NESTE MÊS: PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA OLÍMPICA, JOGOS DE PARIS 2024 GARANTEM PARIDADE DE GÊNERO ENTRE ATLETAS / ENTREVISTA COM MIREYA LUIS HERNÁNDEZ, CAMPEÃ NO VÔLEI / DESCUBRA O TALENTO ESTELAR DA CANTORA LENY EVERSONG / POEMAS INÉDITOS DE MÁRCIA KAMBEBA. LEIA MAIS!
Leia a edição de JANEIRO/24 da Revista E na íntegra
Para começar bem o Ano Novo, que tal ficar por dentro do que é destaque na mais recente edição da Revista E? Prestes a completar três décadas de história, a publicação mensal do Sesc São Paulo dá o pontapé inicial a 2024 com reportagens, entrevistas, artigos inéditos e textos de ficção.
Na CAPA, uma ilustração representa o Morro de São Carlos (RJ), berço de Gonzaguinha (1945-1991), artista homenageado pelo novo lançamento do Selo Sesc, o álbum Viver Gonzaguinha. No disco, o sambista Sombrinha interpreta sucessos ao lado de cantores como Martinho da Vila, Elba Ramalho e Criolo.
A primeira REPORTAGEM (Potência feminina – LEIA AQUI) celebra um marco simbólico para o mundo dos esportes: Jogos Olímpicos de Paris 2024 igualam, pela primeira vez em mais de 120 anos de competição, número de atletas mulheres e homens, conquistando equidade de gênero entre os inscritos. Durante a reportagem, relembre a história de campeãs como Janeth Arcain, Edinanci Silva, Joanna Maranhão, Duda Arakaki e Tifanny Abreu, além de conhecer detalhes da programação da edição 2024 do Sesc Verão.
Outra REPORTAGEM do mês (Pelo olhar da criança – LEIA AQUI) mostra que frequentar espaços culturais e áreas verdes desde cedo estimula o desenvolvimento integral das crianças por meio da ampliação de repertório, sociabilização e sensibilização para a hegemonia de espaços “adultocentrados”, ou seja, voltados exclusivamente para a perspectiva adulta. Aproveite o texto para conhecer o Obá! Férias!, que neste mês oferece 30 atividades voltadas à participação ativa de crianças em atividades turísticas.
No Brasil para participar do Sesc Verão 2024, a tricampeã olímpica Mireya Luis Hernández é a nossa convidada para uma ENTREVISTA (Sonhar alto – LEIA AQUI) exclusiva. Durante a conversa, a atleta reflete sobre memórias da sua infância em Cuba, ensinamentos das quadras, legado que pretende deixar para as futuras gerações e os estereótipos que desafiou ao longo de uma carreira dedicada ao esporte. Além disso, Mireya revela as expectativas para o reencontro com o público brasileiro.
A seção BIO (Sempre canção – LEIA AQUI) convida você a descobrir o talento estelar da cantora brasileira Leny Eversong (1920-1984), que conquistou palcos mundo afora no meio do século passado, mas segue desconhecida no próprio país. Aproveite para conhecer o livro A incrível história de Leny Eversong ou A cantora que o Brasil esqueceu (2023), biografia de Rodrigo Faour recentemente lançada pelas Edições Sesc São Paulo.
O ENCONTROS desta edição (A última invenção – LEIA AQUI) convida o jornalista e pesquisador em comunicação digital Vinicius Romanini para uma conversa sobre redes neurais, os limites no uso do ChatGPT e o futuro das profissões diante da digitalização da sociabilidade. Professor da Universidade de São Paulo (USP), Romanini é especializado em investigar as potencialidades e os impactos da inteligência artificial na criatividade humana.
A matéria GRÁFICA deste mês (Taxonomia do poder – LEIA AQUI) apresenta uma série de imagens que representam flores, frutos e outros seres híbridos criados por Giselle Beiguelman. Como alternativa à botânica clássica, capaz de naturalizar preconceitos como racismo, misoginia, homofobia e xenofobia, a artista paulistana usa recursos de inteligência artificial para gerar plantas “insurgentes”, em um movimento de transgressão a uma botânica tirânica.
O DEPOIMENTO de janeiro (Atravessar fronteiras – LEIA AQUI) convida Christiane Jatahy para uma conversa sobre processos de criação dramatúrgica para o teatro e cinema. Premiada com um Leão de Ouro na edição 2022 da Bienal de Veneza, a encenadora carioca reflete sobre como suas obras cênicas e audiovisuais conseguem derrubar as fronteiras entre realidade e ficção.
EM PAUTA na edição de janeiro (São Paulo são muitas – LEIA AQUI), textos de duas personalidades “adotadas” pela capital paulista aproveitam a comemoração pelos 470 anos de São Paulo para celebrarem a potência de vida da maior cidade do país. No texto “Eram a Consolação” (trecho do livro homônimo lançado pelas Edições Sesc São Paulo), a pesquisadora Lúcia Helena Gama revela os primeiros acordes da sociabilidade musical de SP nos anos 1690 e 70. Enquanto isso, Marcelino Freire publica “Sobre viver em São Paulo”, texto no qual pede licença poética para falar da metrópole no século 21.
O INÉDITOS (LEIA AQUI) publica cinco poemas de Márcia Wayna Kambeba criados exclusivamente para a Revista E. Em “Marco temporal”, “Maria de todas as Marias”, “Para sempre Amazônias”, “Amazônia menina” e “Palha velha e palha nova”, as rimas da escritora refletem sobre questões como a violência contra povos indígenas e os conflitos trazidos pela vida na cidade. Para ilustrar os poemas de Kambeba, convidamos a artista visual Karen Suehiro.
Por fim, o ALMANAQUE (Arte em expansão – LEIA AQUI) convida o leitor para um passeio por cinco centros culturais paulistanos que recentemente aumentaram seus espaços e acervos de arte para atraírem um público cada vez mais diverso. Entre eles, conheça as ampliações da Casa das Rosas, a Pina Contemporânea, as novas unidades do Sesc (Sesc Casa Verde e Sesc 14 Bis), o Masp e a unidade paulistana do Centro Cultural Banco do Brasil.
A Revista E deste mês traz, ainda, a seção DOSSIÊ, com destaques da ação cultural do Sesc São Paulo em todo o Estado. Entre eles, programe-se para a estreia de Karaíba, no Sesc Pompeia, do espetáculo infantojuvenil que une mitologia indígena e aventura para reforçar que a nossa história não começou em 1500; caia na folia com o projeto Eu vou botar meu bloco na rampa, que ocupa o Sesc 24 de Maio com quatro grupos carnavalescos nas tardes de sábado; e bote o corpo para mexer nas aulas abertas, bailes e batalhas de dança do projeto Noites Quentes de Verão, no Sesc Avenida Paulista.
A EDIÇÃO DE JANEIRO/24 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!
Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).
Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube
A seguir, leia a edição de JANEIRO/24 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.