CineClubinho exibe filmes com ingressos gratuitos para toda a família no 50º Festival Sesc Melhores Filmes

01/04/2024

Compartilhe:

A garotada também é super bem-vinda para prestigiar a programação do 50º Festival Sesc Melhores Filmes. Todos os domingos, às 15h, tem sessão especial do CineClubinho, onde serão exibidos filmes direcionados ao público infantil para garantir a diversão de toda a família. As sessões são gratuitas.

Os títulos do CineClubinho foram escolhidos pelo público e pela crítica durante o período de votação, e foram selecionados três dos filmes mais votados no site. Antes de cada sessão, haverá um momento de interação com as crianças, com intervenções e brincadeiras disponíveis no hall do CineSesc para os pequenos soltarem a imaginação.

Timothée Chalamet interpreta a versão jovem de Willy Wonka / Crédito: Divulgação

“Wonka” – dia 7/4, às 15h

Mesmo passada a Páscoa, ainda vão ter muitos chocolates na telona do CineSesc. O primeiro filme do CineClubinho dentro do festival é “Wonka”, de Paul King. Esse musical irresistível traz o ator Timothée Chalamet no papel de Willy Wonka, um jovem mágico e sonhador que tem a intenção de criar a maior fábrica de chocolate do mundo. Sem um tostão no bolso, ele mora em uma pensão e lá conhece alguns amigos que irão ajudá-lo a transformar seu sonho em realidade. 

No cinema, “Wonka” é a terceira adaptação da obra infantil “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, do escritor britânico Roald Dahl. O livro, publicado em 1964, recebeu outras duas versões que foram receitas de sucesso nas bilheterias. Em 1971, “A Fantástica Fábrica de Chocolate” estrelada por Gene Wilder se tornou um clássico instantâneo. Anos depois, em 2005, foi a vez do diretor Tim Burton emprestar seu tom de fantasia para a história, convocando o ator Johnny Depp para interpretar o excêntrico protagonista. Uma curiosidade: todos os três intérpretes de Willy Wonka (Wilder, Depp e Chalamet) foram indicados ao Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia/Musical. 

Em “Wonka”, o público pode conferir a origem humilde e sonhadora de um dos personagens mais amados da literatura e do cinema.

Antes da sessão, às 14h, haverá uma apresentação do grupo A Peste Cia de Teatro com o espetáculo “O Inventor de Sonhos – As Fábulas de Leonardo da Vinci”. Inspirada nas lutas do famoso pintor, a dramaturgia aborda o amor à arte, aos artistas e à defesa da natureza. A peça tem duração de 45 minutos. 

Cena da animação brasileira “Perlimps”, de Alê Abreu / Crédito: Divulgação

“Perlimps” – dia 14/4, às 15h

O cinema brasileiro também está representado no CineClubinho com a encantadora animação “Perlimps”, de Alê Abreu, mesmo realizador de “O Menino e o Mundo” (2013). A história, cheia de magia e aventuras, se passa em uma floresta habitada por criaturas especiais que estabelecem uma aliança para combater o mal. Quando o Bosque Encantado é ameaçado por máquinas mortíferas, os agentes secretos Claé e Bruô, que são líderes de reinos animais rivais, iniciam uma busca pelos Perlimps, criaturinhas misteriosas que são as únicas capazes de ajudar a deter a força maligna sobre a floresta. De reinos diferentes e personalidades muito opostas, Claé e Bruô firmam uma grande amizade para prosseguir em suas missões.

A união faz a força em “Perlimps”, uma fábula sobre coletividade e que elabora uma importante mensagem sobre conviver com as diferenças e de preservação do meio ambiente. Sobretudo, é um filme que utiliza o universo lúdico como metáfora para refletir sobre como as gerações futuras – as crianças de hoje – vão herdar um mundo cheio de falhas. A esperança reside nelas. No aspecto técnico, a qualidade da animação surpreende pelas cores, pela criatividade e pelos vários elementos minimalistas que tornam o visual ainda mais impressionante. 

A animação indicada ao Oscar, “Elementos”, de Peter Sohn, fecha o Cineclubinho do festival / Crédito: Divulgação

“Elementos” – dia 21/4, às 15h

Indicado ao Oscar de Melhor Animação, “Elementos”, de Peter Sohn, fecha com chave de ouro o Cineclubinho do 50º Festival Sesc Melhores Filmes. O mais recente exemplar da Pixar narra uma história divertida e emocionante sobre pertencimento. Em uma cidade chamada Elemento, onde os quatro elementos da natureza – ar, terra, fogo e ar – convivem nem sempre em harmonia, o público é apresentado à Faísca, uma jovem de fogo que trabalha na loja dos pais e exibe uma personalidade temperamental. Quando ela conhece o jovem Gota, do elemento água, ambos criam uma conexão, mas logo levantam questionamentos dos demais habitantes da cidade: afinal, é possível fogo e água terem alguma química?  

“Elementos” é um dos poucos longa-metragem produzido pela Pixar que flerta com o romance. Segundo os realizadores do filme, a história é inspirada em três clássicos românticos do cinema: “Adivinhe Quem Vem para Jantar” (1967), “Feitiço da Lua” (1987) e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001). Na dublagem em português, os personagens recebem as vozes de Luiza Porto, Dláigelles Silva, Giovanna Antonelli, André Mattos, Cacau Protásio e Marisa Orth.

Lembrete: todos os filmes exibidos no CineClubinho são com cópia dublada e classificação livre.

CineClubinho – 50º Festival Sesc Melhores Filmes

Datas: 7/4 (Wonka), 14/4 (Perlimps) e 21/4 (Elementos)

Horário das sessões: 15h.

Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075

Sessões gratuitas. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.