Centro de Música do Sesc Vila Mariana abre inscrições para o primeiro semestre de 2023

12/02/2023

Compartilhe:

O primeiro semestre de cursos regulares do Centro de Música do Sesc Vila Mariana inicia em março de 2023. O diferencial serão os cursos de violino e viola de arco, assim como os de percussão sinfônica.

Com previsão para realização entre os dias 14 de março e 30 de junho, a nova rodada de atividades oferece vagas em 39 cursos, nas categorias Iniciação, Continuidade, Prática de Conjunto, Livre e Crianças.

Todos os cursos têm caráter intergeracional, exceto os cursos direcionados para crianças entre 9 e 12 anos. Os cursos voltados ao público infantil são gratuitos e necessitam de uma autorização assinada pelo responsável pela criança.

Os cursos de Iniciação, Continuidade e Prática de Conjunto são pagos em 4 parcelas. Já os cursos Livres têm mensalidades equivalentes ao número de meses do curso. Os valores mensais são os seguintes:

1 aula por semana: R$ 12 por mês – credencial plena / R$ 20,00 por mês – meia / R$ 40,00 por mês – inteira.

2 aulas por semana: R$ 18,00 por mês – credencial plena / R$ 30,00 por mês – meia / R$ 60,00 por mês – inteira.

Orientações importantes:

· É permitida apenas uma inscrição por pessoa para os cursos ofertados no semestre.

· O não pagamento da taxa de matrícula dentro dos prazos estipulados resulta no cancelamento da pré-inscrição e perda da vaga;

· O não comparecimento à primeira semana de aulas (de 14 a 18 de março) implica no cancelamento da inscrição realizada e perda da vaga.

Cronograma de inscrições

Pré-inscrições dos cursos com seleção (Continuidade e Prática de Conjunto):
Credencial Plena: das 14h de 14/2 (terça) até 17/2 (sexta), em centralrelacionamento.sescsp.org.br  ou no aplicativo Credencial Sesc SP. Inscrições para público geral: das 14h de 15/2 (quarta) até 17/2 (sexta).
Seleção com teste presencial (no dia e horário do curso): entre 28/2 e 3/3.

Inscrições cursos de Iniciação, Livres e Crianças:
Credencial Plena: das 14h de 7/3 (terça) até 10/3 (sexta), em centralrelacionamento.sescsp.org.br  ou no aplicativo Credencial Sesc SP. Inscrições para público geral: das 14h de 8/3 (quarta) até 10/3 (sexta). Vagas remanescentes: 18 e 19/3 (sábado e domingo).

Inscrições Cursos 2° bimestre (Livres e Crianças): das 14h de 25/4 (terça) até 28/4 (sexta), em centralrelacionamento.sescsp.org.br  ou no aplicativo Credencial Sesc SP. Público Geral: das 14h de 26/4 (quarta) até 28/4 (sexta).

Efetivação da inscrição:
Depois de concluir o processo de pré-inscrição online, a sua matrícula no curso desejado se concretizará a partir do pagamento por meio do cartão de crédito ou boleto bancário.
Cursos de Iniciação, Livre ou Criança: pagamento até o dia de início do curso.
• Cursos de Continuidade ou Prática de Conjunto: os selecionados e não selecionados serão informados por e-mail quanto à aprovação.
Os selecionados receberão informações por e-mail sobre o pagamento, que deverá ser efetivado presencialmente na Central de Atendimento da unidade Vila Mariana, até o dia a aula.

Cursos ofertados

INICIAÇÃO

Violão – Iniciação – Turma A com Mayki Fabiani
Neste curso trataremos das técnicas iniciais do instrumento violão partindo da afinação, postura com o instrumento, técnica de mão esquerda e mão direita, acordes maiores e menores e leitura de cifras.

Pré-requisitos:
– Ter o instrumento violão. É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 9h45 às 10h45

Flauta Doce Barroca – Iniciação com Renato Veras
A flauta doce é o instrumento usado de modelo para todos os demais instrumentos da família das madeiras, abrindo as portas para posterior desenvolvimento dos demais instrumentos da mesma família: flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé ou fagote. A atividade em grupo permite o desenvolvimento de afinação e ritmo, ao mesmo tempo que são estudados os conceitos de teoria musical e leitura rítmica. 

