O projeto Alinhavando Redes Culturais criou uma rede colaborativa entre artistas, gestores e fazedores de cultura das cidades envolvidas, promovendo o diálogo e a troca de experiências para o fortalecimento das políticas culturais locais. Celebrando o sucesso dessa iniciativa, a Mostra Cultural Alinhavando Redes, que reunirá diversas expressões artísticas, como artes visuais, música, literatura e performances. Conheça as pessoas que participam da mostra:
Abner Jaziel Santana – Começou a tocar com 12 anos de idade na igreja Assembleia de Deus Ministério do Belém. Atualmente, é trompetista, diretor da Big Band Átrios, 1º trompete na banda do Exército e educador musical da Banda Marcial de Sabino.
Adair da Silva Lima – Na música desde 1979, Adair iniciou sua trajetória com o primeiro violão aos 12 anos. De origem humilde, formou-se em Pedagogia e Teologia, e desde 1987 tem se dedicado ao ensino, formando diversos grupos musicais em Promissão e na região. Além de professor de música, Adair é vereador e lidera projetos sociais para crianças em Promissão.
Adolfo Henrique Gomes Amaral – Iniciou seus estudos no Conservatório de Música de Tatuí em 2009. Pedagogo, licenciado em Música e pós-graduado em Arte, Educação Musical, Musicoterapia e Regência de Orquestra, atua como músico e percussionista clássico e popular em eventos na região. É ainda empreendedor e gestor na Diretoria de Cultura no município de Sabino.
Álvaro Alves da Silva Junior – É músico percussionista amador, com experiência nos bares da vida em grupos de MPB, Bossa e Choro, sendo um dos fundadores do Choro Pé de Chinelo de Lins. Atua como co-gestor do Sopro, um espaço que promove e realiza ações artísticas, culturais e educativas na cidade de Lins. Integra a Cia Koi de Teatro como sonoplasta e músico nos projetos do Kamishibai Vai Começar. Academicamente, é formado em Direito e Engenharia Ambiental.
Andressa Giacomini – Atriz e produtora cultural de Lins, atua em projetos que conectam o teatro e educação. É co-fundadora da Koi, Cia de Teatro, e gestora do espaço cultural “Sopro”, onde, além de ações artísticas, culturais e educativas, acontecem as reuniões do Alinhavando Redes.
Beatriz Ferraz – Poetisa, escritora e produtora cultural. Escreve desde os 16 anos e, aos 23, já publicou os livros Porquê Não Cabe Dentro de Mim e Insanidades de um Poeta. Estudante de Gestão da Qualidade, fez cursos de literatura na USP e escrita terapêutica. Em 2023, foi delegada nas conferências da Juventude em nível municipal, regional e estadual, e representou Guaiçara na etapa nacional, onde teve uma proposta incluída no plano de governo. Recebeu homenagens como jovem destaque guaiçarense por dois anos consecutivos.
Bia Marçal – Cantora, dançarina, professora de ballet e hip hop, atriz e empreendedora. Formada em Educação Física pela Uniplan e graduanda em Pedagogia pela Unilins, ambas em Lins, sua cidade natal. CEO do Bia Marçal – Studio Artístico.
Caio Vasconcellos – Conhecido como Caio Blogg, é técnico em Marketing e morador de Guaiçara. Com uma trajetória marcada por experiências em sete cidades e quatro estados, Caio iniciou seu trabalho com internet em 2013. Hoje, atua como produtor de conteúdo digital. No Instagram, se apresenta como “O blogueiro de meia-idade que quer viver e comer bem”, onde compartilha dicas sobre gastronomia, restaurantes e alimentos diversos.
Daniel Rodrigues – Músico com formação erudita, integra a Orquestra Sinfônica Jovem de Lins desde 2014 e atua em grupos de música de câmara e música popular. É também um dos fundadores do grupo Choro Pé de Chinelo, de Lins, onde é clarinetista. No teatro, integra a Cia Koi nos projetos Kamishibai Vai Começar, Como Tudo Começou e Entre Ramos, Folhas e Histórias.
Denise Kuriyama – Professora de Yoga e terapeuta naturopata de Lins, integra Yoga, Movimento e Arte para o florescimento completo do potencial humano.
Deraldo Ferreira Neto – Possui 30 anos de carreira artística. É especialista em Pedagogia do Teatro e da Dança pela Universidade Sagrado Coração/USC de Bauru/SP, arte-educador pela FAL (Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras) de Lins.
Fernando Machado – Artista visual e cênico de Cafelândia. Seu mais recente trabalho, Imaginação (2022), ocupa as paredes dos guichês da Antiga Estação Ferroviária de Cafelândia, onde é atualmente a Escola das Artes, Biblioteca Municipal e Coordenadoria da Cultura. Realizado com apoio da Lei Aldir Blanc, o projeto inclui sete grandes painéis que complementam dois murais.
