Comedorias do Sesc São Paulo servem novas preparações durante Experimenta! Comida, Saúde e Cultura 

17/10/2024

Compartilhe:

Preparações servidas no Sesc Taubaté. Foto: Marcelo Friggi 

De 15 a 27 de outubro, todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo promovem o Experimenta! Comida, Saúde e Cultura. São mais de 130 atividades gratuitas, como bate-papos, encontros, vivências e oficinas culinárias. O projeto aborda a alimentação e seus diálogos com áreas como a cultura, a saúde, o meio ambiente, dentre outras.  

Durante esse período, algumas Comedorias do Sesc São Paulo vão oferecer preparações inspiradas pelos conceitos do Experimenta!. É um convite a você experimentar novos conhecimentos e sabores. Confira alguns destaques! 

Sesc Belenzinho

Salada de alface, azedinha, picles de maxixe e capuchinha. Foto: Rafael Procópio 

Uma variedade de delícias serão servidas nas Comedorias da unidade: brigadeiro com casca de banana; bolo de fubá com maçã e canela; torta de talos de couve e azedinha; quibe de grãos e bertalha; bolinho de mandioca com linguiça suína e queijo muçarela, acompanha molho com hortelã e pariparoba; pão artesanal tostado com geleia de maçã com malvavisco e com queijo cremoso; sanduíche com pasta de frango cremoso e ora-pro-nobis no pão artesanal; e sanduíche com abobrinha assada com pasta de abóbora, tahine e castanha-de-caju no pão de miga; salada de alface, azedinha, picles de maxixe e capuchinha; creme de batata com linguiça calabresa e ora-pro-nobis, e creme de batata com ora-pro-nobis; massa seca com molho pesto de ora-pro-nobis com queijo coalho e castanha-de-caju; e pão de queijo recheado de pasta de abóbora, tahine, castanha-de-caju e queijo minas padrão. 

Sesc Bertioga 

Bolinho de mandioca e queijo coalho com recheio de ora-pro-nóbis, acompanha geleia de jabuticaba. Foto: Cristiane Silva 

De 15 a 27 de outubro, a unidade serve bolinho de mandioca e queijo coalho com recheio de ora-pro-nóbis, acompanha geleia de jabuticaba. 

Sesc Birigui 

Sanduíche com peixinho da horta empanado e molho de mostarda no pão australiano e, ao fundo, creme de inhame com cupuaçu e calda de damasco. Foto: Rodrigo Griggio 

Em períodos diferentes, a unidade irá servir creme de inhame com cupuaçu e calda de damasco (15 a 20/10), tigelinha com purê de banana da terra e ragu de pernil (15 a 20/10), sanduíche com peixinho da horta empanado e molho de mostarda no pão australiano (15 a 27/10) e bolo de abobrinha com calda de chocolate e leite de coco (22 a 27/10). 

Sesc Campinas 

Torta de mandioca com palmito, abóbora e ora-pro-nóbis. Foto: Beatriz Romanello 

No período do projeto, a mandioca, alimento historicamente presente na culinária brasileira, é a base da preparação que leva em sua composição ora-pro-nóbis entre outros ingredientes: torta de mandioca com palmito, abóbora e ora-pro-nóbis. 

Sesc Carmo 

Bolo de jabuticaba com calda de jabuticaba. Foto: Monique Santos 

A unidade na região central de São Paulo serve bolo de jabuticaba com calda de jabuticaba, uma preparação com uma fruta que está na época em outubro, nativa da mata atlântica. 

Sesc Casa Verde 

Na frente, bolo de castanha-do-brasil com canela e goiabada; e bolo gelado de coco; ao fundo, creme de café com chocolate; e brigadeiro de castanha-de-caju. Foto: Michel Santos 

Na Zona Norte, o público irá se deliciar com bolo gelado de coco; creme de café com chocolate; bolo de castanha-do-brasil com canela e goiabada; e brigadeiro de castanha-de-caju. 

Sesc Consolação 

Creme de graviola com geleia de hibisco e azedinha. Foto: Geysa Bernardes 

Quem for à unidade poderá se deliciar com brigadeiro com azeite de oliva extravirgem; e creme de graviola com geleia de hibisco e azedinha. 

Sesc Guarulhos 

Bolo de ora-pro-nóbis com limão. Foto: Igor Jatobá 

No Sesc Guarulhos, o cardápio valoriza alimentos brasileiros, enaltecendo a cultura regional e a riqueza dos ingredientes provenientes das diversas regiões do país, equilibrando autenticidade e a descoberta de novos sabores. Em períodos e horários variados: sanduíche com pasta de grão-de-bico, pimentões e especiarias no pão artesanal, com temperos brasileiros como coentro, cominho e limão; bolo de café com castanha-do-brasil; polenta cremosa com ragu de palmito, taioba e paçoca de baru; bolo de caju com melado de cana; creme de queijo com calda de pitanga; bolo de ora-pro-nóbis com limão; creme de ciriguela com calda de amora. 