Pré-requisitos:
– Não é necessário ter o instrumento na primeira aula pois serão dadas orientações de compra da flauta doce contralto barroca (aproximadamente R$ 150,00).
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: terças e quintas-feiras, dias 14, 16, 21, 23, 28, 30/3; 4, 6 11, 13, 18, 20, 25, 27/4; 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/5; 1, 6, 13, 15, 20, 22/6, das 10h30 às 12h. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Canto – Iniciação com Zuza Gonçalves
A exploração da própria voz é um caminho sem fim, repleto de descobertas, crescimento, aprendizados e autoconhecimento. A proposta do curso é explorar nossas vozes coletivamente através da prática de canções, arranjos, exercícios, jogos e improvisos, num processo que potencializa o desenvolvimento da musicalidade, da técnica vocal e da compreensão musical. Para isso criamos um espaço de confiança e conexão baseado na escuta de si, do outro e do todo.

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 10h30 às 12h.

Violoncelo – Iniciação com Valdir Maia
A família das cordas friccionadas é composta pelos violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos acústicos. Neste curso de iniciação ao violoncelo, instrumento de som grave, serão desenvolvidos os elementos específicos de suas técnicas como postura, sonoridade e afinação, bem como a leitura e teoria musical. Não é necessário possuir o instrumento.

Pré-requisitos: 
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: terças e quintas-feiras, dias 14, 16, 21, 23, 28, 30/3; 4, 6 11, 13, 18, 20, 25, 27/4; 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/5; 1, 6, 13, 15, 20, 22/6, das 11h às 12h30. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Metais: Trompete, Flugelhorn e Trombone de Vara – Iniciação com Maurício Narutis
A família dos Metais se caracteriza pela produção dos sons vibrando os lábios ao soprarmos uma peça inicial, chamada bocal, e a vibração se estende pelo corpo tubular do instrumento até sua saída (campana), que se amplia e abre num formato de cone. Trompetes e flugelhorns são os menores e mais agudos e o trombone de vara o maior e mais grave dos que oferecemos. Focaremos na postura, controle da respiração, produção dos primeiros sons e pequenas ideias musicais, assim como será trabalhado a base da leitura e teoria musicais. 

Pré-requisito:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: terças e quintas-feiras, dias 14, 16, 21, 23, 28, 30/3; 4, 6 11, 13, 18, 20, 25, 27/4; 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23, 25 e 30/5; 1, 6, 13, 15, 20, 22/6, das 18h às 19h30. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Percussão Sinfônica – Iniciação – Turma A com Sandra Valenzuela
As aulas ministradas têm como objetivo aproximar as e os alunos/as à percussão sinfônica. Será trabalhado a técnica básica dos instrumentos orquestrais como caixa-clara, prato a dois, pandeiro sinfônico e triângulo, assim como os instrumentos de teclado como marimba, vibrafone e xilofone. O conteúdo do curso inclui a contextualização dos instrumentos dentro do universo orquestral, história dos instrumentos, apreciação do repertório musical e prática do repertório.

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 19h30 às 21h.

Violino e Viola de Arco – Iniciação com Giselle Mendonça
A família das cordas friccionadas é composta pelos violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos acústicos. Neste curso de iniciação aos instrumentos violino e viola, responsáveis pelos sons agudos, serão desenvolvidos os elementos específicos de suas técnicas como postura, sonoridade e afinação, bem como a leitura e teoria musical. Não é necessário possuir o instrumento.

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: quartas e sextas-feiras, dias 15, 17, 22, 24, 29, 31/3; 5, 12, 14, 19, 26, 28/4; 3, 5, 10, 12, 17, 19, 24, 31/5; 2, 7, 9, 14, 16, 21, 23 e 30/6, das 11h às 12h30. Não haverá aulas em 7/4 (feriado Sexta-feira Santa) e 21/4 (feriado Tiradentes).

Violão – Iniciação – Turma B com Mayki Fabiani
Neste curso trataremos das técnicas iniciais do instrumento violão partindo da afinação, postura com o instrumento, técnica de mão esquerda e mão direita, acordes maiores e menores e leitura de cifras.     

Pré-requisitos:
– Ter o instrumento violão. É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horário: quintas-feiras, dias 16, 23, 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 15, 22 e 29/6, das 9h45 às 10h45. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Percussão Sinfônica – Iniciação – Turma B com Sandra Valenzuela
As aulas ministradas têm como objetivo aproximar as e os alunos/as à percussão sinfônica. Será trabalhado a técnica básica dos instrumentos orquestrais como caixa-clara, prato a dois, pandeiro sinfônico e triângulo, assim como os instrumentos de teclado como marimba, vibrafone e xilofone. O conteúdo do curso inclui a contextualização dos instrumentos dentro do universo orquestral, história dos instrumentos, apreciação do repertório musical e prática do repertório.

