NESTE MÊS: COMO GERAR RENDA A PARTIR DE UM EMPREENDEDORISMO FOCADO NA coletividade e Na valorização dos territórios? / ARTESANATO BRASILEIRO PRESERVA RICA HERANÇA DE SABERES TRADICIONAIS / DESCUBRA O SÓBRIO E INQUIETO LIRISMO DE GRACILIANO RAMOS / CONVERSAS COM SILVIA FEDERICI, FERNANDA TAKAI E JEFERSON TENÓRIO. LEIA MAIS!
Leia a edição de MARÇO/24 da Revista E na íntegra
Mais uma edição da Revista E está no ar! Em MARÇO/24, a publicação mensal do Sesc São Paulo traz em suas páginas reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.
Na CAPA, o registro de “O fotógrafo” (2001), instalação da artista Carmela Gross que integra a exposição Quase circo, aberta à visitação a partir do fim deste mês, na Área de Convivência do Sesc Pompeia. Sob curadoria de Paulo Miyada, a mostra faz uma leitura panorâmica das obras desta artista paulistana que realiza trabalhos em grande escala inseridos no espaço urbano, assinalando um olhar crítico sobre a arquitetura e a cidade. Em cartaz até julho, a exposição é composta por obras luminosas, projeções, vídeos e outras intervenções instalativas.
A primeira REPORTAGEM (Economias que transformam – LEIA AQUI) destaca a atuação de iniciativas empreendedoras que revelam outros modelos de economia criativa e geração de renda a partir da coletividade e da valorização dos territórios. Entre os projetos celebrados pelo texto, conheça o trabalho da marca de acessórios Sih Oliveira Afrostyle, da empresa Emperifa, da Feira Cultural Mulher Empreendedora de Heliópolis e do projeto Vila da Mata, além de saber mais sobre as redes criativas propostas pela ação Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada neste mês, em 22 unidades do Sesc no estado de São Paulo.
Outra REPORTAGEM do mês (Feitos à mão – LEIA AQUI) celebra a rica herança de saberes e fazeres artísticos tradicionais preservada pelo singular patrimônio artesanal brasileiro. Aproveite para conhecer, ao longo do texto, os cursos e oficinas oferecidos pelos Espaços de Tecnologias e Artes (ETA) das unidades do Sesc São Paulo, além das Oficinas de Criatividade, no Sesc Pompeia, e dos ateliês do Sesc Bertioga.
A filósofa italiana Silvia Federici, autora do cultuado livro Calibã e a bruxa (Elefante, 2017), é a convidada da ENTREVISTA deste mês (Incorporar mudanças – LEIA AQUI). Durante o papo, realizado no Sesc Avenida Paulista, em dezembro de 2023, Federici fala sobre a atualidade da sua obra-prima – originalmente lançada há exatas duas décadas, além de refletir sobre a atual caça às bruxas e defender uma ‘militância alegre’ e o poder transformador da arte.
A seção BIO de março (A exatidão do verso – LEIA AQUI) convida a um mergulho nos diversos talentos de Graciliano Ramos (1892-1953), cuja trajetória foi permeada por um sóbrio e inquieto lirismo. O pensador alagoano, autor do clássico brasileiro Vidas Secas (1938), ficou conhecido como escritor, mas também se dedicou a várias outras atividades como jornalista, contista, articulador político e administrador público. Aproveite para conhecer o livro Graciliano Ramos: romancista, homem público, antirracista (2024), recém-lançado pelas Edições Sesc São Paulo.
No ENCONTROS desta edição (Tempo, mano velho – LEIA AQUI), a cantora Fernanda Takai, vocalista do Patu Fu, celebra 30 anos de estrada da banda mineira, além de falar sobre suas referências musicais, declarar sua paixão pela produção literária, refletir sobre sua carreira solo e celebrar a presença feminina no rock brasileiro.
A matéria GRÁFICA deste mês (Vivência estética – LEIA AQUI) propõe um passeio visual pelas 30 obras do Acervo Sesc de Arte selecionadas para a segunda edição do projeto Trocas e Olhares, que pretende criar diálogos entre educadores e estudantes a partir da união entre artes visuais, educação e formação de professores.
O DEPOIMENTO de março (Fraturas existenciais – LEIA AQUI) convida o escritor Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele (Companhia das Letras, 2020) para um bate-papo sobre sua carreira. Nesta conversa, realizada em novembro de 2023, durante a participação de Tenório na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o literato e professor explicita como narra caminhos de formação moral e psicológica em suas obras, rejeitando alçar o racismo como protagonista.
A seção EM PAUTA desta edição da Revista E (Educação integral e território – LEIA AQUI) convida dois especialistas para produzirem artigos sobre o conceito de educação integral e a influência do território na formação cidadã. O texto “Para além dos muros da escola” é assinado pela pedagoga Raquel Franzim, coordenadora-geral de educação integral na Diretoria de Políticas Públicas e Diretrizes de Educação Integral Básica, na Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Já o segundo texto, intitulado “O binômio escola e território como eixo estruturante da Educação Integral” é de autoria da psicóloga Natacha Costa, que é diretora geral, desde 2006, da Associação Cidade Escola Aprendiz.
O INÉDITOS de março (Um homem – LEIA AQUI) apresenta um conto da escritora e professora Noemi Jaffe, autora de obras como O livro dos começos (Cosac Naify, 2016), Não está mais aqui quem falou (Companhia das Letras, 2017), O que ela sussurra (Companhia das Letras, 2020) e Lili- Novela de um luto (Companhia das Letras, 2021). O texto inédito é acompanhado por ilustrações da artista visual Flora Rebollo.
Por fim, o ALMANAQUE (Caminhos do mato – LEIA AQUI) convida o leitor a uma imersão na natureza a partir da indicação de cinco trilhas próximas a São Paulo para dar um tempo da cidade grande e exercitar corpo e mente. Entre elas, conheça a Estrada Caminhos do Mar, no Parque Caminhos do Mar; a Trilha da Cachoeira, que fica dentro do Parque Estadual Cantareira; a Trilha da Vida, opção de trajeto no interior do Parque Ecológico do Guarapiranga; a Trilha do Poço Formoso, um dos passeios mais famosos de Paranapiacaba; e a Trilha do Pai Zé, principal caminho para se chegar ao topo do Pico do Jaraguá, no Parque Estadual Jaraguá.
A EDIÇÃO DE MARÇO/24 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de MARÇO/24 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.