Sesc Santos promove Cine Concertos e atividade formativa sobre a importância do som no cinema
De 26 de julho a 7 de setembro, a programação do Cine Sonoro reúne intenções que aliam a linguagem cinematográfica com a musical. Na quarta, dia 26/7, às 20h, o projeto apresenta Emidoinã, de André Abujamra, que além de fazer o personagem Iskandar, é também criador e supervisor da obra. O filme-show é uma ópera rock em animação 2d.
A criação e supervisão é de André Abujamra, com imagens produzidas pelo estúdio Openthedoor, e direção artística de Luciano Lagares. A exibição tem acompanhamento da banda formada pelo próprio multiartista, André Abujamra (guitarra e voz), Sergio Soffiatti (baixo), Daniel Nakamura (guitarra), Eron Guarnieri (piano), Kuki Stolarski (bateria).
Na programação diferentes gêneros do cinema – animação, ficção, documentário – como a exibição Silhuetas Musicais, para o público infantil, no dia 30/7, domingo, às 17h30, que mostra curtas de animação da cineasta alemã Lotte Reiniger, criadora da técnica de silhuetas (papel recortado articulado), com a trilha executada ao vivo pelo grupo Gargântua.
A exibição de O Mágico de Oz, estrelado por Judy Garlande e dirigido por Victor Fleming (1939), em sincronia com o álbum The Dark side of the moon, de Pink Floyd, passou a ser constantemente abordado pela cultura popular, após fãs da banda discutirem o fenômeno em um grupo de conversas. O efeito desta sincronização que intriga muitos fãs do cinema e da música poderá ser conferido no dia 9/8, quarta, 20h. Celebrando os 50 anos de lançamento do álbum “The Dark Side of the Moon”, o Cidadão Instigado faz essa apresentação ao vivo do álbum com a exibição do filme.
Também em agosto, no dia 16, quarta, 20h, o filme Sonhos (1990), primeira obra do diretor Akira Kurosawa em Hollywood, tem acompanhamento ao vivo de Yume Project, em uma performance musical dirigida e executada pelo compositor Anselmo Mancini (piano e samples), Kooi Kawazoe (shamisen e koto), Yoohey Kaito (taiko), Ester Benvenuto (flauta transversal e piccolo).
No dia 23/8, quarta, às 20h, a artista Renata Rosa sonoriza o documentário Cine Rabeca em uma performance multimídia que combina composições musicais ao vivo sobre ruídos e sons do filme de arquivo, em um mergulho às sonoridades dos canaviais pernambucanos.
A atividade formativa O poder da Cultura Sonora para o Som com Cinema discute como se organiza o pensamento sonoro dentro de um projeto fílmico. A partir de estudos e práticas da direção de som no cinema, o curso propõe debates a respeito de conceitos e teorias do elemento sonoro nas produções cinematográficas. Com Léo Bortolin, de Som de Black Maria, formado em Cinema e Audiovisual e especialista em Diretor de Som, é artista do som direto, edição, desenho de som para cinema e arte sonora. Os encontros acontecerão de 30/8 a 3/9, quarta a sexta, das 19h às 22h, sábado e domingo, das 14h às 17h.
As inscrições poderão ser feitas a partir de 16/8, às 14h, até 30/8, no aplicativo Credencial Sesc SP e em centralrelacionamento.sescsp.org.br. A partir de 16 anos. Haverá uma taxa de inscrição de R$ 4,50 (credencial plena) a R$ 15,00 (inteira).
E no feriado de 7 de setembro, às 19h, Cine Música apresenta composições inspiradas em filmes clássicos do cinema ao som de harmônica e piano, com os músicos Gabriel Grossi e Eduardo Farias, junto às projeções do artista visual Aquiles Luciano.
Consulte os valores das sessões e a classificação indicativa em sescsp.org.br/cinesonoro
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.