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: sábados, dias 18, 25/3; 1, 8, 15, 22, 29/4; 6, 13, 20, 27/5; 3, 10, 17 e 24/6, das 10h às 11h30.

CONTINUIDADE
(exigência de teste presencial)

Clarinete – Continuidade com Renato Veras
Este curso atende àqueles que já passaram pela iniciação à flauta doce ou que já tocam flauta doce ou outro instrumento da família das madeiras. 

Pré-requisitos:  
– Comparecer ao teste presencial no dia 28/2, terça-feira, das 8h30 às 10h
– Ter cursado o Flauta Doce Barroca – Iniciação ou outro instrumento da família das madeiras.
– Atentar-se à modalidade COM ou SEM instrumento.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Leitura rítmica e melódica, assim como conhecimento suficiente para tocar algumas músicas em flauta doce ou outro instrumento de madeira.  

Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 8h30 às 10h.

Violão – Continuidade com Mayki Fabiani
Neste módulo aprofundaremos conceitos e técnicas trabalhados no curso de iniciação ao instrumento violão. 

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 28/2, terça-feira, das 11h às 12h.  
– Ter o instrumento violão. É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Saber afinar o instrumento.
– Conhecer acordes maiores e menores, incluindo pestanas.
– Ler diagramas e de cifras. 

Datas/horário: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 11h às 12h.

Violoncelo e Contrabaixo Acústico – Continuidade – Turma A com Valdir Maia
Destinado a pessoas com conhecimento técnico em violoncelo e contrabaixo acústico, o curso propõe o desenvolvimento técnico do instrumento, a exploração, improvisação e repertório. 

Pré-requisitos: 
– Comparecer ao teste presencial no dia 28/2, terça-feira, das 17h às 18h30.
– É desejável ter e trazer para aula o instrumento, exceto o contrabaixo acústico que pode ser utilizado o do Centro de Música.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer escala e arpejos em duas oitavas.
– Tocar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.

Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 17h às 18h30.

Aspectos técnicos do violão na música brasileira com Mayki Fabiani
Neste curso abordaremos a relação melódica e harmônica do violão na música popular brasileira, bem como técnicas de improvisação e arranjo para violão. 

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 1/3, quarta-feira, das 11h às 12h
– Ter o instrumento violão. É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer acordes maiores e menores com sétimas maiores e sétimas menores.
– Conhecer acordes diminutos e meio diminutos.
– Conhecer escala maior, escala menor e escala pentatônica.
– Ler diagramas, cifras e tablatura. 
– Ter conhecimento dos ritmos de bossa-nova, samba e baião.

Datas/horário: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 11h às 12h.

Improvisação Vocal Colaborativa com Zuza Gonçalves
Improvisação vocal colaborativa é uma prática na qual cantores se reúnem e criam juntos uma música nascida no momento, com cada cantor trazendo sua própria contribuição na forma de padrões melódicos, acompanhamentos rítmicos, harmônicos, sons diversos, solos etc. Através de jogos e exercícios vamos desenvolver habilidades e qualidades musicais como escuta profunda, consciência da estrutura, desenvoltura melódica, rítmica e harmônica, criatividade, confiança, habilidade de trabalhar em grupo, entre tantas outras que abrem caminho para a criação coletiva e instantânea da música do agora!   

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 01/03, quarta-feira, 19h às 21h30.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Ter alguma experiência prévia cantando em grupo ou com banda.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 20h às 21h30.

Flauta Transversal – Continuidade com Renato Veras
Este curso atende àqueles que já passaram pela iniciação à flauta doce ou que já tocam flauta doce ou outro instrumento da família das madeiras. 

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 2/3, quinta-feira, das 8h30 às 10h.
– Ter cursado o Flauta Doce Barroca.
– Iniciação ou outro instrumento da família das madeiras.
– Atentar-se à modalidade COM ou SEM instrumento.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Leitura rítmica e melódica, assim como conhecimento suficiente para tocar algumas músicas em flauta doce ou outro instrumento de madeira.  

