Esquinas e pontes unem Brian Jackson e Milton Nascimento

28/03/2025

Compartilhe:

Of Corners & Bridges é o nome do álbum do nova-iorquino Brian Jackson em homenagem a Milton Nascimento lançado pelo Selo Sesc. O artista brasileiro, hoje com 82 anos, continua a encantar e influenciar artistas de diversas gerações e origens a partir de uma obra musical que marcou a história da MPB. Agora, Jackson traz releituras de algumas das canções representativas de Bituca junto de parceiros brasileiros e estrangeiros e está disponível nas principais plataformas de áudio.

Admirador de Milton Nascimento desde a década de 70, Brian Jackson, que já tocou com artistas brasileiros como Black Alien, Airto Moreira e Mano Brown, teve a ideia deste grande encontro musical a partir de uma viagem ao país em 2015. Após um extenso período de criação, o álbum foi concretizado no mesmo estúdio onde Bituca gravou grande parte de sua obra. Ao longo de 12 faixas, Jackson relê alguns dos inúmeros clássicos que compõem a obra de Milton. Para tal, o músico reuniu uma extensa lista de brasileiros e estrangeiros que, juntos, dão vida às 12 faixas do álbum digital, unindo jazz, funk e soul. Criando camadas vocais, ruídos e texturas, o disco é permeado por um tom experimental e contemporâneo.

“Grande Irmão Mestre Milton, você é a razão de todo amor que se ouve neste álbum. Você é a razão pela qual todos nós nos reunimos no estúdio em que você costumava gravar quando era muito jovem, seus velhos amigos e colegas, alguns jovens talentosos e eu. Nós nos reunimos para simplesmente dizer: ‘Obrigado, Mestre. Ouça, e vai escutar o que você fez aos nossos corações e mentes, como você nos mudou para sempre, para sermos melhores’”, dedica Brian Jackson.

O álbum começa com Bridges (Sunrise), versão em inglês de Travessia – 1967, presente no LP Courage, de 1969). Nesta versão é a cantora e compositora de Los Angeles Georgia Anne Muldrow quem empresta sua potência melódica à canção. A mesma referência encerra o disco, fechando o dia. Bridges (Sunset), além de trazer Brian Jackson nos vocais, carrega o cadenciado do atabaque, agogô e bongô. A arte da capa do álbum traz um trabalho dos artistas plásticos brasileiros OSGEMEOS, ilustrando o caráter solar do álbum, que abre com o raiar do dia e fecha com o pôr-do-sol. Um dos destaques do disco é a canção Viola Violar, na qual o próprio Milton Nascimento participa. Gravada originalmente em 1974, compõe o emblemático álbum Milagre dos Peixes Ao Vivo. Além dela, estão presentes versões de Maria Maria, Fé Cega, Faca Amolada e Caxangá.

“Obrigado por nos dar sua confiança e apoio. Você não precisava se envolver conosco neste projeto, mas em vez disso, estendeu os braços o máximo que pôde e nos acolheu. OBRIGADO entre um mar de ‘obrigados’ – por nos deixar entrar no seu mundo, um lugar que eu pessoalmente visitarei repetidamente enquanto puder respirar”, acrescenta Jackson.

Capa do álbum Of Corners & Bridges, ilustrada pela dupla OSGEMEOS

FICHA TÉCNICA

Alberto Continentino – Baixo acústico e elétrico
Alex Malheiros – baixo elétrico
André Cunha – violino
Angélica Alves – violino
Brian Jackson – voz, ambiências, arranjos, bongô, flauta transversal, orgão, palmas, piano elétrico e acústico, rhodes, synth bass
Clóvis Pereira Filho – violino
Emilia – violoncelo
Georgia Anne Muldrow – Voz
Glenda Carvalho – violoncelo
Ivan “Mamão” Conti – Bateria
Luísa de Castro – violino
Lula Galvão – guitarra e violão
Milton Nascimento – voz
Nikolay Sapoundjiev – violino
Nivaldo Ornellas – flauta e sax soprano e sex tenor
Paulo Guimarães – flauta e complementos
Paulo Santos – atabaque, agogô, berincéu, caxixi, congas, cowbell, efeitos, flauta bambu, flauta taques, marimba de argelim, marimba de vidro, moringa, tablas, tambor de língua, tambor sírio, taquará, tranquilo, triângulo, trilobita, TriMi, tubos
Renata Athayde – violino
Robertinho Silva – bateria
Rodrigo Brandão – voz
Samuel Passos – viola
Scott Tixier – arranjo de cordas e regência
Ubiratã Rodrigues – violino
Victor Botene – viola
Willian Isaac – violino

Produzido por Brian Jackson & Rodrigo Brandão
Arranjado por Brian Jackson
Gravado no Estúdio Cia dos Técnicos, Rio De Janeiro, de 01 a 05 de agosto de 2022, por William Luna Jr., com assistência de José Sartori “Magro”.
Demais gravações:
Voz Brian Jackson em “Nothing Will Be…”, “Maria, Maria” e “Bridges (Sunset)” gravadas no Coramusik Studio, Portland, Oregon, por Brian Jackson
Voz Milton Nascimento em “Viola, Violar” gravada no Estúdio Bituca, Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, por Arthur Luna
Voz Georgia Anne Muldrow em “Bridges (Sunrise)” gravada no Zephyr Studios, Los Angeles, por Georgia Anne Muldrow
Voz Rodrigo Brandão em “Ponta De Areia” gravada no Dorobô Estúdio, São Paulo, São Paulo, por DJ Makô, com assistência de Caio Neri
Percussões em “Bridges” gravadas no Estúdio Aprazível, Rio De Janeiro, Rio De Janeiro, por Daniel DvBz, sob supervisão de Philippe Ingrand “Doudou”
Percussões adicionais em “Cravo & Canela” e “Prelúdio Para Canção Do Sal” gravadas no Estúdio Três Luas, Belo Horizonte, Minas Gerais, por Paulo Santos
Mixado e masterizado no Estúdio El Rocha, São Paulo, São Paulo, por Fernando Sanches
Produção Executiva: Camila Miranda
Coordenação de Gravação: Tamara Emy Yoshida
Produtor assistente + engenheiro assistente: Daniel DvBz
Arregimentação de cordas: Paulo Guimarães
Edição de voz: Karen Ávila
Arte da capa: OSGEMEOS


Of Corners & Bridges está disponível nas principais plataformas de streaming.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.