Ana Lívia, novo projeto da Cia.BR116, entra em cartaz no Teatro Anchieta nesta sexta-feira, 10 de novembro. Será uma temporada de estreias. Pela primeira vez Bete Coelho e Geordette Fadel atuam juntas em um palco. Também é a primeira peça de teatro escrita por Caetano W. Galindo, autor, tradutor e professor brasileiro. Galindo resume sua tragicomédia com a seguinte frase: “Duas atrizes em busca de um desfecho”.
A montagem dirigida por Daniela Thomas – e codirigida por Bete Coelho e Gabriel Fernandes – terá dois elencos, uma vez que Iara Jamra irá alternar um dos papeis com Fadel. A temporada segue até 17/12, sextas e sábados, às 20h, domingos, às 18h, além das quintas-feiras 30/11 e 14/12, às 20h, e 07/12, às 15h. Os ingressos estão à venda no portal e nas bilheterias das unidades Sesc São Paulo.
Caetano W. Galindo é tradutor e pesquisador da obra de James Joyce. O episódio final de Ulisses (Penguin-Companhia, 2012) foi a base da construção de Molly Bloom, espetáculo da Cia.BR116 que promoveu o encontro de Coelho, Thomas e Galindo. As referências joycianas permanecem nesse projeto autoral e inédito, com maior presença de Finnegans Wake, obra experimental publicada por James Joyce dois anos antes de morrer. Até mesmo o nome da obra é inspirado em uma das personagens do escritor irlandês: “Anna Livia Plurabelle”. Emily Dickinson e Dylan Thomas são outros autores de referência para a atual criação de Galindo que, nas palavras de Bete Coelho, “tem a ousadia da mistura estrutural inovadora”.
Para Daniela Thomas, que também assina a cenografia, Ana Lívia é “uma declaração de amor ao teatro”. A trama conta a história de duas irmãs atrizes, Ana e Lívia, e se passa inteiramente em um palco de teatro. Ana precisa contar algo terrível para Lívia, que se recusa a ouvir. Lívia quer falar de uma nova peça de teatro, mas Ana sente que chegou ao seu terceiro ato. Elas estão sozinhas ao mesmo tempo em que só têm uma à outra. As duas conversam se esquivando do ponto central que precisa ser dito, sem saber se haverá futuro, dividindo dois papéis de um só personagem.
A temporada no Sesc Consolação marca ainda a volta de Bete Coelho ao Teatro Anchieta, palco que fez parte de sua formação e iniciação ao teatro junto a Antunes Filho. Em entrevistas à imprensa, a atriz conta que assistiu “Macunaíma” em Belo Horizonte, sua cidade natal, anos antes de poder imaginar que um dia faria parte do elenco. O convite para participar do Grupo Macunaíma veio do próprio Antunes que enviou um telegrama à Bete Coelho quando ainda vivia em Minas Gerais. Aos 18, ela aceitou e veio morar em São Paulo, onde começou uma trajetória ímpar, tendo sido dirigida por nomes como Nelson Rodrigues, Zé Celso Martinez, Gerald Thomas e, claro, Antunes Filho.
—
“ANA LÍVIA”
Direção de Daniela Thomas e dramaturgia de Caetano W. Galindo.
Estreia nacional: 10 de novembro de 2023, sexta-feira, às 20h.
Temporada: de 11 de novembro a 17 de dezembro de 2023.
Horários: sextas e sábados, às 20; domingos, às 18h; quintas-feiras 30/11 e 14/12, às 20h, e 07/12, às 15h.
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo).
—
PROGRAMAÇÃO PARELALA
A fim de ampliar o debate e construir conhecimentos sobre a produção de teatro contemporânea, o CPT_SESC promoverá o Expansão – Ana Lívia, uma série de atividades como masterclass, experimentos cênicos, aula de dramaturgia e oficina de interpretação ministradas por pesquisadores, artistas e convidados.
Confira:
☉ Masterclass Daniela Thomas e Bete Coelho
Dia 02/12. Sábado, das 16h às 17h30, no Teatro Anchieta.
Gratuito. Retirada de ingressos a partir de 01/12 – 12h (on-line) e 14h (bilheteria).
DEMONSTRAÇÃO
☉Da desconstrução cênica até sua origem – com Daniela Thomas, Bete Coelho, Georgette Fadel, Iara Jamra e Caetano Galindo.
Na atividade serão encenados trechos de Ana Lívia para que direção, atrizes e autor dialoguem com o público como a cena se deu em sua origem nas diferentes perspectivas do processo criativo.
Dia 09/12. Sábado, das 15h30 às 17h30, no Teatro Anchieta.
Gratuito. Retirada de ingressos a partir de 08/12 – 12h (on-line) e 14h (bilheteria).
OFICINAS
☉ Do texto à cena – com Bete Coelho, Gabriel Fernandes e Lindsay Castro Lima
Por meio do texto Ana Lívia, as pessoas participantes poderão compreender na prática como funciona o processo de criação da companhia e como se dá o caminho do texto quando sai do papel e vira cena.
Dias 06, 12 e 13/12. Terça e quartas, das 14h às 16h. Espaço CPT. Inscrição de 14 a 20/11.
☉Como nasce um texto dramatúrgico – com Caetano Galindo
O dramaturgo expõe quais os seus disparadores para a criação de um texto de teatro e como se deu seu processo de escrita da peça Ana Lívia, texto que escreveu especialmente para a Cia.BR116.
Dia 06/12, das 19h às 21h, via Teams. Inscrições a partir de 22/11.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.