Datas/horário:  Quintas-feiras, das 8h30 às 10h. Datas/horário:  Quintas-feiras, dias 16, 23, 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 15, 22 e 29/6, das 8h30 às 10h. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Canto – Continuidade com Zuza Gonçalves
A proposta do curso é explorar nossas vozes coletivamente através da prática de canções, arranjos, exercícios, jogos e improvisos. A partir das descobertas, aprendizados e relações construídas no primeiro semestre, o curso se aprofunda no desenvolvimento da musicalidade, da escuta e da técnica vocal, exercitando mais a autonomia, a construção coletiva e o protagonismo individual. 

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 02/03, quinta-feira, das 17h às 19h30.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Ter alguma experiência prévia cantando em grupo ou com banda.

Datas/horários: Quintas-feiras, dias 16, 23, 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 15, 22 e 29/6, das 18h às 19h30. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Violoncelo e Contrabaixo – Continuidade – Turma B com Valdir Maia
Destinado a pessoas com conhecimento técnico em violoncelo e contrabaixo acústico, o curso propõe o desenvolvimento técnico do instrumento, a exploração, improvisação e repertório.

Pré-requisitos: 
– Comparecer ao teste presencial no dia 2/3, quinta-feira, das 17h às 18h30.
– É desejável ter e trazer para aula o instrumento, exceto o contrabaixo acústico que pode ser utilizado o do Centro de Música.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer escala e arpejos em duas oitavas.
– Tocar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.

Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 17h às 18h30.

Metais – Continuidade com Maurício Narutis
Neste curso desenvolveremos o controle da respiração, a postura e a embocadura, assim como a afinação e a leitura musical, para construirmos a fluidez de melodias do cancioneiro global. 

Pré-requisitos:  
– Comparecer ao teste presencial no dia 02/03, quinta-feira, das 19h às 21h30.
– Ter o próprio instrumento e trazer para a aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Tocar a escala de dó maior (extensão de 1 oitava).
– Conhecer as notas alteradas (sustenidos e bemóis) dentro da oitava de Dó a Dó.
– Ler e executar grupos de colcheias.

Datas/horários: Quintas-feiras, dias 16, 23, 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 15, 22 e 29/6, das 20h às 21h30. Não haverá aula em 8/6 (feriado Corpus Christi).

Violino e Viola de Arco – Continuidade com Giselle Mendonça
Destinado a pessoas com conhecimento técnico em violino e viola, o curso propõe o desenvolvimento técnico do instrumento, a exploração, improvisação e repertório. É desejável que a pessoa possua o instrumento.

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 3/3, sexta-feira, das 9h às 10h30.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer escala e arpejos em duas oitavas.
– Tocar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.

Datas/horário: Datas/horários: Sextas-feiras, dias 17, 24, 31/3; 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5, 2, 9, 16, 23 e 30/6, das 9h às 10h30. Não haverá aulas em 7/4 (feriado Sexta-feira Santa) e 21/4 (feriado Tiradentes).

_______________________________________________________________

PRÁTICAS DE CONJUNTO
(exigência de teste presencial)

Big Band com Maurício Narutis
A Big Band é o espaço para prática daqueles que já tem uma boa desenvoltura musical instrumental. Estruturada em naipes das famílias dos sopros – metais e madeiras, é sustentada pela sessão rítmica. O repertório a ser trabalhado é variado, indo da nossa MPB ao jazz. A “conversa” entre os naipes e as diversas maneiras de fraseado e articulação, de acordo com o gênero e estilo tocado, é o nosso principal foco na compreensão da linguagem musical instrumental. Instrumentos que podem participar do grupo: trompete, trombone, tuba, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, clarinete, flauta, baixo elétrico, guitarra, piano, bateria e percussão.  

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 28/2, terça-feira, das 19h às 21h30
– Ter o próprio instrumento e trazer para a aula.
– Tocar um dos instrumentos elencados na sinopse: rompete, trombone, tuba, saxofone alto, saxofone tenor, saxofone barítono, clarinete, flauta, baixo elétrico, guitarra, piano, bateria e percussão.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Desenvoltura em todos os tons e figuras rítmicas até a semicolcheia, alterações de notas, compassos simples e composto.
– Ter a extensão completa do instrumento.
– Executar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.

Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 20h às 21h30.

Prática de Conjunto em Flauta Doce com Renato Veras
Para os participantes que já tocam flauta doce, esta atividade permite o desenvolvimento de um repertório coletivo, visando o desenvolvimento pessoal de cada participante e o desenvolvimento do grupo.

