MIRADA recebe a abertura de processo do Laboratório de Dramaturgia e Experimentações Cênicas “Estratagemas Desesperados” que está acontecendo no CPT. Foto: Matheus José Maria
O MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, que chega à sua 7ª edição este ano, vai além da exibição de um panorama abrangente do cenário das artes cênicas dos países da Ibero-América e conta com dezenas de programações formativas para o público, seja ele de profissionais das artes ou não.
Os processos formativos que envolvem os espetáculos “Estratagemas Desesperados”, “A Velocidade da Luz”, “Vila Socó” e “El Teatro Es un Sueño” são alguns dos exemplos.
A atriz Amanda Lyra é responsável pelo Laboratório de Dramaturgia e Experimentações Cênicas “Estratagemas Desesperados”, que está em processo de construção no CPT – Centro de Pesquisa Teatral do Sesc São Paulo – no Sesc Consolação. O espetáculo será sua primeira experiência na direção.
A pesquisa de “Estratagemas Desesperados”, que fará abertura de processo no MIRADA, se debruça sobre narrativas violentas nas quais a mulher é sujeito de ação. O título vem do livro “103 Contos de Fadas”, uma compilação de fábulas do mundo todo em suas versões mais cruas e violentas, organizado pela pesquisadora e escritora britânica Angela Carter.
O processo de Amanda Lyra junto ao público participante dos encontros passa pelo universo literário do horror latino-americano produzido por mulheres. Afinal, como definiu Lyra, “os monstros europeus não são os nossos monstros”.
Ancestralidade, memória e futuro são temas fundamentais trazidos pelos não-atores de “A Velocidade da Luz”. Foto: Kristina Gueraskina
Já Marco Canale, diretor de “A Velocidade da Luz”, projeto que já foi montado em cidades como Cádiz, na Espanha, e Hannover, na Alemanha, e chega a Santos no MIRADA, trabalha com pessoas idosas. Em cada cidade por onde passa, o projeto reúne um grupo interessado na criação de um espetáculo que tem como objetivo falar sobre memória e território, em um processo dividido entre o documental e ficcional, com um roteiro criado coletivamente.
“A Velocidade da Luz” surgiu no retorno do diretor à Argentina, seu país natal, após um período na Guatemala e Espanha. Em meio a uma crise, seguida pelo falecimento de seu avô e temendo a própria morte, sentiu uma necessidade de trabalhar com pessoas idosas. “O espetáculo trata da força dos idosos no presente”, afirmou Canale, relatando a importância de pensar também futuros para esse público, muitas vezes impedidos de sonhar e desejar.
Em Santos desde julho, Marco Canale vem realizando encontros com pessoas idosas da cidade, a maioria com mais de 70 anos. Atento, o diretor acolhe os temas de discussão propostos pelo grupo durante a criação do espetáculo – ancestralidade, memória e o medo de morrer são alguns deles, e pode-se falar de tudo.
Oficina de figurino para o espetáculo “Vila Socó”, realizada pelo Coletivo 302, no Sesc Santos. Foto: Fernanda Luz
Quem também realiza processos coletivos de criação é o Coletivo 302, de Cubatão, que produziu, ao longo do mês de julho, oficinas de figurino, cenografia e sonoridades, processo criativo e leitura encenada do espetáculo “Vila Socó”, que conta com uma intensa pesquisa em arquivos e entrevistas com pessoas da comunidade.
Última parte da trilogia Zanzalá, sobre bairros operários de Cubatão, o espetáculo aborda uma das maiores tragédias industriais do país: um incêndio em decorrência de um vazamento de gasolina no bairro hoje chamado São José.
País homenageado desta edição do MIRADA, o Peru, também apresenta a possibilidade de integração do público em processos de formação artística. Por meio da residência “El Teatro Es un Sueño”, do grupo Yuyachkani, profissionais das artes cênicas estão participando de um ciclo de oficinas de formação de atores, atrizes, coros e bandas musicais para o palco, uso de máscaras e aulas teóricas sobre as teatralidades no espaço público.
Ao fim das formações, os integrantes da oficina participam das três apresentações que acontecem em espaços públicos da cidade de Santos durante o MIRADA.
Confira a programação completa dos espetáculos e das atividades formativas em www.sescsp.org.br/mirada
“El Teatro Es un Sueño”
5/9 (quinta) às 17h
Local: Praça Caio Ribeiro de Moraes e Silva (Em frente ao Sesc Santos)
Duração: 90 min
Ingressos: grátis
6/9 (sexta) às 16h
Local: Praça Mauá, Centro, Santos – SP
Duração: 90 min
Ingressos: grátis
7/9 (sábado) às 16h
Local: Emissário Submarino. Av. Presidente Wilson, 170, Santos – SP
Duração: 90 min
Ingressos: grátis
Abertura de processo: “Estratagemas Desesperados”
9/9 (segunda), às 15h.
Local: Centro Espanhol de Santos. Av. Ana Costa, 286.
Com retirada de ingresso
“Vila Socó”
De 10/9 (terça) a 12/09 (quinta), às 17h30
Local: Vila São José. Praça da Cidadania, s/n (Av. Tancredo Neves, 552), Cubatão – SP.
Duração: 180 min (intervalo de 20 minutos)
Ingressos: grátis, com retirada de ingresso.
“A Velocidade da Luz”
De 12/9 (quinta) a 14/09 (sábado), às 15h (sessão do dia 13/09, acessível com interpretação em libras)
Local: Centro Histórico. Praça Barão de Rio Branco, Santos – SP
Duração: 180 min
Ingressos: à venda pelo app Credencial Sesc SP, pelo site e nas bilheterias das unidades
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