Resumo
Este artigo pretende discutir, dentro da história da arte, o significado
da performance para o discurso feminista. Partindo de sua proto-história
até os dias atuais, mostramos o quanto a arte performática foi importante
como forma de expressão para as mulheres discutirem e exporem suas
opressões, sua ênfase no corpo e desconstruções de identidades. Considerando
ainda a ausência de um movimento de arte feminista brasileiro,
analisamos duas performances da artista plástica Márcia X, que trazem
simbolismos e discursos que vão ao encontro das políticas do feminismo
no Brasil, transgredindo a retomada da pintura pelos artistas plásticos
no final dos anos 1980, momento de abertura do País, após longos anos de
ditadura militar.
Palavras-chaves: Arte. Performance. Feminismo. Corpo. Márcia X.
Abstract
This article intends to write in the history of art the meaning of performance
for the feminist discourse. From his proto- history to the present
day, we show how much performance art was important as a means of expression
for women to discuss and present their oppressions, its emphasis
on body and identity deconstructions. Considering also the absence of a
movement of Brazilian feminist art, we analyze two performances by the
artist Marcia X, which bring symbolisms and discourses that converge
with feminist policies in Brazil, transgressing the resumption of painting
by artists in the late 80s, the country’s opening moment, after long years
of military dictatorship.
Key words: Art. Performance. Feminism. Body. Marcia X.
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