Autoapreensão do mundo africano: a interconexão entre história, literatura, teatro, mito e ritual na cultura iorubá

16/10/2024

Compartilhe:

Obra de Wole Soyinka é a segunda publicação da Coleção Biblioteca Africana

Mito, literatura e o mundo africano é um livro pioneiro para o conhecimento das epistemologias africanas. Exibindo erudição enciclopédica, notável sofisticação conceitual e um senso crítico mordaz, Wole Soyinka elabora aqui o que ele chama de “autoapreensão do mundo africano”.   

De origem iorubá, Soyinka foi o primeiro escritor africano a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1986. Sua obra é vasta, abrangendo ficção literária (adulta e infantil), poesia, dramaturgia, memórias e ensaios. 

Publicado originalmente em 1975, a obra é fruto de uma série de palestras ministradas em Cambridge. Trata-se de uma densa análise da história, literatura, mitos e rituais iorubás cujo fito é apresentar a mitologia africana como um complexo sistema de pensamento, um rico repositório de saberes, valores civilizatórios e, sobretudo, um coeso horizonte normativo (ético, moral e estético) que orienta a vida coletiva. O resultado é uma obra-prima, que se tornou um clássico no estudo das relações entre a visão de mundo africana e o cânone intelectual ocidental.  

Apesar dos fortes laços que a unem ao Brasil, a imagem geral que temos de África ainda é a de um continente distante e quase desconhecido. Soyinka nos oferece ferramentas indispensáveis para realizar a tarefa urgente de aguçar nossa percepção — e ampliar nosso conhecimento — sobre o repertório intelectual africano e, assim, reposicionar a importância de seu legado para nós. 

O livro é o segundo volume da Coleção Biblioteca Africana, das Edições Sesc em parceria da Editora Zahar. A coletânea apresenta obras não ficcionais, de autores africanos fundamentais, que abordam os amplos eixos da filosofia, experiências políticas, crítica literária e de arte, história e teoria social, e foi pensada junto de um conselho de orientação formado por Kabengele Munanga, Edson Lopes Cardoso, Sueli Carneiro, Tiganá Santana e Luciane Ramos-Silva. 

Veja também: 
 
:: trecho do livro 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.