De 15 de março a 16 de abril de 2023, o Sesc São Paulo realiza a segunda edição da “OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros”, ofertando ao público uma seleção de filmes realizados por cineastas negras e negros. Com sessões presenciais no CineSesc, filmes disponíveis na plataforma Sesc Digital, exibições e atividades em unidades do Sesc na capital (Belenzinho e Vila Mariana) e interior paulista (Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto), a mostra se dedica a ressaltar a diversidade de criadoras e criadores brasileiros e a importância histórica do audiovisual em sua potência poética e política para a decolonização do olhar.
Do Yorubá, “ojú” significa “olho” e o cinema se inicia pelo olhar, sensibilizado pela luz da projeção. Para o Sesc, a ideia de uma roda de cinema aproxima os sujeitos para juntos compartilharem histórias, se identificarem e, em coletividade, construírem as narrativas. Ao ressaltar a produção audiovisual negra, a OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros pretende destacar a importância do fazer coletivo, respeitando a singularidade de diferentes sujeitos, corpos e formas de contar histórias. Ao ampliar a difusão e o acesso à diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais, a mostra procura expandir reflexões transversais e estruturais de nossa sociedade.
Para a abertura do projeto, que acontece no CineSesc, foi selecionado o filme “Diálogos com Ruth de Souza”, de Juliana Vicente. Nele, a cineasta mescla ficção e imagens de arquivo de Ruth de Souza em uma homenagem à primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal e primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, no Festival de Veneza, em 1954, pela atuação no filme “Sinhá Moça”.
Como destaque na categoria filme estão “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, também de Juliana Vicente; “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, “Marte Um”, de Gabriel Martins. Na seleção de curtas-metragens, destaque para “Nossa Mãe era Atriz”, do premiado André Novais, além de muitos outros títulos.
CineSesc e Sesc Digital
No CineSesc, a OJU contará com 24 sessões presenciais, com venda de ingressos online e na bilheteria do cinema. Na plataforma Sesc Digital, 10 obras contemporâneas que dialogam com o legado histórico do cineasta Zózimo Bulbul (1937-2013) poderão ser assistidas gratuitamente pelo público de todo o Brasil.
Cursos e oficinas
Debates, cursos e oficinas gratuitas também integram a mostra com o objetivo de ampliar a difusão e o acesso a diversas criações, formatos e pensamentos sobre as questões raciais. Os encontros propõem uma troca entre o público e profissionais do cinema, pesquisadores e pensadores, refletindo a temática do projeto. O Sesc Ribeirão Preto, por exemplo, realizará o curso Cinemas Negros – Narrativas Decoloniais, com a jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais Mariana Queen Nwabasili. Já o Sesc Vila Mariana oferecerá o bate-papo Narrativas Negras Infantojuvenis, com a pesquisadora e cenógrafa Pâmela Pelegrino, a dramaturga e roteirista Maria Shu, e a cineasta Thais Scabio.
Clique aqui e confira mais informações sobre a programação da OJU.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.