Num cenário em que o isolamento e a falta de recursos frequentemente limitam a expressão artística, nasceu o Alinhavando Redes Culturais, uma iniciativa transformadora que impulsiona a colaboração e o desenvolvimento de políticas culturais. Como o próprio nome sugere, o projeto entrelaça, fio a fio, a cena cultural na região atendida pelo Sesc Birigui.
Com a proposta de fortalecer a expressão artística e cultural nos municípios da microrregião de Lins, o projeto foi idealizado no âmbito do Curso de Gestão Cultural do Sesc-SP, em 2023, pela pesquisa da atriz e produtora Fátima Martins, que evidenciou tanto o potencial quanto os desafios inicialmente enfrentados por cinco municípios no setor cultural.
Assim, o Alinhavando Redes Culturais criou uma rede colaborativa entre artistas, gestores e fazedores de cultura das cidades envolvidas, promovendo o diálogo e a troca de experiências para o fortalecimento das políticas culturais locais. O projeto foi executado em formato itinerante, com encontros formativos em seis cidades: Lins, Guaiçara, Getulina, Sabino, Cafelândia e Birigui, e suas ações alcançaram participantes de nove municípios.
Ao promover o diálogo entre diferentes realidades locais e incentivar a criação de uma rede cultural, o projeto oferece uma plataforma para que os talentos regionais não apenas floresçam, mas também alcancem novos horizontes. Não se trata apenas de fortalecer as práticas artísticas, mas de transformar a maneira como essas comunidades enxergam e valorizam sua própria produção cultural, criando laços que transcendem a arte e impactam diretamente o desenvolvimento social e cultural da região.
O Sesc Birigui celebra o sucesso dessa iniciativa com a Mostra Cultural Alinhavando Redes, que reúne diversas expressões artísticas, como artes visuais, música, literatura e performances. Durante dois dias (9 e 10 de novembro de 2024), o público terá a oportunidade de vivenciar as manifestações culturais de 34 artistas da região, reforçando os laços criados ao longo do projeto. A mostra contará com seis exposições de artes visuais, três escritores na exposição de obras literárias, um sarau com 13 apresentações envolvendo teatro, música, poesia e dança; além da Orquestra Educando, de Sabino, surgida dentro do Alinhavando Redes, realizará o espetáculo Brazuca.
Essa programação vai além de uma simples celebração para o Sesc Birigui; é a concretização de um trabalho coletivo que coloca os artistas da microrregião de Lins como protagonistas de suas histórias culturais.
Além de promover a arte local, a Mostra e o Sarau servirão de inspiração para futuras ações formativas e articulações do Alinhavando Redes Culturais. Já existem planos de expansão do projeto para 2025, com o objetivo de fortalecer ainda mais essa rede cultural na região, bem como levar a iniciativa para outras localidades.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.