Pré-requisitos:   
– Comparecer ao teste presencial no dia 1/3, quarta-feira, das 8h30 às 10h.  
– Ter o instrumento flauta doce em qualquer altura (soprano, contralto, tenor ou baixo). É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Dedicar um número de horas equivalente ao curso para estudo individual do repertório.
– Tocar escalas e arpejos em pelo menos cinco tonalidades;
– Ter leitura musical e rítmica, incluindo figuras de som e silêncio de semibreve, mínima, semínima e colcheia, com ou sem ponto, incluindo compasso composto.

Datas/horário: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 8h30 às 10h.

Prática em Violão com Mayki Fabiani
Neste curso abordaremos principalmente as técnicas empregadas no violão brasileiro, bem como os ritmos mais conhecidos da música brasileira: Bossa Nova, Samba, Baião e Chorinho.     

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 1/3, quarta-feira, das 9h45 às 10h45.
– Ter o instrumento violão. É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer acordes maiores e menores, incluindo pestanas.
– Conhecer acordes maiores e menores com sétimas maiores e sétimas menores.
– Ler diagramas e de cifras. 

Datas/horário: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 9h45 às 10h45.

Prática de Conjunto em Madeiras com Renato Veras
Para os que tocam instrumentos de madeira (flauta transversal, saxofone, clarinete, oboé ou fagote), o objetivo é o desenvolvimento técnico do grupo a partir de dificuldades encontradas nos arranjos apresentados, visando a uma expressividade musical.

Pré-requisitos: 
– Comparecer ao teste presencial no dia 1/3, quarta-feira, das 10h30 às 12h.
– Ter o instrumento da família das madeiras (flauta transversal, saxofone, clarinete, oboé ou fagote). É necessário trazer o instrumento para as aulas.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Dedicar um número de horas equivalente ao curso para estudo individual do repertório.
– Tocar escalas e arpejos em pelo menos cinco tonalidades;
– Ter leitura musical e rítmica, incluindo figuras de som e silêncio de semibreve, mínima, semínima e colcheia, com ou sem ponto, incluindo compasso composto.

Datas/horário: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 10h30 às 12h.

Camerata de Cordas com Valdir Maia
Nessa prática coletiva dos instrumentos de cordas friccionadas violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico, vamos explorar um repertório musical para essa formação de acordo com o nível técnico da turma, objetivando desenvolver as habilidades técnicas e musicais para se tocar em conjunto. É desejável que a pessoa possua o instrumento e traga o instrumento.

Pré-requisitos: 
– Comparecer ao teste presencial no dia 1/3, quarta-feira, das 19h às 20h30.
– É desejável ter e trazer para aula o instrumento, exceto o contrabaixo acústico que pode ser utilizado o do Centro de Música.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer escala e arpejos em duas oitavas.
– Tocar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 19h às 20h30.

Prática de Conjunto em Canto com Zuza Gonçalves
A proposta dessa prática é abordar de forma integrada diferentes possibilidades da música vocal, como a interpretação de arranjos vocais pré-escritos de canções, a montagem de composições para grupos de vozes, processos de criação coletiva e a improvisação como recurso criativo, composicional e de performance. O roteiro do curso será construído a partir dos desejos e inquietações trazidas pelos participantes.  

Pré-requisitos:
– Comparecer ao teste presencial no dia 02/03, quinta-feira, das 19h às 21h30.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Ter alguma experiência prévia cantando em grupo ou com banda.

Datas/horários: Quintas-feiras, dias 16, 23, 30/3; 6, 13, 20, 27/4; 4, 11, 18, 25/5; 1, 15, 22 e 29/6, das 20h às 21h30. Não haverá aula em 8/6 (feriado de Corpus Christi).

Prática de Conjunto em Metais com Maurício Narutis
Neste curso desenvolveremos o controle da respiração, a postura e a embocadura, assim como a afinação e a leitura musical, para construirmos a fluidez de melodias do cancioneiro global. Daremos ênfase em canções que possuam síncopes, contratempos, alterações de notas e formas musicais mais longas. 

Pré-requisitos: 
– Comparecer ao teste presencial no dia 03/03, sexta-feira, das 18h às 20h30.
– Ter o próprio instrumento e trazer para a aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
– Conhecer e conseguir tocar até as escalas com 3 sustenidos e 3 bemóis.
– Conhecer e conseguir tocar a extensão do Lá grave ao Sol agudo.
– Conhecer e conseguir tocar colcheias, síncopas e a escala cromática.

Datas/horários: Sextas-feiras, dias 17, 24, 31/3; 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5, 2, 9, 16, 23 e 30/6, das 19h às 20h30. Não haverá aulas em 7/4 (feriado Sexta-feira Santa) e 21/4 (feriado Tiradentes).

