7ª edição do MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas reúne panorama diverso da cena contemporânea 

14/08/2024

Compartilhe:

Esperanza”, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro, é um dos espetáculos de abertura da 7ª edição do MIRADA. Foto: Paola Vera 

Idealizado pelo Sesc São Paulo, o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas chega à sua 7ª edição com 33 espetáculos de 10 países.  

Vindas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e do próprio Brasil, as obras abordam questões indígenas e das colonizações, das relações com a natureza, gênero e identidades, migrações e ciclos de violência.  

O país homenageado é o Peru, com onze obras na programação. Oito delas são espetáculos e três são apresentações musicais e performáticas que integram o Ponto de Encontro, agenda noturna de fruição artística do festival. 

Já Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal e Uruguai apresentam 12 espetáculos, enquanto o Brasil conta com 13 trabalhos de diversos estados, apresentando a pluralidade da produção nacional. São trabalhos de artistas e companhias do Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Na abertura do festival, dois espetáculos peruanos serão encenados. “El Teatro Es un Sueño”, do grupo Yuyachkani, companhia com mais de 50 anos de existência, se apresenta a céu aberto, no dia 5, em frente ao Sesc Santos com uma homenagem ao teatro em diversas linguagens e textos importantes das artes cênicas.  

“Esperanza”, de Marisol Palacios e Aldo Miyashiro, por sua vez, se apresenta no palco italiano do teatro do Sesc Santos e traz uma família aguardando a visita de um candidato às eleições municipais em um tumultuado início dos anos 80. 

A Instalação “Florestania”, da artista Eliana Monteiro, estará aberta ao público ao longo de todo o festival. Foto: Joy Ballard 


Também integrando a abertura, a instalação Florestania, de Eliana Monteiro, convida o público a romper com a lógica do cotidiano e de centros urbanos com um conjunto de 13 redes, confeccionadas em fibras de buriti por mulheres de quatro etnias indígenas da Amazônia brasileira e uma da Amazônia peruana, dispostas para o público se deitar enquanto ouve sons da floresta. A instalação estará aberta para visitação durante o período do festival e segue em cartaz até o dia 3 de novembro.  

O MIRADA acontece entre os dias 5 e 15 de setembro, no Sesc Santos, e conta com apresentações na Praça Barão de Rio Branco, Teatro Brás Cubas, Teatro Guarany, Teatro Rosinha Mastrângelo, Arcos do Valongo, Casa da Frontaria Azulejada, Centro Cultural Português, Praça Barão do Rio Branco, Centro Espanhol de Santos, CEU das Artes, Emissário Submarino, Fonte do Sapo, Outeiro de Santa Catarina, Praça Mauá, Centro de Cultura Patrícia Galvão e Centro Espanhol de Santos.  

Os ingressos estão à venda pelo app Credencial Sesc SP, pelo site e nas bilheterias das unidades.

Aproveitem para assistir ao teaser que reúne algumas cenas dos espetáculos dessa edição. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.