Sesc Interlagos 

Arroz doce. Foto: André Luiz Silva 

A unidade irá servir receitas caseiras, tradicionais e carregadas de memória afetiva para celebrar a culinária brasileira. De quarta a domingo, das 9h às 17h, no Café Campestre: bolo de chocolate; e arroz doce. 

Sesc Itaquera 

Pão artesanal com cobertura de abobrinha, cenoura, tomate e cebola-roxa. Foto: Isabela Lisboa 

Durante o projeto, a unidade valoriza os ingredientes brasileiros e sustentáveis. Serão servidos pão artesanal com cobertura de abobrinha, cenoura, tomate e cebola-roxa, acompanha azeite aromatizado com azedinha, nos dias 19 e 20/10; e azeite aromatizado com ora-pro-nóbis, no dia 26/10; e brigadeiro de juçara com castanha-do-brasil. 

Sesc Pinheiros 

Creme de caju com tofu orgânico e farofa de castanhas. Foto: Renan Cantuario 

Na zona oeste da capital paulista, o Sesc irá servir creme de caju com tofu orgânico e farofa de castanhas; sanduíche com palmito assado, hortelã e pasta de lentilha vermelha no pão artesanal; e bolo de ora-pro-nóbis com calda de chocolate. 

Sesc Piracicaba 

Bolo de agrião com cobertura de brigadeiro de cacau e beterraba. Foto: André Romani 

Se está na época, tem na Comedoria! Com esse lema, a unidade de Piracicaba serve bolo de agrião com cobertura de brigadeiro de cacau e beterraba. O agrião e a beterraba estão entre os ingredientes sazonais da região, e trazem frescor e sabor incomparáveis. 

Sesc Santo Amaro 

Torta grão-de-bico com taioba. Foto: Stephany Tiveron 

Em períodos diferentes, a unidade irá servir delícias. De 15 a 20 de outubro: doce cremoso de chocolate com raspas de chocolate meio amargo; creme de coco com abacaxi caramelado; pavê de maracujá; bolo de banana invertido; tigelinha de tofu orgânico, couve-flor e pesto de azedinha com peixinho da horta empanado; torta grão-de-bico com taioba. De 19 a 20 de  outubro: massa seca com molho de castanha-de-caju, tofu orgânico e levedura. De 22 a 26 de outubro: doce cremoso de chocolate com amendoim, coco, cravo e canela; creme de cajá com crocante de amendoim; bolo de cenoura com cobertura de chocolate; tigelinha de casca de banana com pimentões e molho de tomate. No dia 26 de outubro: massa seca com molho sugo e bolinho de grão-de-bico com berinjela, acompanha farofa de semente de girassol com levedura). E de 15 a 26 de outubro: sanduiche com recheio de jaca refogada e vinagrete de repolho roxo no pão miga. 

Sesc São José dos Campos 

Fubá suado. Foto: Mariana Krauss 

A unidade apresenta preparações que representam a diversidade da culinária brasileira, influenciada pelos povos originários, indígenas, quilombolas e caiçaras. No cardápio, será servido buré (receita tradicional indígena, à base de milho com cambuquira – broto da abóbora); fubá suado (receita tradicional quilombola, preparada com fubá e toucinho); bolo de puba; creme de açaí e cupuaçu; e suco de umbu e caju. 

Sesc Taubaté 

Peixinho da horta empanado com limão-cravo. Foto: Marcelo Friggi 

De 16 a 26, a unidade irá servir aos seus visitantes, em períodos variados: bolo de ora-pro-nóbis com cobertura de ora-pro-nóbis e limão; creme de abacate com cacau, melado de cana e amêndoas; creme de maçã com chocolate ao leite com castanha-do-brasil; suco de graviola e cajá; peixinho da horta empanado com limão-cravo; sanduíche com ragu de lombo suíno com queijo minas padrão, vinagrete de abacaxi e capuchinha no pão ciabatta; tigelinha de abobrinha com pesto de manjericão

e pão tostado com manteiga e geleia da fruta do ora-pro-nóbis. 

Sesc Vila Mariana 

Sagu com leite de coco, capim-santo, manga e xerém de castanha-de-caju. Foto: Estevão Silveira 

A culinária brasileira sofreu influência de vários povos, incluindo os africanos escravizados. Os africanos da diáspora buscaram, na criatividade e organização, as formas de resistir mantendo suas culturas vivas, principalmente a culinária, que carregou diversas características da sua origem. Com esse pensamento, a unidade irá servir preparações inspiradas na culinária africada: sanduíche com ragu de frango, amendoim, camarão e azeite de dendê no pão ciabatta; sanduíche de abobrinha, berinjela e cenoura assados, com pasta de feijão-fradinho e coco tostado; canjica com crocante de coco, mel e pimenta; sagu com leite de coco, capim-santo, manga e xerém de castanha-de-caju; bolo de coco com compota de abacaxi e pimenta; e tigelinha de purê de cará com molho de camarão, amendoim, canjica e farofinha de quiabo. 

*Os itens das unidades podem variar conforme disponibilidade.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.