O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), em parceria com o Sesc São Paulo, promove a terceira edição do Encontro Diálogos Antirracistas: educação, democracia e equidade, nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2024, no Sesc Pinheiros. A ação também tem parceria institucional do Ministério da Educação, Governo Federal e Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia.
Lançado pelo CEERT em 2022, o projeto foi criado para fomentar o debate sobre equidade racial e garantia dos direitos da população negra, levando em consideração um cenário de múltiplas crises no mundo, desde mudanças climáticas à desigualdade de renda. Promovendo o intercâmbio de experiências e reflexões entre a sociedade civil, poder público e privado, e tendo em vista a defesa da democracia e a construção de uma sociedade equânime a partir de uma Educação Antirracista, o Encontro impulsiona estes debates durante três dias, trazendo temas como a participação política da juventude negra, a construção de um sistema judiciário antirracista, a equidade racial no trabalho e também a educação antirracista como prática pedagógica e de gestão.
A programação inclui oficinas, rodas de conversa, painéis e apresentações artísticas, e pode ser acessada neste link. As inscrições estão abertas pelo site.
Entre os participantes dos painéis, estão nomes como a escritora e ativista Cida Bento, autora do livro “O Pacto da Branquitude” e Nilma Lino Gomes, primeira mulher negra a ocupar o cargo mais importante de uma universidade federal no Brasil, como reitora da Universidade
da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
O último dia de encontro promove o 9o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero, que busca identificar, apoiar e disseminar práticas pedagógicas e de gestão escolar antirracistas em todo o Brasil. Além de conhecer diversas ações positivas nos eixos de equidade racial e de gênero, criadas em todo o Brasil, as pessoas premiadas receberão aporte financeiro, tecnológico, material e ações formativas para o corpo docente. As práticas finalistas e premiadas serão organizadas em uma publicação de referência em educação antirracista.
24/09 (terça-feira)
Abertura do Evento
.
25/09 (quarta-feira)
Raízes de uma educação antirracista: construções coletivas, pedagógicas e de gestão escolar (10h às 12h)
O painel busca debater as perspectivas contemporâneas da Educação Antirracista, considerando o olhar integral para a equidade racial e de gênero por meio de ações pedagogicas e da gestão escolar em suas diferentes dimensões.
Nilma Lino Gomes – Escritora, Professora da de educação da UFMG e ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos;
Vanderlucia Cutrim – Diretora da EEQ Catucá e premiada da 7ª edição do Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero;
Paula Beatriz – Educadora e Diretora da Escola Estadual Santa Rosa de Lima.
Moderação: Waldete Tristão (CEERT)
Da Transição justa ao futuro do trabalho: como a juventude negra enfrenta as mudanças climáticas (14h às 16h)
O painel busca discutir como a juventude negra, por meio de práticas coletivas e compartilhadas, tem atuado na construção de novas formas de relações de trabalho, no combate às mudanças climáticas e no desenvolvimento de uma transição justa, a partir de suas atividades nos territórios.
Mafoane Odara – Diretora de pessoas, cultura e transformação da Zamp
Luanda Mayra – Coordenadora do Programa Prosseguir
Gabriela Alves – Co-fundadora do Perifa Sustentável e Fundadora do Gota do Oceano Lab
.
26/09 (quinta-feira)
A cor da justiça: caminhos para um judiciário antirracista (10h às 12h)
O painel busca debater os caminhos de combate ao racismo, de defesa das instituições democráticas e de proteção ao estado de direito, a partir de uma prática judiciária antirracista.
9º Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero (19h às 20h30)
Criado no início dos anos 2000, o Prêmio Educar com Equidade Racial e de Gênero visa identificar, apoiar e dar visibilidade às iniciativas pedagógicas e de gestão, desenvolvidas por corpo docente e de gestores/as, em todos os níveis de ensino, nas cinco regiões do país, que buscam a equidade racial e de gênero na Educação Básica. O evento também contará com a premiação de 16 práticas exitosas nas categorias Docente e Gestão Escolar.
Zara Figueiredo – Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Governo Federal
Billy Malachias – Pesquisador do CEERT
Daniel Bento Teixeira – Diretor Executivo do CEERT
Luiz Galina – Diretor do Sesc São Paulo
21h – Show de Encerramento
Saiba mais sobre as conceitos, projetos e atividades do Sesc São Paulo voltados à diversidade clicando aqui.
Conheça o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades clicando aqui.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.