Pra cego ver: Foto horizontal colorida. Em um dia ensolarado, um grupo de pessoas, em sua maioria adultos e jovens cadeirantes utilizando triciclos, posam para a foto usando roupas esportivas. Eles estão em uma estrutura de madeira que lembra uma ponte. Fim da descrição. Foto: Divulgação
Confira abaixo as programações com acessibilidade em fevereiro.
Para mais informações, como gratuidade, valores e inscrições, é só clicar no título de cada uma delas.
Exposição sobre o olhar do universo feminino indígena, que mesmo distante da aldeia na luta pela preservação de suas terras, mantém o coração transpassado pela paixão por sua cultura.
Sesc Piracicaba
Dia 11/2, sábado, 16h30 – Visita mediada em Libras
Dia 24/2, sexta, 9h15 às 10h45 – Visita com audiodescrição
Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. Algumas delas são Qual é o seu Legado: 30 anos do Museu da Pessoa no Brasil, no Sesc Bom Retiro, Utopia Brasileira – Darcy Ribeiro 100 anos, no Sesc 24 de Maio, e Gilberto Mendes – 100 anos, no Sesc Santos. Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!
Primeiro espetáculo autoral da Orquestra Modesta, com músicas e direção do palhaço Fernando Escrich, que recebeu o Prêmio APCA de 2017 como uma das personalidades que mais contribuíram para o Teatro Infantil.
Sesc Avenida Paulista
Dia 4/2, sábado, 15h
Com tradução em Libras
Em 2023 a Orquestra Modesta chega ao seu sétimo carnaval e a proposta é apresentar seu repertório autoral no show “Carnaval Para Pequenos Foliões”, reunindo músicas do seu primeiro disco “Canções Para Pequenos Ouvidos”, lançado pelo Selo Sesc, e do segundo espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos 2”, além de releituras de clássicos do carnaval.
Sesc Avenida Paulista
Dia 18/2, sábado, 15h
Com tradução em Libras
Atividade de yoga que permitirá a experimentação de movimentos inclusivos e possíveis para todas as pessoas.
Com Leandro Pereira, professor de Yoga e Meditação para surdos oralizados.
Sesc Pinheiros
Dia 4 a 12/2, sábados e domingos, das 10h às 11h
Com tradução em Libras e legenda descritiva
Bate papo que irá capacitar os participantes interessados a realizarem a condução dos triciclos para a realização da corrida e caminhada do dia 5/2.
Sesc Piracicaba
Dia 4/2, sábado, das 14h às 16h
Através das atividades o público poderá conhecer e vivenciar o projeto “Pernas Caipiras”, instituição sem fins lucrativos que visa incentivar e promover a inclusão social de pessoas com deficiências na sociedade por meio do esporte.
Para participação na atividade é necessário ter realizado a atividade Inclusão no Esporte.
Percurso de 2,5 km – Saída Mirante Engenho
Sesc Piracicaba
Dia 5/2, domingo, 8h às 11h
Durante muito tempo as mulheres foram proibidas ou desestimuladas da prática de corridas de longas distâncias. Isso, devido a um velho conhecido: o machismo. O argumento era de que devido à “fragilidade feminina”, os exercícios físicos mais intensos poderiam ser perigosos para a saúde delas. Ainda que muitas barreiras tenham sido superadas, ainda há muito o que se conquistar para, de fato, alcançarmos total igualdade de gêneros no acesso ao esporte e no desenvolvimento de atletas e paratletas.
Neste bate-papo, convidamos Verônica Hipólito, Neide dos Santos e Luciana Mello para compartilhar um pouco de suas experiências, no ambiente das corridas e das práticas de atividade física como um todo, e debater mais à fundo sobre a importância da prática regular de atividades físicas e sobre a participação feminina nos esportes.
Sesc Campo Limpo
Dia 12/2, domingo, 16h
Com tradução em Libras
Pandolfo Bereba era príncipe. E todos sempre esperam que os príncipes sejam lindos, encantadores e perfeitos. Mas ele não era lindo, nem encantador e muito menos perfeito. Não era, mas queria que os outros fossem, e isso acabava sendo uma tremenda injustiça, que durou até o dia em que… Esta história mostra que príncipe também é gente.
Sesc Santo Amaro
Dia 4/2, sábado, 14h
Com tradução em Libras
Lá na Poscovônia as pessoas podiam andar peladas. É isso mesmo, peladas. Podiam mostrar tudo, mas havia uma parte do corpo que elas preferiam esconder. Eram os pés. Ninguém sabia o porquê, mas elas se envergonhavam terrivelmente daquela parte que ficava abaixo das canelas. Um dia, porém, aconteceu algo que mudou essa história. Algo pouco elegante, que não cheirava muito bem… O que será?
