que acontece aos sábados, sempre às 14h30.  

Fotografia colorida com efeito de luz na cor rosa, onde aparecem cinco mulheres lado a lado. Elas vestem roupas brancas e olham para frente em postura de embate.


Para os amantes de literatura, a oficina Escrita poética para saraus e slams vai trazer os conhecimentos das integrantes do Slam das Minas SP, coletivo de batalha de poesia formado por mulheres. Além do compartilhamento de experiências e processos artísticos, a atividade também vai propor exercícios de consciência vocal e corporal para a interpretação de textos e performance artística nos palcos. A oficina ocorrerá às quintas-feiras, de 11/1 a 1/2, com início às 18h30.  

Nos dias 18 e 19/1, o Teatro Raul Cortez recebe o show da cantora e compositora Angela Ro Ro. Considerada uma das grandes vozes da música brasileira, ela faz um passeio pelos gêneros da bossa nova, jazz e rock, mostrando suas canções românticas de sucesso, como Amor Meu Grande Amor. As apresentações ocorrem às 20h e os ingressos custam até R$ 60 (inteira), com início das vendas no dia 9/1.  

A literatura centrada na juventude da periferia urbana do Rio de Janeiro, de autoria do indicado ao último Prêmio Jabuti Geovani Martins, é destaque na quarta-feira, dia 24/1. Com mediação de Camilla Dias, o bate-papo com o escritor aborda seu romance de estreia Via Ápia e seu primeiro livro de contos, O sol na cabeça, que está em adaptação para o audiovisual.  

A cantora Fortuna recebe Hélio Ziskind para apresentar a crianças e adultos o show Tchiribim Tchiribom – Cantando pelo mundo. O repertório faz uma mescla das tradições musicais de vários povos ao redor do mundo. Países como China, Itália, Senegal, Egito, México e Japão estão no mapa do espetáculo, que vai traduzir e adaptar cantos tradicionais de outros idiomas para o português. As apresentações acontecem nos dias 25 – feriado municipal, aniversário de São Paulo – e 26/1, às 16h. 

Já no dia 31/1, o Sesc 14 Bis promove um bate-papo sobre o gênero do funk. O pesquisador Danilo Cymrot vai discutir a complexidade dessa expressão cultural que é constantemente associada à vulgaridade, violência e criminalidade, mas que dá voz a uma parcela marginalizada da população e já é sinônimo de brasilidade. O Funk na Batida, nome do livro lançado em 2022 pelas Edições Sesc, tem início às 19h e, além das trocas e reflexões sobre o tema, finaliza a noite com uma sessão de autógrafos e discotecagem. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.