Agosto Indígena no Sesc Osasco: veja a programação

29/07/2024

Compartilhe:

As unidades do Sesc São Paulo recebem durante todo o mês o projeto Agosto Indígena, que reúne apresentações, oficinas, exibição de filmes, vivências coletivas, contações de histórias, cursos e outra atividades. O intuito é a valorização e difusão da diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil.

Esse ano, serão mais de 250 atividades em 40 unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, com uma programação toda voltada ao tema da Educação. O proposito é dar visibilidade à presença indígena na cultura brasileira como um todo. O Sesc Osasco conta com ações na unidade e em equipamentos públicos do município. Confira abaixo:

Agosto Indígena no Sesc Osasco

No dia 16 de agosto, às 18h, acontece a exibição do filme “Uma História de Amor e Fúria”, no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateo, o Parque da FITO. O evento é gratuito e não tem retirada de ingressos. No mesmo dia, o Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Osasco recebe a Oficina de Grafismos Indígenas, com Kawakani Mehinako, às 14h.

Foto: Divulgação

Já no dia 17 de agosto, a partir das 10h, acontece a Feira de Artesanato dos Povos Indígenas de Osasco e Região, no Parque da FITO. Na feira será possível encontrar produtos multiétnicos, produzidos por povos Pankararé, Pankararu, Wassu, Kariri Xocó, Fulni-ô e Guarani-Mbya.

No mesmo dia acontece uma apresentação de Música e Dança Multiétinica com as comunidades Pankararé, Pankarau, Xucuru, Xucuru-Cariris, Kariri-Xocó e Wassu. Serão três sessões: às 12h, às 14h e às 15h. A partir das 16h, será a vez do coro indígena Guarani Mbya da Aldeia Pindo Mirim mostrarem o espetáculo “M’ Borai – Cânticos Sagrados Mbya”, que fazem parte da cosmovisão e são cantados no opy (casa de reza) todas as noites dentro da aldeia.

Foto: Divulgação

Para os amantes do Turismo Social, no dia 18 vamos visitar a comunidade indígena Guarani do Rio Silveira, em Bertioga (SP). Mais informações sobre inscrições, sorteio e como participar, neste link.

Dia Nacional dos Povos Indígenas

O projeto está vinculado ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto. Firmado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 9 de agosto de 1995, a data foi resultado de esforços de representantes de diversos países. Em 2021, o Estado de São Paulo estabeleceu o Agosto Indígena por meio da Lei 17.311, de autoria da deputada estadual Monica da Mandata Ativista. Integrante do coletivo, a pedagoga e co-deputada Chirley Pankará foi decisiva para a proposição da lei.

Acompanhe a programação completa aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.