Sesc Santo Amaro
Dia 11/2, sábado, 14h
Com tradução em Libras
Como seria viver na mais completa escuridão? Ou viver sob o Sol brilhando sem trégua? Narrativas de várias partes do mundo, costuradas pelo tema da luz e da escuridão.
Sesc Santo Amaro
Dia 25/2, sábado, 14h
Com tradução em Libras
A Pequena Orquestra Interativa propõe um carnaval cheio de brincadeiras, com muito frevo (pernambucanos e baianos), marchinhas alagoanas de domínio público e muita diversão. A POIN é um trabalho paralelo dos integrantes da cia cabelo de maria: um septeto formado por violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade.
Sesc Bauru
Dia 20/2, segunda, 16h30
Com tradução em Libras
Um show de releituras com canções emblemáticas de compositores baianos. Músicas que todos sabem cantar e dançar. Momento em que as idades se confundem, uma vez que adultos e crianças se misturam e dançam sem parar. Daniela Mercury, Asa de Águia, Olodum, Carlinhos Brown, Araketu, Ivete Sangalo, Luis Caldas, são alguns dos compositores homenageados nesse trabalho.
Sesc Bauru
Dia 21/2, terça, 16h30
Com tradução em Libras
Uma releitura da chamada Conjuração Baiana, Revolta dos Alfaiates ou Revolta dos Búzios. A história vista a contrapelo neste espetáculo de teatro musical, no Bicentenário da Independência.
Sesc Vila Mariana
Dias 3 e 4/2, sexta e sábado, 21h.
Sessões com Audiodescrição e Libras
“amazonias – ver a mata que te vê”, é o resultado cênico de um processo artístico-pedagógico que aproxima o território amazônico e um grupo de jovens criadores habitantes de São Paulo e quatro artistas convidades. Tema central do debate internacional sobre a crise ambiental, com rica sociobiodiversidade, a floresta é constituída por diversas culturas, imaginários e conflitos. A Amazônia não é uma, mas muitas, como são múltiplos os olhares desta criação. A cena, por meio do teatro, dança, música, artes visuais e vídeo, tece pontes entre as periferias paulistanas e amazônicas, em um manifesto poético que convoca o público a ouvir as vozes que ecoam através das matas.
Sesc Pinheiros
Dias 3, 10 e 11/2, sextas e sábado, 19h
Sessões com Audiodescrição e Libras
Uma professora dá aula para ovos. Ela quer aproveitar que estes ainda estão no ponto de partida e prepará-los para o que está por vir. Aulas sobre a vida, o amor e as relações são algumas das disciplinas. O novo choca, mas ovos que vem ao mundo mais preparados certamente ficarão menos mexidos.
Sesc São José dos Campos
Dia 25/2, sextas e sábado, 19h
Sessões com Audiodescrição e Libras
Uma experiência para rir de nossas trapalhadas e festejar singularidades. A partir de vídeos, brincadeiras e jogos, os participantes irão refletir sobre a importância dos tropeções e das confusões. Todo mundo vai errar junto, rir junto e comemorar todos os jeitos possíveis de compreender a vida.
A vivência mistura pessoas sem deficiência, pessoas com deficiência auditiva e pessoas com deficiência visual em uma experiência potente de celebração dos múltiplos jeitos de compreender a vida. Os intérpretes de Libras e a audiodescritora funcionam como pontes, como conectores.
Sesc São José dos Campos
Dia 26/2, domingo, 15h30
Com Audiodescrição e Libras
Um ator faz uma viagem-intervenção a Boa Vista/Roraima, conhece a realidade das pessoas em situação de refúgio, cria um diário de bordo e abre ao público, visando reverberar em um imaginário que extrapola territórios e fronteiras. Dando continuidade à sua linha de pesquisa, as cartas são atualizadas, e um novo espetáculo ganha vida: “Boa Noite Boa Vista”.
Com uma dramaturgia inédita, o espetáculo aborda temas como xenofobia, empatia, a celebração à vida e a preservação dos direitos humanos.
Sesc Pompeia
Dia 10/2, quarta, 20h30
Sessão com interpretação em Libras
Passeio que estabelece relações entre a trajetória de determinados grupos sociais e a história da cidade São Paulo. O trajeto explora locais que vai da Avenida Paulista ao bairro da Liberdade, passando pelo Mirante da unidade, abordando temas como a construção da Avenida Paulista e seus trabalhadores, mobilidade e acessibilidade e as populações LGBTQIA+, negras e imigrantes da cidade.
Sesc Avenida Paulista
Dia 26/2, domingo, 10h30 às 14h
Com interpretação em Libras
O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. São eles:
Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste
Scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente.
Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.
Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.