Circuito Sesc de Artes 2025 passa por 6 cidades da região de Guarulhos

26/04/2025

Compartilhe:

De 3 de maio a 8 de junho, ruas e praças de 132 municípios do interior, litoral e da Grande São Paulo, além de São Miguel Paulista, bairro paulistano que integra o Plano de Expansão do Sesc, serão palco da 17ª edição do Circuito Sesc de Artes 2025. Em seis fins de semana consecutivos, sempre aos sábados e domingos, o público poderá vivenciar gratuitamente 840 sessões de atividades que atravessam nove linguagens artísticas e culturais: artes visuais e tecnologias, cinema, circo, dança, literatura, música, teatro, turismo e valorização social.  

A iniciativa é uma realização do Sesc São Paulo em parceria com as prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais.   

Ao todo, 23 unidades estão envolvidas na realização do projeto. A região que contempla o Sesc Guarulhos recebe uma série de atividades que vai passar por Nazaré Paulista (3 de maio), Piracaia (4 de maio), Santa Isabel (17 de maio), Bom Jesus dos Perdões (18 de maio), Atibaia (31 de maio) e Mairiporã (1 de junho). 


Nazaré Paulista
Dia 3/5, sábado, das 16h às 20h
Na Praça Álvaro Guiao

Piracaia
Dia 4/5, domingo, das 16h às 20h
Na Praça Nossa Senhora do Rosário


Santa Isabel
Dia 17/5, sábado, das 16h às 20h
Na Praça da Bandeira

Bom Jesus dos Perdões
Dia 18/5, domingo, das 16h às 20h
Na Praça de Eventos Manoel Vicente Da Costas Néves (Rua São Geraldo, s/n)


Atibaia
Dia 31/5, sábado, das 16h às 20h
Mercado Municipal (Rua Tomé Franco, s/n
)

Mairiporã
Dia 1/6, domingo, das 16h às 20h
No Parque Linear (Av Nipo-brasileira, s/n)


A programação valoriza a produção cultural das regiões participantes, com forte presença de artistas e coletivos que atuam fora da capital. Uma das linhas curatoriais que se fortalece nesta edição, em um movimento realizado nos últimos anos e que agora se consolida, é a quantidade de artistas das regiões atendidas: são 42 grupos de cidades da Grande São Paulo, interior e litoral paulistas, de um total de 76 atrações.

Confira abaixo mais informações sobre a programação dos roteiros que passarão em cada cidade:

Roteiro 7

Nazaré Paulista (3 de maio), Piracaia (4 de maio), Atibaia (31 de maio) e Mairiporã (1 de junho) 

Nas artes visuais e tecnologias, o público descobre novos jogos de tabuleiro com foco na diversidade cultural na atividade Jogando os Afrogames, mediado pelo estúdio Maloca Games. Em Stencil, Sticker e Lambe Lambe, Mimura Rodriguez conduz uma oficina prática e apresenta a história da arte urbana e suas técnicas, com produções explorando a fauna e a flora brasileiras. 

Da esquerda para direita: Jogando os Afrogames com Maloca Games e Stencil, Sticker e Lambe Lambe com Mimura Rodriguez

Em circo, as Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá apresentam Ciranda, espetáculo inspirado nas brincadeiras de roda. O grupo, de São Bernardo do Campo, une artes circenses e cultura popular em uma montagem cheia de música ao vivo. A literatura ganha destaque com a Infusão Literária, da Cia. EntreContos. Essa mediação de leitura cria espaços acolhedores com especiarias aromáticas, buscando resgatar memórias afetivas e emocionais, além de promover o interesse pelos livros e o diálogo com saberes africanos. 

Da esquerda para direita: Ciranda com Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá e Infusão Literária com Cia. EntreContos

Na música, a Rádio Oz, com os DJs Bruxxo e Cyssa Prado, de Osasco, faz uma viagem para as décadas de 1980 e 1990. A discotecagem simula um programa de rádio, com locução e vinhetas, e um repertório que abrange clássicos do rock, black music, disco, jazz e música brasileira. Nas artes cênicas, A Próxima Companhia encena Os Tr3s Porcos, uma montagem que utiliza as linguagens da rua e do circo para abordar, de forma cômica e reflexiva, a temática do direito à cidade e à moradia, a partir da conhecida fábula infantil. 