_______________________________________________________________

LIVRES

Abertura de inscrições 1º bimestre:

Escrita de partitura no Musescore – Turma A com Renato Veras
Este curso atende aos interessados em confeccionar partituras no computador. O programa Musescore é gratuito e disponível na internet. As aulas são coletivas, com um único computador, e os alunos são incentivados a instalar o programa nos computadores em suas casas e trazerem arquivos e dúvidas para o curso.    

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras de abril, dias 5, 12, 19, 26/4; das 13h às 14h.

Música em Loop – Turma A com Zuza Gonçalves
Neste curso vamos criar música em tempo real, de forma improvisada, explorando o princípio do “looping” para sobrepor melodias e ritmos. Usaremos como base uma “loopstation”, equipamento que permite a gravação de áudio e reprodução ad infinitum, de forma cíclica e repetitiva (o loop). O curso é aberto para todos os músicos – cantores e instrumentistas – com ou sem experiência musical anterior. Lidar com essa diversidade de experiências de forma cooperativa, inclusiva e potente é um dos objetivos do curso. 

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19 e 26/4, das 18h às 19h30.

Audições Comentadas – A figura feminina na música ocidental com Maurício Narutis
Com o objetivo de fomentar a audição musical, uma série de audições comentadas acontecerão a partir de recortes temáticos da História da Música. Nestes 4 encontros serão abordados um repertório do período medieval até a atualidade, mostrando a figura feminina como inspiração, como intérprete – canto e instrumento – como maestrina, como compositora e como educadora.  

Pré-requisitos:  
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Sextas-feiras, dias 17, 24, 31/3 e 14/4, das 15h30 às 17h. Não haverá aulas em 7/4 (feriado Sexta-feira Santa).

Abertura de inscrições 2º bimestre:

Escrita de partitura no Musescore Turma B com Renato Veras 
Este curso atende aos interessados em confeccionar partituras no computador. O programa Musescore é gratuito e disponível na internet. As aulas são coletivas, com um único computador, e os alunos são incentivados a instalar o programa nos computadores em suas casas e trazerem arquivos e dúvidas para o curso.    

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras de maio, dias 10, 17, 24, 31/5, das 13h às 14h.

Música em Loop – Turma B com Zuza Gonçalves 
Neste curso vamos criar música em tempo real, de forma improvisada, explorando o princípio do “looping” para sobrepor melodias e ritmos. Usaremos como base uma “loopstation”, equipamento que permite a gravação de áudio e reprodução ad infinitum, de forma cíclica e repetitiva (o loop). O curso é aberto para todos os músicos – cantores e instrumentistas – com ou sem experiência musical anterior. Lidar com essa diversidade de experiências de forma cooperativa, inclusiva e potente é um dos objetivos do curso. 

Pré-requisitos:
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 18h às 19h30.

Audições Comentadas – As principais orquestras sinfônicas dos séculos XX e XXI com Maurício Narutis
Com o objetivo de fomentar a audição musical, uma série de audições comentadas acontecerão a partir de recortes temáticos da História da Música. Nestes 4 encontros, o assunto será as orquestras sinfônicas e sua importância enquanto instituições de referência histórica e cultural, suas formações e geração, características técnicas, a influência que causaram nas outras orquestras, nos estudantes, nos compositores, no conceito acústico das salas de concerto, na formação de um público e o repertório mais adequado e praticado por cada uma delas.   

Pré-requisitos:  
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Sextas-feiras, dias 5, 12, 19, 26/5, das 15h30 às 17h. Não haverá aulas em 7/4 (feriado Sexta-feira Santa).

_______________________________________________________________

CRIANÇAS – até 12 anos

Metais: Trompete, Flugelhorn e Trombone de Vara – Infantil - Iniciação com Maurício Narutis
A família dos Metais se caracteriza pela produção dos sons vibrando os lábios ao soprarmos uma peça inicial, chamada bocal, e a vibração se estende pelo corpo tubular do instrumento até sua saída (campana), que se amplia e abre num formato de cone. Trompetes e flugelhorns são os menores e mais agudos e o trombone de vara o maior e mais grave dos que oferecemos.  Focaremos na postura, controle da respiração, produção dos primeiros sons e pequenas ideias musicais, assim como será trabalhado a base da leitura e teoria musicais. Não é obrigatório possuir o instrumento. 

