Álbum 3 – 1978 a 1993:
levante feminino, fundo de quintal, new wave tropical e afropop brasileiro
Pedro Alexandre Sanches
Coleção Álbum: a história da música brasileira por seus discos
2024 | Livro Digital
ISBN 978-85-9493-289-1
À venda na loja virtual ou no aplicativo de sua preferência:
:: Amazon
:: Apple iBooks Store
:: Google Play Livros
:: Kobo
Sinopse
O livro apresenta uma análise de 110 discos de artistas brasileiros lançados entre 1978 e 1993, um período marcado pelo desdobramento da chamada música de protesto, pelo rock das bandas nacionais, o avanço da chamada música sertaneja nos grandes centros urbanos, além do pagode, axé music, hip hop e funk.
Este período testemunhou ainda uma substituição dos LPs pelos CDs. Segundo o autor, “os ‘bolachões’ de vinil encolheram para ‘bolachinhas’ metalizadas encaixotadas em plástico, discos compactos de tecnologia digital em que cabem não mais as duas canções dos compactos originais do início do século XX, mas uma fartura composta por 14 ou mais faixas. O ambiente de exuberância obrigou os artistas a criarem mais músicas para cada álbum e gerou, no contrafluxo, uma demanda cada vez maior pelos projetos de regravações (com destaque para o Acústico MTV) de sucessos antigos, a princípio por parte de artistas veteranos que lutavam para se manter relevantes no mercado musical”, afirma.
Entre os álbuns, sempre acompanhados das imagens de capa, Sanches aborda Babilônia, de Rita Lee & Tutti Frutti; Zé Ramalho (1978); Cinema transcendental, de Caetano Veloso; Paratodos, de Chico Buarque; Chaos A.D., do Sepultura; Sorriso de criança, de Dona Ivone Lara; Holocausto urbano, dos Racionais MCs; Cássia Eller (1990); Raça Negra (1991); Os Saltimbancos Trapalhões (1981); Voo de coração, de Ritchie; Gretchen (1983); Clementina, de Clementina de Jesus; Fullgás, de Marina Lima; Leci Brandão (1985); Legião Urbana (1985); Cabeça Dinossauro, dos Titãs; Selvagem?, d‘Os Paralamas do Sucesso; Jovelina Pérola Negra (1986); Zeca Pagodinho (1986); Cio da Terra, de Pena Branca & Xavantinho; Egito Madagáscar, do Olodum; Xou da Xuxa 3 (1988); Pergunte a quem conhece, de Thaíde & DJ Hum; DJ Marlboro apresenta Funk Brasil (1989); Leandro & Leonardo (1990); Bicho de 7 cabeças, de Itamar Assumpção, entre outros.
Com capa e projeto visual de Érico Peretta, Álbum 3 – 1978 a 1993: levante feminino, fundo de quintal, new wave tropical e afropop brasileiro está disponível em edição digital no formato ePub, e para os aplicativos Amazon Kindle, Apple iBooks, Google Play Livros e Kobo, assim como os volumes 1 e 2 da coleção Álbum: A História da Música Brasileira por Seus Discos.
Sobre o autor
Pedro Alexandre Sanches, paranaense, é jornalista em São Paulo desde 1994. Trabalhou como redator, repórter e crítico musical na Folha de S.Paulo (1995-2004) e como sub-editor e repórter na CartaCapital (2005-2009). É autor dos livros Tropicalismo: decadência bonita do samba (Boitempo, 2000) e Como dois e dois são cinco: Roberto Carlos (& Erasmo & Wanderléa) (Boitempo, 2004). Atualmente é editor-colaborador de cultura para a revista CartaCapital.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.