Da esquerda para direita: Os Tr3s Porcos com A Próxima Companhia e a Rádio Oz com DJs Bruxxo e Cyssa Prado

Horários

Jogando os Afrogames, com Maloca Games
Stencil, Sticker e Lambe-Lambe, com Mimura Rodriguez
Infusão Literária, com Cia. EntreContos
16h – 20h
Rádio Oz, com DJ Bruxxo16h – 18h
19h – 19h10
Os Tr3s Porcos, com A Próxima Companhia18h – 19h
Ciranda, com Gêmeas Dias e a Trupe Cirandá19h10 – 20h

*Os horários das atividades estão sujeitos a alteração.

Roteiro 8

Santa Isabel (17 de maio) e Bom Jesus dos Perdões (18 de maio) 

Unindo artes visuais e tecnologias, a artista visual Jéssica Groke ministra a oficina Tacatinta Minigráfica – Criação de Bottons. A atividade explora a criação analógica de estampas, desde o desenho com lápis e canetinhas em papel pré-cortado até a manipulação de uma prensa mecânica para a produção artesanal de bottons. 

Tacatinta Minigráfica – Criação de Bottons com Jéssica Groke

No mundo circense, a Companhia Tetê Purezempla apresenta A Caixinha de Música da Purezempla. Em cena, a palhaça utiliza ukulele, escaleta e saxofone para divertir o público com cenas cômicas. A escolha da música acontece por meio da interação com o público, que gira roletas para definir o instrumento, o estilo e a velocidade da melodia.  De São José dos Campos, o Circo Colorê propõe a vivência Traquinagem de Circo e convida o público a experimentar habilidades circenses como malabarismo, mágica e equilibrismo. 

Da esquerda para direita: Traquinagem de Circo com Circo Colorê e A Caixinha de Música da Purezempla com a Companhia Tetê Purezempla

A literatura se manifesta na atividade Sankofa e suas Histórias, do Xirê de Quintal, uma contação que se inspira nas tradições orais africanas e promove brincadeiras de países como Gana, Tanzânia e Moçambique, por meio de histórias contadas em roda por pessoas mais velhas. 

Sankofa e suas Histórias do Xirê de Quintal – Foto: Luana Lima

Na música, a DJ Bbeka mostra um set que explora suas raízes e sonoridades pretas, incluindo black music, R&B, afrobeat, dancehall e funk. A banda Chic in Soul celebra os clássicos dos bailes black das décadas de 1970 e 1980 em seu show temático Na Pista, na Vida. O repertório inclui músicas de artistas como Tim Maia, Cláudio Zoli, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal e Os Originais do Samba, além de canções internacionais. 

Da esquerda para direita: banda Chic in Soul e DJ Bbeka

O teatro marca presença com Catimba – A Reviravolta, da Cia. 2 Mililitros. A peça narra a crise do Grêmio Recreativo de Pirapora da Vila Pauliceia após a lesão de seu craque. A decisão sobre o futuro do time, entre um jogador inexperiente ou uma garota bem talentosa, fica a cargo da torcida, que define o final da história. 

Catimba – A Reviravolta, da Cia. 2 Mililitros – Foto: Lyvia Gamerc

Horários

Minigráfica de Bottons, com Tacatinga Minigráfica
Traquinagens Circenses,
com Circo Colorê
Sankofa e Suas Histórias
, com Xirê de Quintal
16H – 20h
DJ Bbeka16h – 17h30
18h45 – 19h
Caixinha de Música, com Tetê Purezempla16h30 – 16h50
17h05 – 17h25
Catimba, com 2 Mililitros Cia Teatral17h30 – 18h45
Chic in Soul19h – 20h

*Os horários das atividades estão sujeitos a alteração.

Atendimento

Durante as ações do Circuito Sesc de Artes, a população também terá acesso a Central de Relacionamento Itinerante, onde os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo podem realizar ou renovar sua Credencial Plena, além de incluir seus dependentes.

Acesse mais informações em sescsp.org.br/circuitosescdeartes, no Portal Sesc e nas redes sociais das unidades do Sesc do interior, litoral e Grande São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.