Ellen Oléria canta Beyoncé, A Origem do Mundo e Oficina de Terrários estão entre os destaques
Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Sesc São Paulo participa da Virada Cultural 2023 com programação gratuita em 16 unidades na capital. Shows, espetáculos, exibições de filmes, vivências e outras ações culturais tomam conta da cidade nos dias 27 e 28 de maio.
Com o tema “Virada do Pertencimento”, o Sesc Ipiranga sedia uma série de atividades nessa edição da Virada Cultural entre às 17h do sábado, dia 27 de maio, e às 18h30 do domingo, dia 28.
No auditório, o espetáculo “A Origem do Mundo” tem duas sessões gratuitas no sábado, 27/5. Baseado nos quadrinhos de Liv Stromquist, duas atrizes experimentam, com humor, diferentes linguagens teatrais para recriar passagens importantes da linha do tempo e questionar nomes como Freud, Sartre e a NASA em relação ao que foi dito sobre a vulva e a vagina. Com Julia Tavares e Luisa Micheletti, tem direção de Maria Helena Chira.
Pra quem curte um cineminha, também no sábado tem sessão de “Cadillac Records” de Darnell Martin. O filme de 2008 retrata a Chicago de 1947, onde um polonês imigrante e proprietário do bar Leonard Chess contrata músicos de blues. Entre eles está o guitarrista Muddy Waters e o gaitista Little Walter. No elenco, nomes como Adrian Brody, Beyoncé e Mos Def retratam, respectivamente, Leonard Chess, Etta James e Chuck Berry.
Na programação musical, tem “Ellen Oléria canta Beyonce” no teatro do Sesc Ipiranga! A cantora e compositora brasiliense revisita o início da carreira de Beyoncé, no grupo “Destiny’s Child”, até a era “Lemonade”. Clássicos como “Say My Name”, “I’m Survivor”, “Who Run The World”, “Crazy In Love” e “Love On Top” não devem ficar de fora do repertório.
As artes visuais também integram a Virada deste ano, com a oficina “Turbantes e Estamparia com Símbolos Adinkra”, com Manifesto Crespo. A ideia é promover um encontro que dialoga estética e identidade, juntamente ao tema da ancestralidade e o ensino de técnicas de torço e amarrações do tecido, além de técnicas de estamparia a partir de símbolos adinkra.
E a criançada não fica de fora! Por aqui tem o espetáculo “O Passarinho que Não Sabia Voar” que conta a história de um passarinho com muito medo de altura que sonhava em conhecer o mundo, mas não tinha coragem de voar. Inspirada no e-book O Passarinho Verde, de Camila Ohl e Lia Sati, a adaptação de Eloisa Elena amplia a história, trazendo questões como a superproteção materna, o peso das expectativas familiares sobre uma criança, o medo de crescer e se deparar com os perigos do mundo, o valor da amizade e a importância do respeito à essência da natureza de cada um. Com Barracão Cultural.
Também tem sessão dupla de Curumininices, com a oficina “Faça sua Pulseira de Contas” que propõe a vivência das atividades manuais e entendimento dos materiais, com a criação de uma pulseira com contas e miçangas coloridas pela criança.
Pra quem gosta de circo, o Circo Zanni chega no Quintal com o “Cortejo Musical Circense”, uma intervenção que aproxima os artistas do público através da música e das paradas cômicas, com apresentações de números de variedades por personagens clássicos do imaginário circense e seus instrumentos.
Meio ambiente e sustentabilidade também estão presentes na programação com a oficina “Microcosmo Vegetal: Terrários” onde o pessoal do Canto da Horta ensina quais plantas escolher, como montar, decorar e cuidar desses mini jardins em potes de vidro. Ideal para pequenos espaços, ao final da oficina cada participante leva consigo o jardim para casa.
A retirada antecipada de ingressos é necessária para as ações que ocorrem em espaços fechados do Sesc, respeitando as capacidades de cada local. “Ellen Oléria canta Beyoncé”, “A Origem do Mundo”, Cadillac Records e “O Passarinho que Não Sabia Voar” estão entre elas.
Os ingressos devem ser retirados de maneira on-line, pelo site do Sesc São Paulo, a partir das 12h do sábado, dia 27 de maio e a retirada presencial poderá ser feita nas bilheterias das unidades do Sesc a partir das 16h do sábado. Para as exibições do CineSesc, a retirada de ingressos é somente presencial, a partir das 16h do dia 27, na bilheteria da unidade.
Para as oficinas “Microcosmo Vegetal: Terrários”, “Faça sua Pulseira de Contas” e “Turbantes e Estamparia com Símbolos Adinkra”, os participantes devem comparecer à bilheteria da unidade 30 minutos antes da atividade começar e retirar o ingresso.
Para acompanhar o “Cortejo Musical Circense”, com Circo Zanni, é só chegar!
Todos os detalhes, horários e informações sobre a programação do Sesc Ipiranga na Virada Cultural 2023 estão no Portal Sesc em sescsp.org.br/ipiranga.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.