Ao ouvir os discos de seu acervo, Mário de Andrade anotava suas impressões de audição em cartolinas numeradas que os encapavam. A música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade publica essas anotações, antes inéditas, de 161 discos, contextualizadas por cartas e artigos. A pesquisa de Flávia Camargo Toni resgata a ordenação da coletânea feita pelo próprio Mário a partir de 1935 e estabelece um catálogo que reúne grande parte dos discos do escritor. A seleção traz ainda a transcrição de anotações nas capas de cartolina manuscritas. As fontes que originaram esse trabalho comprovam que Mário de Andrade analisava os lançamentos de discos com ouvidos de estudioso de um fenômeno novo: a criação de produtos sonoros dirigidos ao mercado do lazer urbano.
FLÁVIA CAMARGO TONI (org.)
Edições Sesc São Paulo
3ª Edição
2024, 374 p.
16 x 23 x 2 cm
508 g
ISBN 978-85-9493-321-8
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