Fernando Antero – Instrutor e músico popular com domínio de instrumentos de cordas. Tem passagens em escolas de samba, grupos de pagode, samba e choro, sendo um dos fundadores do Choro Pé de Chinelo de Lins, onde toca cavaquinho.
Filipe Rodrigues Dias – Percussionista erudito com formação técnica pelo Conservatório de Tatuí, Filipe é educador musical da banda marcial (FAMUSA), no município de Sabino, e atua como cabo especialista em percussão na banda do 37° BI Mec (Batalhão de Infantaria Mecanizado), com sede em Lins.
Gabriel Willian de Lima – Iniciou sua jornada musical aos 9 anos na Banda Marcial Municipal de Promissão, onde permaneceu por 12 anos, e formou-se em piano clássico e teoria pela escola VB, da mesma cidade. Com graduação em Engenharia Civil, Matemática e Música, atua como professor de musicalização infantil no projeto Sementes do Amanhã e na Apae, ambos em Sabino, além de ser professor da Banda Marcial de Sabino (FAMUSA) e docente na rede estadual.
Geralda Canuto Duarte – Atriz profissional há 17 anos, com formação técnica em teatro pelo Senac de Araçatuba, além de cursos livres e vasta experiência na área da dança e das artes plásticas. Possui uma trajetória reconhecida em Lins e região, atuando em trabalhos como A Cena, com Ellen Ganzarolli, e Apoteose, além de um documentário produzido sobre sua trajetória artística na Mostra de Teatro de Lins.
Giovana Neves – Professora, atriz, poetisa e contista, lançou sua primeira obra, O Último Funeral, em 2015. Desde então, participou de diversas antologias e publicou Penumbra (2019), sua primeira autoficção, Dez Contos à Vista e Poemas com Juros de Amor (2020) e Diverso Inverso (2024), obra lançada em eventos literários como a Feira do Livro de São Paulo, Flipelô, em Salvador/BA, e Bienal Internacional do Livro de SP. Em dezembro de 2024, Diverso Inverso será lançado no Museu do Oriente, em Portugal.
Giovani Lucas Brasil Pinto – Iniciou seus estudos musicais aos 13 anos no Projeto Guri, onde permaneceu até a maioridade, e, posteriormente, ingressou no Conservatório de Música de Tatuí. Hoje, é músico da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e atua como monitor das oficinas de cordas e professor no Projeto Guri.
Jeferson Paixão (Killa) – Conhecido como Killa, é grafiteiro, produtor cultural, barbeiro, dreadmaker, artesão e instrutor de skate em Promissão. Atua com grafite desde 2014, deixando sua marca em murais e paredes de Promissão, Lins, Guaiçara, Penápolis e Birigui. Conduz oficinas de grafite e artes urbanas para crianças e organiza eventos como “Mão na Lata”, “1ª Copa Promissão de Skate” e “Batalha da Promessa”. É idealizador do projeto Promessa do Skate, uma escola gratuita do esporte para crianças.
José Luiz Moreira (Zeca Moreira) – Zeca Moreira é um cronista, poeta e escritor pernambucano radicado em Cafelândia. Cristão, casado, com três filhos e seis netos, é autor de obras como Professora Brigite – Ensinando para a Vida, Flávia – A Freira Que Queria Casar, e O Mundo que Há de Vir – Expressando Sentimentos (Volumes 1, 2 e 3). Seus poemas estão disponíveis no site sitedepoesias.com.br.
José Rogério da Silva – É artista, produtor cultural e DJ em Getulina, onde se destaca como um promotor ativo da cultura local. Com uma trajetória dedicada ao fortalecimento da identidade artística da região, José Rogério organiza eventos culturais, especialmente na área musical, e desenvolve projetos de discotecagem.
Juliana Foz – É designer, produtora cultural, artista visual e mãe. Formada em Design de Moda, com especialização em Direção de Criação, atua com criações autorais de artesanatos, customização de produtos, pintura de murais e comunicação visual para empresas e projetos. Coordena há 10 anos o espaço Lírio lê, onde integra moda, artesanato, arte, design e produção cultural. Realiza vivências com círculos de mulheres e lidera um projeto de dignidade menstrual.
Julio Cesar Dias – É fotógrafo e licenciado em Artes Visuais, atuando desde 2003 no Ateliê da Fotografia, e idealizador e realizador do We Are Together Project em Lins, encontros sobre Arte e Fotografia entre 2015 e 2017. Campeão do Reality Show de Fotografia da Unesp de Bauru em 2016, Julio ministra cursos e realiza exposições fotográficas, além de diversos projetos em parceria com a Cia. Koi e o Núcleo Coletivo Allegro, onde registra histórias em fotos e vídeos.
