Realizado pelo Sesc Carmo desde a década de 1990, o projeto Centro em Concerto proporciona uma série de apresentações e ações formativas a partir de diversas formas e estéticas que compõem a música de concerto.
As apresentações acontecem em igrejas centenárias e espaços icônicos do Centro de São Paulo, evidenciando o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade. A programação musical é complementada por visitas guiadas para que o público conheça a história e a arquitetura destes locais de grande representatividade.
Em 2024, com curadoria do jornalista e pesquisador Felipe Brito, as formações jogam luz às narrativas de memórias negras da cidade, por meio de síntese entre música de concerto e as tradições de negritude, transitando entre samba, terreiros, gospel e canto.
De acordo com o curador, a edição Centro em Concerto: Memórias Negras trata sobre vivências, possibilidades artísticas e trajetórias subalternas apagadas:
“Memória e ancestralidade são inseparáveis e similares nas suas nuances de subjetividades. Esta temporada, pretende resgatar biografias e legados apagados pelo racismo no Brasil, divulgando por meio da música o reconhecimento de ícones negros da nossa história.”
Felipe Brito, curador da temporada 2024 do Centro em Concerto
Para o concerto inaugural tivemos, no último dia 16 de julho, às 13h, na Igreja Nossa Senhora da Paz, o grupo Ubuntu Ensemble, coletivo de musicistas negras(os) do Brasil em um concerto memorável que apresentou as sonoridades das tradições de matrizes africanas em proposta camerística.
Composto por 12 musicistas no palco, o grupo teve a direção musical de Iberê Carvalho Gomes. Acompanhando-o estiveram Natalia Mioto Anastacio e Rebeca Gomes da Silva nos cellos; Wallace Emilia de Oliveira, Izandra Machado, Ruth Ellen Schneider de Oliveira, Cassia Keren Schneider de Oliveira, Raquel do Carmo Dias de Paula e Emilly Marques nos violinos; o próprio Iberê Carvalho Gomes, Jennifer Cardoso e Patrick Almeida Silva Martins nas violas e Victor Luiz Franzotti no Contrabaixo.
No segundo concerto da temporada, realizado no dia 20 de agosto de 2024, o Jardim do Pateo do Colégio recebeu os pianistas Isabela de Carvalho e Marcos Aragoni prestando uma emocionante homenagem ao maestro e pianista Joaquim Paulo do Espírito Santo (1952-2017), um dos expoentes negros da música de concerto no cenário operístico nacional.
A homenagem contou ainda com participação especial do cantor lírico Sebastião Teixeira.
No repertório do concerto, composições de Bach, Debussy, Schumann, Zequinha de Abreu, Francisco Mignone, Carlos Gomes, entre outros.
O terceiro concerto da temporada, realizado em 17 de setembro de 2024, trouxe uma emocionante apresentação ao Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo, homenageando o Maestro Roberto Casemiro.
No elenco: Felipe Brito na direção artística, a soprano Edna d’Oliveira, a mezzo soprano Juliana Taino, o tenor Josival Souza, o barítono David Marcondes, o baixo Anderson Barbosa, Marcos Aragoni ao piano, Pai Marcelinho de Ologunedé, Zuuh Bara, Victor Olubata e Elemoṣo Keke, na percussão. Contando ainda com a participação dos dançarinos Bruno Jordan (Ogun) e Maiwsi Ayana (Ọya).
No dia 15 de outubro o projeto Centro em Concerto aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, com a apresentação do Quarteto Muriti, que trouxe um repertório camerístico de compositores negros e negras: Chiquinha Gonzaga, Florence Price e George Walker.
O Quarteto Muriti é formado pelos artistas Jonathan Cardoso (violino), Marina Dias (violino), Heller Rodrigues (viola) e Nathalia Sudario (violoncelo). Direção artística de Felipe Brito.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.