Pra cego ver: Foto colorida horizontal. Um grupo de homens e mulheres, vestindo roupas pretas, seguram cartazes com palavras que formam a frase “O que nos mantêm vivos?”. Eles estão deitados sobre um chão vermelho. Fim da descrição. Foto: Bob Souza
O final do ano está logo aí, mas as atividades no Sesc continuam! Confira a programação com enfoque em acessibilidade. Para mais informações sobre cada uma das atividades, é só clicar no título.
Até 10 de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo realiza mais uma Semana Modos de Acessar, desta vez em sua 5ª edição.
Com o tema Cidades Acessíveis – de casa para a rua, a ação traz a mais de 20 unidades do Sesc no Estado de São Paulo, atividades que promovem a discussão sobre as barreiras que impactam o acesso das pessoas na cidade, práticas que fortalecem a vida de pessoas com deficiência, além de suas participações em diversas modalidades.
As ações partem da vivência das pessoas com deficiência, com a intenção de mobilizar o público acerca da importância da acessibilidade no dia a dia. Uma cidade que oferece o livre deslocamento e acesso às experiências fortalece o bem-estar humano e a convivência para todas as pessoas, com e sem deficiência.
Confira a programação completa em www.sescsp.org.br/modos-de-acessar/
Narração, em português e em Libras (Língua Brasileira de Sinais), do conto de tradição oral “A Lenda das Areias”, que fala sobre a travessia de um rio até chegar ao mar. Logo depois será proposto um jogo em que os participantes poderão vivenciar a língua de sinais por meio de quadrinhas e haicais sinalizados e serão desafiados a traduzi-los, explorando a gramática e a estrutura da Libras. Além disso, será cantada e sinalizada uma roda de versos.
Presencial no Sesc Campinas
Dia 10/12, sábado, 14h
Com interpretação em Libras
Diversas unidades do Sesc estão com exposições com recursos de acessibilidade. Algumas delas são A Magia do Manuscrito, no Sesc Avenida Paulista, Outros Navios: fotografias de Eustáquio Neves, no Sesc Ipiranga e Flávio de Carvalho Experimental, no Sesc Pompeia. Confira aqui a matéria reunindo estas e as demais em cartaz no momento!
No runtuntum dos tambores, nas palmas da catira, nos sorrisos estampados, de forma inclusiva, interativa e divertida, a atividade relaciona música, movimento corporal, instrumentos de percussão, modas e prosas. É uma vivência coletiva com alongamentos e jogos de aprendizado sobre as manifestações culturais brasileiras.
Presencial no Sesc Piracicaba – Atividade para pessoas acima de 60 anos
Dia 14/12, quarta, 16h
Com interpretação em Libras.
Livremente inspirada no livro “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, traz a relação de um menino com uma árvore. Todos os dias ele vai até ela para se pendurar em seus galhos, comer suas frutas e descansar sob sua sombra. Porém, com tempo, ele cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia.
Presencial no Sesc Piracicaba
Dia 11/12, domingo, 10h30
Com interpretação em Libras.
Desde quando estamos preparados para pensar e debater temas que podem ser considerados difíceis, necessários, atuais e ao mesmo tempo desafiadores? A partir de contações de histórias inspiradas em livros, o projeto propõe encontros nos quais há espaço para a fala, escuta e diálogo entre e com crianças.
Presencial no Sesc Piracicaba
Dia 11/12, domingo, das 11h às 12h30
Com interpretação em Libras.
Entre os passeios disponíveis na Reserva Natural do Sesc Bertioga, é possível visitar a Trilha do Sentir, composta por um deque suspenso de madeira com 960 metros lineares, sem degraus e, com corrimãos em três alturas. Bancos e áreas para descanso permitem momentos de contemplação e interação com a floresta. Um conjunto de recursos de acessibilidade com placas interpretativas táteis com textos, ilustrações e Braille auxiliam na mediação com o público.
Além disso, o projeto expográfico do receptivo da Reserva também é composto por mapas táteis, vídeos com recursos de audiodescrição, legendas, interpretação em LIBRAS e peças de comunicação com leitura em Braille.
Saiba mais sobre a Reserva Natural do Sesc Bertioga clicando neste link.
Você sabia que existe um medicamento capaz de prevenir a infecção por HIV? E que uma pessoa que faz o tratamento adequadamente pode viver com HIV e nunca desenvolver a Aids? E “Indetectável = Intransmissível”, você sabe o que significa?
O Sesc São Paulo te convida a refletir e descobrir se você está atualizado sobre o tema. A informação é uma chave para viver bem, com saúde e sem preconceitos!
O vídeo foi criado como parte da edição 2022 do projeto Contato – Ações para a promoção da saúde sexual e prevenção de ISTs e Aids, que incentiva a discussão e reflexão de informações atualizadas, além da troca de experiências de vida, para despertar a criação de outros imaginários e possibilitar a quebra dos estigmas e preconceitos que cercam o tema.
Com interpretação em Libras
Em prosseguimento ao espetáculo “O Que mantém um homem vivo?”, de 1973 e remontado em 2019, Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas, na companhia de Débora Duboc, Rogério Tarifa, levantam uma nova questão para mergulhar nas obras de Bertolt Brecht: “O que nos mantém vivos?”
Fragmentos de peças como “Galileu Galilei”, “Santa Joana dos Matadouros” e “A Irresistível ascensão de Arturo Ui”, se unem a referências da cultura e do teatro brasileiro na construção de uma nova dramaturgia que aborda a atualidade em um ato-espetáculo musical de celebração.
Presencial no Sesc Consolação
8 a 11/12, quinta, sexta e sábado, 20h, domingo, 18h.
Com interpretação em Libras
A dramaturgia parte de uma delicada seleção de histórias reais e rompe as fronteiras entre palco e plateia, fato e ficção, vida e arte. A peça traz reflexões sobre o que nos mantém humanos num mundo em que as relações e os afetos ganham cada vez mais complexidade.
Presencial no Sesc Santo André
Dias 9, sexta, 21h e 17/12, sábado, 20h
Com intérprete de libras.
O Vale do Paraíba é rico em histórias e paisagens culturais diversas. O nome deve-se ao fato de que a localidade está inserida em parte da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Neste bate-papo será realizada uma apresentação sobre todo o território em questão e serão discutidas as perspectivas do Turismo de Base Comunitária para a região.
Online no Youtube do Sesc Campinas
Dia 14/12, quarta, 20h
Com interpretação em Libras
O Sesc São Paulo oferece gratuitamente recursos de acessibilidade nas bibliotecas, para pessoas com deficiência visual e baixa visão. São eles:
Lupa eletrônica, que amplia textos e alto contraste
Scanner com linha braile, que lê textos e converte em áudio e em braile simultaneamente.
Cães-guia e cães de serviço acompanhantes de pessoas com deficiência são bem-vindos aos espaços do Sesc.
Procure o atendimento nas Bibliotecas e Espaços de Leitura nas seguintes Unidades do Sesc:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.