Lucas Seger – É músico, professor e maestro, com 15 anos de experiência profissional. Estudou no Conservatório de Tatuí e participou de diversos festivais de música. Tocou em orquestras renomadas de São Paulo, como as de Tatuí, Botucatu, Orquestra Jovem de Lins e Orquestra Sinfônica de Ourinhos. Atualmente é violinista na Orquestra Filarmônica de Marília e regente titular da Orquestra Filarmônica de Penápolis.
Marcos Roberto Cardoso – Artista urbano e arte-educador em Getulina, iniciou sua trajetória em 1994, atuando nas áreas de música, artes visuais e dança de rua. Dedicado à promoção da cultura urbana e ao desenvolvimento artístico local, Marcos exerce desde 2008 a função de arte-educador, contribuindo para o ensino e valorização das expressões culturais na comunidade.
Maria Aparecida Henrique (Tina Rosa) – Tina Rosa, como é conhecida, é historiadora, escritora e artista multifacetada, atua como artesã, atriz e cenógrafa, participando de saraus e feiras. Publicou três textos na Antologia Andradina Prosa e Verso em 2010 e tem mais de 130 textos no site Recanto das Letras. Em 2023, foi roteirista e letrista do minidocumentário Trilhando o Passado Feminino em Lins e organizou a parte audiovisual da exposição A Coleção de Kiju Sakai, ambos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.
Marisa Rosa – Atriz, contadora de histórias e arte-educadora de teatro, com 37 anos de experiência profissional. Atuou com destaque no interior de São Paulo, participando de diversos festivais de teatro de nível nacional e internacional. Trabalha como contadora de histórias desde 1996, com curadoria de Regina Machado e Madalena Monteiro, realizando várias apresentações e vivências em diferentes unidades do Sesc.
Nathan de Oliveira – Começou sua jornada na música aos 16 anos, tocando violão, guitarra, contrabaixo, piano e voz. Aos 20, passou a ministrar aulas em escolas da cidade de Sabino, onde nasceu, e desde então atua como professor de música.
Paulo Renato – Paulo Renato Costa é cantor, compositor e músico cearense há 35 anos, radicado em Lins desde 2022. Destaca-se no cenário artístico com o trabalho voltado para a pluralidade da cultura na música. Com dois CDs gravados, foi contemplado pela Lei Tito França, em 2021, com a obra musical Sorrio Ribeira, e pela Lei Paulo Gustavo, em 2023, com o clipe da canção Sentidos.
Paulo Sérgio Ondei – Palhaço, ator, diretor e dramaturgo teatral. Professor e arte-educador de teatro e técnicas circenses, com mais de 30 anos de experiência. É formado pela Escola Livre de Teatro, de Santo André/SP, e pela Escola Paulista de Circo, de São Paulo.
Sara Aparecida de Souza – Poetisa, escritora e produtora cultural de Guaiçara, tem 19 anos e cursa Letras. Em 2023, lançou o livro Meninas Não Choram, pela editora Uiclap.
Valdemir Garcia (Tatinho) – Conhecido como Tatinho, é violinista e educador musical no Projeto Guri e também professor de violino na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e na Casa da Cultura de Sabino, onde compartilha sua expertise com novos talentos da região.
Wellington (Ton) Ribeiro de Carvalho – Natural de Lins, mas criado em Guaiçara, Ton encontrou na infância sua paixão pela arte e literatura. A primeira atuação foi aos 8 anos na peça “Sítio do Pica Pau Amarelo”, na escola onde estudava, e seguiu participando de grupos de teatro. Dedicou-se também à escrita, publicando seu primeiro livro, O Enigma de Avem, em 2021, seguido pela obra cristã Mantenha Seus Olhos em Mim em 2023. Tem planos de lançar seu terceiro livro, uma obra de fantasia, ainda este ano.
Zaíra dos Santos (Zazá) – Zazá dos Santos, atriz, educadora popular, contadora de histórias, brincante de danças brasileiras, capoeirista, sambadeira e agente cultural comprometida com a inclusão e a diversidade.
Fátima Martins – Idealizadora do Alinhavando Redes – É formada em Artes Cênicas pela Escola Macunaíma-SP, em História com pós-graduação pela Unicamp, e em Produção Cultural pela Sim Cultura. É formanda de 2022 no curso de Gestão Cultural do CPF (Centro de Pesquisa e Formação) do SESC-SP e possui cerca de 25 anos de experiência profissional como atriz e produtora, com atuação voltada para o litoral paulista e o interior de São Paulo, onde ocupou o cargo de diretora de Cultura da Prefeitura de Lins, entre os anos de 2001 a 2004.
Ana Paula do Val – Condutora do “Alinhavando Redes: Curso de Imersão e Formação de Rede Cultural nos Territórios da Região de Lins”, em 2023 – É doutoranda em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC); mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (EACH-USP); e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Desde 2004 trabalha no campo cultural com projetos, pesquisas e formação, envolvendo mapeamentos (socioculturais, ambientais, turísticos etc.), elaboração de políticas públicas, gestão, mediação e produção cultural.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.