Por Beatriz Matuck, Camila Moura Gonzaga dos Santos, Carla Regina de Oliveira
RESUMO
Paulista Cultural é um projeto que promove o intercâmbio entre sete instituições culturais — Japan House, Casa das Rosas, Sesc Avenida Paulista, Itaú Cultural, Museu de Arte de São Paulo (Masp), Centro Cultural Fiesp e Instituto Moreira Salles (IMS) — localizadas ao longo da avenida Paulista. Inspirado na iniciativa americana Museum Mile, que reúne os museus da 5ª Avenida de Nova York em um dia de programação gratuita, pode-se dizer que a ação é um desdobramento do programa Paulista Aberta, em vigor desde 2011. O objeto de estudo da pesquisa que motivou este artigo foi avaliar a efetividade da ação e como ela afetou três das principais instituições envolvidas: Casa das Rosas, Instituto Moreira Salles e Masp. Para tanto, realizamos pesquisas qualitativas a partir do levantamento de dados por meio de entrevistas com os principais agentes das instituições responsáveis pela Paulista Cultural, nas quais foram avaliadas as principais estratégias de intercâmbio, comunicação e suporte financeiro. A partir dos resultados, concluiu-se que existe uma rede que funciona apenas sazonalmente. Contudo, a potencialidade das instituições e seu corpo constituinte possui capacidade para ampliar as suas ações, promovendo atividades e ações em rede que poderiam fortalecer vínculos e as vivências dos seus visitantes nos respectivos espaços.
Palavras-chave: Paulista Cultural. Corredor Cultural. Trabalho em Rede. Casa das Rosas. Instituto Moreira Salles. Museu de Arte de São Paulo.
ABSTRACT
Paulista Cultural is a project that promotes exchanges between seven cultural institutions — Japan House, Casa das Rosas, Sesc Avenida Pau-lista, Itaú Cultural, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Centro Cul-tural FIESP, and Instituto Moreira Salles (IMS) — located along Avenida Paulista. Inspired by the American Museum Mile initiative, which gath-ers from the museums of the 5th Avenue of New York in a day of free programming, it can be said that the action is an offshoot of the “Open Paulista” program, in force in 2011. The main point of this study that mo-tivated this article was to evaluate the effectiveness of the action and how it affected three of the fundamental institutions involved: Casa das Rosas, Instituto Moreira Salles, and MASP. Thereunto, we carried out qualita-tive research based on data collection through interviews with the lead-ing agents of the institutions responsible for Paulista Cultural, in which the main exchange, communication, and financial support strategies were evaluated. From the results, we concluded that there is a network that works only seasonally. However, the potential of the institutions and their constituent bodies have a greater capacity to expand their actions, pro-moting network activities and actions, that could strengthen bonds and the experiences of its visitors in the respective spaces.
Keywords: Paulista Cultural. Cultural Corridor. Networking. Casa das Rosas. Instituto Moreira Salles. Museum of Art of São Paulo.
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