Durante o mês de maio, tivemos a honra de receber o autor, professor, colunista e pesquisador Jeferson Tenório no Sesc Sorocaba para uma conversa envolvente e descontraída. Tenório compartilhou com a gente um pouco de suas experiências e paixões.
Convidamos todos a imergir neste universo literário e a conhecer mais sobre sua trajetória e interesses. Vamos juntos?
Jeferson, sabemos que você foi professor e continua ensinando até hoje. O que veio primeiro na sua vida? A paixão pela escrita ou a sua vocação pela docência?
- Jeferson: Ah, sem dúvidas, a paixão pela escrita veio primeiro. A docência só foi aparecer mais tarde, já perto dos 30 anos. Mas uma coisa está ligada à outra, sabe? Uma inclui a outra.
Recentemente, recebemos aqui no Sesc a dramatização de “O Avesso da Pele”. Como foi a experiência de ter sua obra transformada em teatro?
- Jeferson: Eu assisti à peça 19 vezes, pelo que eu me lembre. Mas deve ter sido mais. Porque eu assisti também aos ensaios desde o início, lá ainda na pandemia, então foi um momento… É muito bonito o jeito que eles conseguiram fazer a transposição. Os atores são ótimos, a direção é ótima… E a peça também é muito literária. Eles pegaram bastante o texto. Acho que a peça acabou dando uma outra linguagem, uma outra roupagem para o livro.
Você gostaria de ver outras obras suas transformadas em teatro ou interpretadas por outros artistas?
- Jeferson: O autor sempre quer, né? Acho que é a realização dele você poder ver o livro ganhando corpo, ganhando voz, ganhando movimento… E agora “O Avesso da Pele” vai para o cinema também.
Para finalizar, o que você tem lido atualmente? Alguma recomendação de livro ou autor para seus leitores?
- Jerferson: Estou terminando “Literatura Infantil”, do escritor chileno Alejandro Zambra, que fala sobre paternidade. Recomendo também “Terra Estranha”, do norte-americano James Baldwin, e “Canção para Ninar Menino Grande”, da Conceição Evaristo. Esse último é uma novela muito bonita.
Gostaram da conversa? As obras de Jeferson Tenório, bem como o livro “Canção para Ninar Menino Grande”, da Conceição Evaristo, recomendado por ele, estão disponíveis para empréstimo na Biblioteca do Sesc Sorocaba.
Acompanhem nosso portal e as redes sociais do @sescsorocaba no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube para mais conteúdos e atualizações sobre a programação.
Até a próxima!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.