Pré-requisito:
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4; 2, 9, 16, 23 e 30/5; 6, 13 e 20/6, das 14h30 às 15h30.

Música em Família – Turma A com Valdir Maia
Sabemos que o maior referencial da criança é seu pai, mãe ou adulto responsável pelos cuidados e afeto. A partir desse vínculo, este curso foi pensado para que a criança e esse adulto, explorem juntos o violoncelo em suas possibilidades sonoras e fazer musical, sempre estimulados um pelo outro. A inscrição deve acontecer no nome da criança.

Pré-requisitos: 
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– É necessário ter o mesmo adulto responsável pela criança em tempo integral na aula e no curso, pois o adulto também participará ativamente aprendendo e tocando o instrumento.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.
Datas/horários: Terças-feiras, dias 14, 21, 28/3; 4, 11, 18, 25/4 e 2/5, das 14h30 às 15h30.

Violino e Viola de Arco – Infantil – Iniciação – Turma A com Giselle Mendonça
A família das cordas friccionadas é composta pelos violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos acústicos. Neste curso de iniciação aos instrumentos violino e viola, voltado às crianças de 9 a 12 anos, serão trabalhados elementos como postura e sonoridade do instrumento através da experimentação. As crianças irão desvendar os mistérios teóricos musicais e instrumentais, através de ritmos e danças brasileiras.

Pré-requisitos:
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19, 26/4; 3, 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 9h às 10h.

Musicalização Infantil 4 a 6 anos com Giselle Mendonça
A musicalização infantil é um poderoso aliado na concentração, na coordenação motora, na socialização, na acuidade auditiva, no respeito a si próprio e ao grupo, na destreza de raciocínio, na disciplina pessoal e no equilíbrio emocional. Este curso, voltado às crianças de 4 a 6 anos, trabalhará a linguagem musical para o alcance das qualidades acima descritas.

Pré-requisitos:
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 15, 22, 29/3; 5, 12, 19 e 26/4, das 14h30 às 15h30.

Violino e Viola de Arco – Infantil – Iniciação – Turma B com Giselle Mendonça
A família das cordas friccionadas é composta pelos violinos, violas de arco, violoncelos e contrabaixos acústicos. Neste curso de iniciação aos instrumentos violino e viola, voltado às crianças de 9 a 12 anos, serão trabalhados elementos como postura e sonoridade do instrumento através da experimentação. As crianças irão desvendar os mistérios teóricos musicais e instrumentais, através de ritmos e danças brasileiras. Vagas: 8 vagas, com:

Pré-requisitos:
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Sextas-feiras, dias 17, 24, 31/3; 14, 28/4; 5, 12, 19, 26/5, 2, 9, 16, 23 e 30/6, das 14h30 às 15h30.

ABERTURA DE INSCRIÇÕES 2° BIMESTRE:

Música em Família – Turma B com Valdir Maia
Sabemos que o maior referencial da criança é seu pai, mãe ou adulto responsável pelos cuidados e afeto. A partir desse vínculo, este curso foi pensado para que a criança e esse adulto, explorem juntos o violoncelo em suas possibilidades sonoras e fazer musical, sempre estimulados um pelo outro. A inscrição deve acontecer no nome da criança.

Pré-requisitos: 
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– É necessário ter o mesmo adulto responsável pela criança em tempo integral na aula e no curso, pois o adulto também participará ativamente aprendendo e tocando o instrumento.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Terças-feiras, dias 9, 16, 23, 30/5; 6, 13, 20 e 27/6, das 14h30 às 15h30.

Musicalização Infantil 7 a 9 anos com Giselle Mendonça
A musicalização infantil é um poderoso aliado na concentração, na coordenação motora, na socialização, na acuidade auditiva, no respeito a si próprio e ao grupo, na destreza de raciocínio, na disciplina pessoal e no equilíbrio emocional. Este curso, voltado às crianças de 7 a 9 anos, trabalhará a linguagem musical para o alcance das qualidades acima descritas.

Pré-requisitos:
– Assinatura de termo do responsável no primeiro dia de aula.
– Seguir os protocolos de saúde contra o COVID-19.
– Estar presente pontualmente nas aulas.

Datas/horários: Quartas-feiras, dias 10, 17, 24, 31/5; 7, 14 e 21/6, das 14h30 às 15h30.

