RESUMO
Desde que passou a ser mediatizada tecnicamente, a música de concerto
serviu de modelo para avaliar as conquistas da alta fidelidade acústica,
tanto nas transmissões radiofônicas quanto na audição doméstica
em aparelhos reprodutores. Após vários processos de mediação tecnológica
pela escuta de discos e similares (LP, DVD, blu-ray etc.), o consumo de
música de concerto estendeu-se aos meios virtuais: as transmissões em
streaming oferecem ao público a música de concerto de uma maneira inédita,
uma vez que não têm como ponto de referência o objeto material. O
consumo da música de concerto nos mais variados formatos tecnológicos,
até os dias de hoje, é o que será abordado neste breve artigo.
Palavras-chave: streaming, música clássica, spotify, recepção, públicos da cultura
ABSTRACT
Ever since becoming technically mediated, concert music served as a
model to assess the achievements of high acoustic fidelity, both in radio
broadcasts, as in domestic hearing in re- producers. After various processes
of technological mediation, through listening to records and similar
(LP, DVD, Blu-ray etc.), consumption of concert music is extended to virtual
environments: streaming transmissions provide to the public concert
music in a way unprecedented, since it does not have as a reference
point the material object. The consumption of concert music in various
technological formats, until the present day, is what will be covered in
this brief article.
Keywords: streaming, spotify, classical music, reception, public culture
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