Em 2025, o Sesc São Paulo e o Instituto Baccarelli se uniram em uma parceria para levar a música sinfônica às unidades do Sesc na capital. Com apresentações que celebram o talento e a trajetória dos músicos da Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), a iniciativa destaca a arte como ferramenta de transformação social, ampliando o acesso à cultura e aproximando o público da música orquestral.
Fundado em 1996, o Instituto Baccarelli nasceu de um gesto solidário do maestro Silvio Baccarelli, que, sensibilizado pela situação das famílias após um incêndio na favela de Heliópolis, iniciou um projeto de educação musical. Hoje, a instituição é referência nacional e atende mais de 1.600 alunos por ano, oferecendo ensino gratuito de música e dança. Seu trabalho vai além da formação musical, incluindo apoio social para alunos e suas famílias.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis, carro-chefe do Instituto, é a primeira orquestra sinfônica formada dentro de uma favela e uma das mais respeitadas do país. Sob a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky, o grupo já se apresentou em palcos nacionais e internacionais, além de participar de grandes eventos como o Rock in Rio e The Town. A OSH também já dividiu o palco com nomes como Milton Nascimento, João Bosco e Racionais MCs, promovendo um diálogo entre a música clássica e a cultura popular brasileira.
Nesta série de concertos, o público poderá vivenciar apresentações com repertórios variados e convidados especiais, se dividindo entre a série clássica, dedicada a grandes compositores da música erudita, e a série popular, que promove o encontro entre a música sinfônica e a música popular. Confira a programação:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.