Confira a edição de dezembro/22 da Revista E na íntegra
A Revista E deste mês chegou! Para fechar o ano de 2022, a publicação mensal do Sesc São Paulo apresenta reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.
A CAPA é ilustrada por Releitura de Mona Tarsilete (2022), obra em estêncil da série Museu de Rua, de autoria do grafiteiro Ozi. O artista define esse trabalho como “um híbrido de Tarsila e Leonado da Vinci, uma Mona Lisa negra, antropofágica e moderna”. Quer vê-la de perto? A obra integra a exposição Margens de 22: presenças populares, em cartaz no Sesc Carmo até fevereiro de 2023, com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula. A mostra tem a proposta de contemplar experiências artísticas que ocorreram em paralelo à Semana de Arte Moderna, mas que não obtiveram a mesma visibilidade.
A REPORTAGEM PRINCIPAL (Ampliar repertório – LEIA AQUI) discute como os cursos livres de EAD (educação a distância) democratizam o acesso ao conhecimento, aproximam especialistas em diversas áreas de alunos interessados em se capacitar em novos saberes, e com isso ampliam o repertório cultural. A reportagem aproveita o crescente número de matriculados em espaços de educação a distância, principalmente depois da pandemia, para apresentar a plataforma EAD do Sesc São Paulo, onde estão disponíveis, gratuitamente, 13 cursos livres nas áreas de artes visuais e cênicas, cinema, sustentabilidade, arte-educação, lazer, alimentação e música.
Outra REPORTAGEM (Grafias históricas – LEIA AQUI) mostra como manuscritos (cartas, autógrafos e dedicatórias escritas à mão) borram a fronteira entre documento e obra de arte, propondo um olhar possível por entre frestas do tempo. Aproveite para conhecer a exposição A Magia do Manuscrito, em cartaz no Sesc Avenida Paulista até janeiro de 2023, que reúne quase 200 manuscritos de grandes nomes da humanidade, percorrendo um arco temporal que materializa a história. A curadoria da mostra é do colacionador Pedro Corrêa do Lago.
A ENTREVISTA (Trajetórias cercanas – LEIA AQUI) convida o dramaturgo e diretor peruano Miguel Rubio Zapata para falar com a Revista E sobre os pontos de convergência entre a produção teatral peruana e brasileira. O cofundador do Grupo Cultural Yuyachkani, que esteve em setembro passado no Brasil, a convite do MIRADA – Festival Ibero-americano de Artes Cênicas, também abordou, em sua fala, detalhes de seu processo criativo e a busca pela criação coletiva como atitude, e não método. Abaixo, você assiste a trechos da entrevista.
Na seção PERFIL (Ecos de um gênio atemporal – LEIA AQUI) celebramos o legado de um dos mais brilhantes pensadores brasileiros: Lima Barreto (1881-1922). Um século depois da sua morte, a obra do romancista segue sendo “denunciadora da discriminação étnica e de classe, do colonialismo cultural, do bacharelismo e de outros males ainda reinantes na sociedade brasileira”, como defende o pesquisador Nei Lopes. Aproveite para participar do projeto 100 Anos sem Lima Barreto, realizado pelo Sesc Mogi das Cruzes neste mês.
Outra figura essencial para a luta antirracista por meio da cultura e da arte é a cantora Virgínia Rodrigues, nossa convidada do ENCONTROS deste mês (Canto sagrado – LEIA AQUI). Durante o nosso papo com Virgínia, ela falou sobre o início da carreira em corais, ancestralidade, protagonismo do povo negro e sobre a importância do teatro em sua trajetória. Aliás, Virgínia está em cartaz com o espetáculo Uma Leitura dos Búzios, no Sesc Vila Mariana, até janeiro de 2023. Ouça aqui embaixo, em formato de podcast, a nossa conversa com Virgínia Rodrigues:
A matéria GRÁFICA de dezembro (Faces de um utópico – LEIA AQUI) celebra o centenário de Darcy Ribeiro (1922-1997) com uma seleção de imagens que ajudam a manter vivo o legado do antropólogo, educador e pensador mineiro. Conhecido por pensar um Brasil menos desigual, que defenda seus povos indígenas e a educação pública de qualidade, Darcy é homenageado pela exposição Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 Anos, em cartaz no Sesc 24 de Maio até junho de 2023.
Em DEPOIMENTO para a Revista E (Legado cênico – LEIA AQUI), a atriz Julia Lemmertz celebra quatro décadas em cena, fala sobre dedicação ao teatro, novo espetáculo, próximos passos da carreira e sobre sua mais nova paixão: plantar, colher, cultivar uma horta e produzir mel. Recentemente, Julia apresentou o espetáculo Tudo, no Sesc Bom Retiro e Guarulhos, ao lado dos colegas Vladimir Brichta e Guilherme Weber.
EM PAUTA na edição de dezembro (Sobre a coragem – LEIA AQUI), a virtude que parece se contrapor ao medo é assunto de dois artigos: “A anarquia da coragem”, assinado pela filósofa Marcia Sá Cavalcante, e “Sobre a coragem e outras virtudes”, de autoria do jornalista e professor Adauto Novaes. Ambos os textos são excertos dos pensamentos de Marcia e Adauto durante o Ciclo Mutações: sobre a coragem e outras virtudes, realizado entre junho e agosto deste ano, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF).
Em INÉDITOS, conheça A Avó do Mundo (LEIA AQUI), conto de Eliane Potiguara sobre um jovem indígena que, com olhos de águia, contempla o universo, evocando sua ancestralidade. Eliane, da etnia Potiguara, é escritora e poeta autora de Metade cara, metade máscara e A Terra é mão do índio.
Por fim, o ALMANAQUE (Vitrine cultural – LEIA AQUI) convida para um passeio por cinco espaços culturais da capital paulista que, para além de exposições e acervos de arte visual, mantêm livrarias e lojas abertas ao público. Na lista, conheça as lojas do Museu de Arte de São Paulo (Masp), do Museu da Imagem e do Som (MIS), da Pinacoteca de São Paulo, da Edusp (Editora da USP), presente no Museu do Ipiranga e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), e da Loja Sesc, rede de lojas presentes em 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.
A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado ao longo de dezembro de 2022: entre as atividades, destacamos a Semana Modos de Acessar (Cidade para todos – LEIA AQUI), projeto que reúne uma série de atividades para fortalecer a vida de pessoas com deficiência nos espaços urbanos; o Revistaria, projeto do Sesc Ipiranga que abre espaço para a discussão sobre a relevância histórica de revistas literárias; e a série documental Vida por Esporte, do Sesc TV, que conta, em 13 episódios, histórias de pessoas que encontraram no esporte um prazer, a melhoria da saúde e sua própria identidade.
A EDIÇÃO DE DEZEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de DEZEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.