O Pianista pernambucano, Amaro Freitas, aos 32 anos, traz para o público seu quarto disco solo, o álbum Y’Y, no dia 20 de junho, quinta, às 20 horas, com entrada gratuita e sem retirada de ingressos.
Aliando brasilidade ao som do jazz moderno e contemporâneo, Amaro cresceu na igreja, e a partir da adolescência, começou a estudar música, querendo agarrar cada oportunidade como se fosse a única. Nascido na periferia de Recife, e construindo sua identidade artística desde o primeiro álbum (Sangue Negro, 2016), que lhe rendeu abertura nos circuitos de jazz internacionais, esse caminho, o trouxe atualmente para uma reflexão sobre o povo originário da Amazônia, a partir também, mas não só, da influência de seu conterrâneo Naná Vasconcelos, com o álbum Amazonas (1973). “Uma grande referência, importantíssimo para o processo de construção [de Y’Y]. Essa conexão Pernambuco-Amazônia já tinha rolado com ele, e escutei muito esse disco”, pontua o músico.
Sua arte está ligada ao cotidiano de quem enxerga música em todos os lugares e espaços, e é juntando a inspiração das ruas aos estudos, sempre pela melhor forma de tocar, que no palco surge a atmosfera tão original de seu trabalho. ‘Quando trago o show Y’Y, com essa sonoridade da floresta, rola um sentimento de brasilidade, desse território totalmente diferente, e de conexão: imaginar as lendas, os encantamentos amazônicos, é como se eu estivesse revivendo tudo isso”, salienta Amaro.
Cidadão do mundo nesses últimos anos, quando está no país, volta para a terra natal, já que, em suas próprias palavras, gosta de manter ‘a cabeça no céu e os pés no chão’. Sobre sua crescente trajetória e construção de público, Amaro, uma das atrações deste ano no Rock in Rio, é direto: “Sempre existirão pessoas interessadas em se conectar com essa música, que é extremamente verdadeira, fresca e fala sobre a minha experiência do agora”, finaliza ele.
A cenografia do espetáculo é de Lorena Tófani (@lorenatofani).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.