Educadores do Centro de Música 

Giselle Mendonça é graduada em Licenciatura em música pela Faculdades Integradas Cantareira, e está cursando pós-graduação em Musicoterapia pela Faculdade Censupeg. É professora de violino e viola de arco no programa Fábrica de Cultura, pelo Catavento Cultural. Começou seus estudos musicais aos 12 anos de idade, e aos 18 deu início aos estudos de violino com o professor Enio Antunes, pela antiga ULM; hoje chamada Emesp Tom Jobim. Atualmente reside em São Paulo e é membro dos grupos musicais Quarteto Encantando e Trítono Trio, interpretando diversos estilos musicais.

Maurício Narutis iniciou seus estudos pela prática coletiva na Banda do Colégio Jardim São Paulo, dando continuidade no renomado Conservatório do Brooklin Paulista. Estudou trompete com Reginaldo Farias, Gilberto Siqueira, Naílson Simões e Edgar Batista (“Capitão”), e formou-se bacharel em trompete pela Escola de Comunicação e Artes – USP, tendo como mestres Sérgio Cascapera, Aylton Escobar, Gilberto Mendes e Villy Corrêa. Na UNICAMP, fez o curso de Interpretação em Música Antiga, com Edmundo Hora, e de Arranjo, com Rafael dos Santos. Como arte educador trabalhou em diversos lugares, como Escola UTTA, IAE, Prefeitura Municipal de São Paulo, projeto de Big bands nos CEUS, GURI Santa Marcelina, EMESP e atua no Centro de Música do Sesc Vila Mariana desde 2000. 

Mayki Fabiani é formado em violão popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, formado em composição pela FAAM e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou de diversos festivais internacionais como Gitarre und Natur (Alemanha) e Música em Compostela (Espanha). Em 2018 lançou seu trabalho autoral Tempestade Brasileira, álbum que mescla o heavy metal conceitual progressivo aos ritmos de música brasileira. Com ampla atuação como professor de música, leciona nas prefeituras de São Paulo e Ribeirão Pires, no Guri Santa Marcelina e no Centro de Música do Sesc Vila Mariana, onde desenvolve, desde 2014, cursos e programações na área das cordas dedilhadas.    

Renato Veras Baptista é mestre em semiótica pela PUC/SP. Foi pioneiro no ensino e estudo de MIDI e programação de sintetizadores. É professor de instrumentos de madeira no Sesc Vila Mariana desde 1998, participando também dos cursos infantis. Tem formação em flauta transversal com Toninho Carrasqueira, clarinete e saxofone com Hector Costita, manutenção de instrumentos com José Augusto e arranjo com Nelson Ayres. É habilitado como professor de flauta doce do sistema de ensino Yamaha (Sopro Novo).

Sandra Valenzuela é mestre em Arte-Educação e bacharel em percussão pela Unesp com uma vasta experiência como percussionista de orquestras sinfônicas de São Paulo, Piracicaba, Santos, Santo André e Campinas. Atualmente é professora de percussão no Projeto Guri da Santa Marcelina de Cultura e artista-orientadora no Programa Vocacional da Cidade de São Paulo. Além de percussionista e professora, realizou uma pós-graduação em Tradução e Interpretação Libras/Português. Como percussionista foi vencedora no ano de 2014 do Prêmio Ernani de Almeida Machado patrocinado pelo escritório de advogados Machado Meyer na categoria “instrumento” e do Concurso de Jovens Solistas organizado pela Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no mesmo ano. Faz parte do Coletivo Frequência Dissonante, do Coletivo Tranças e percussionista no grupo LIBERTAT com a pesquisa e criação de novos arranjos de músicas latino-americanas.

Valdir Maia iniciou seus estudos de violoncelo aos 19 anos na então ULM – Universidade Livre de Música tendo como professores Watson Clis (UNIRIO) e Marialbi Trisolio (OSESP). Formado em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduando em Pedagogia das Cordas para o Século XXI. Atuou artisticamente na Orquestra Jovem Tom Jobim, Camerata Erudita, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. É tenor do Madrigal Sempre EnCanto, de Regina Kinjo. Leciona, desde 2001, em projetos musicais como Projeto Guri e Guri Santa Marcelina e, desde 2015, no Centro de Música do Sesc Vila Mariana.

Zuza Gonçalves é bacharel em Música com pós-graduação na Pedagogia da Cooperação, cofundador do projeto Música do Círculo, professor do curso de Circlesongs do Bobby McFerrin (EUA) e educador do Centro de Música do Sesc Vila Mariana, há mais de 20 anos conduz práticas coletivas envolvendo música vocal, música corporal, improvisação e repertório.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.