Você sabia que aqui no Sesc Interlagos realizamos o manejo de árvores? E o que seria isso?
O Manejo de árvores é a manutenção do plantio, corte, poda e replantio de árvores. Isso geralmente acontece quando adoecem ou chegam ao fim do seu ciclo de vida.
Os sintomas mais comuns incluem folhas amareladas ou com manchas escuras, casca rachada ou descascando, galhos secos ou quebradiços, presença de fungos, entre outros.
No Sesc Interlagos, é feito um acompanhamento das árvores que oferecem riscos aos frequentadores do parque. Caso não seja possível recuperá-la, enviamos à prefeitura uma solicitação para sua retirada e quando avistamos bromélias, orquídeas, colmeias ou ninhos, realocamos para outras árvores.
O Carvalho-americano, como o próprio nome indica, é nativo da América do Norte e está acostumado com climas frios.
As oscilações de temperatura, clima tropical, fazem os carvalhos adoecerem mais rápido, gerando risco de queda dos galhos e de tronco.
Sua substituição por árvores nativas tornará o ambiente mais rico para outras plantas e os animais que aqui vivem.
A araucária, também conhecida como pinheiro-brasileiro, pinheiro-do-paraná é nativa de parte do sudeste e do sul do Brasil e da América do Sul.
Se desenvolvem melhor quando dividem espaço com outras árvores e herbáceas da floresta Atlântica.
Os ancestrais dos Kaingang e Xokleng, grupos conhecidos coletivamente como Proto-Jê, já plantavam a espécie há 4 mil anos.
Por ser uma espécie ameaçada de extinção, novas mudas de araucária são constantemente plantadas em toda a unidade.
O Sesc Interlagos também conta com uma programação permanente de educação para a sustentabilidade, com ações que incluem a doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, através do Projeto Adote uma Árvore, que acontece uma vez por mês.
Quer saber mais sobre o assunto? Consulte a programação completa do Sesc Interlagos aqui.
Confira o conteúdo publicado no Instagram do Sesc Interlagos sobre o manejo de árvores, como funciona o processo e de quais formas a madeira é reaproveitada aqui.
Pinha, pinhão, abelha sem ferrão
Bosque das araucárias
De muita tradição
Tem saci, sagui, até gavião
Madeira forte
Vida e corte
Virar orquídea
Que sorte!
– Eveline Gutilla, engenheira agrônoma da equipe de Gestão Ambiental do Sesc Interlagos
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.