Resumo
O texto busca entender e comparar os registros fotográficos de Militão,
Gaensly, Becherini e B.J. Duarte, quatro importantes fotógrafos que documentaram
a cidade de São Paulo em diferentes momentos. Num período
de quase um século, a cidade também se alterou profundamente, tanto do
ponto de vista urbano e arquitetônico, como do ponto de vista técnico (taipa,
tijolo, concreto armado). O suporte fotográfico – a cópia fotográfica, o
álbum, o cartão postal, a revista ilustrada – se modificou com a finalidade de ampliar o consumo da imagem fotográfica urbana.
Palavras-chave: São Paulo, fotografia, fotografia urbana, fotografia
documental, cartão postal, modernidade.
Abstract
This essay seeks to understand and compare the photographic records
by Militão, Gaensly, Becherini, and B.J. Duarte, four important photographers
who documented the city of São Paulo at different times. In this
period of nearly a century, the city has also changed profoundly, both from
the urban and architectural point of view, and from the technical point of
view (taipa, brick, reinforced concrete).
The photographic support – the photographic copy, the album, the
postcard, the illustrated magazine – has been modified in order to increase
the consumption of the urban photographic image.
Keywords: São Paulo, photography, urban photography, post card,
modernity.
Baixe o artigo completo aqui:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.