Cursos e oficinas para a família, bate-papos, feira literográfica, vivências, instalação e demonstrações artísticas de artes visuais e tecnologias.
De 5 a 14 de julho o Sesc São José estará em FestA! Festival de Aprender, integrando o projeto que acontece em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, oferecendo atividades gratuitas nas áreas de Tecnologias e Artes, com o objetivo de incentivar experiências e aprendizagens.
No Sesc São José dos Campos, a programação destaca o fomento da pesquisa e da realização de processos artesanais de criação de desenhos, ilustrações, criações gráficas, imagens, palavras e narrativas estéticas e políticas.
Entre os destaques da programação, o quadrinista Davi Calil, autor da história em quadrinhos da série de animação “Irmão do Jorel”, ministra o curso ‘A História por trás dos quadrinhos’, trazendo aos participantes um ponto de partida para a criação de quadrinhos; Abordando temas como Arte Urbana, Ancestralidade e Futuros, a artista de Teresina, Luna Bastos e a gestora de carreiras de artistas visuais, Carolina Herszenhut, conversam com o público sobre suas influências e vivências nas artes visuais e apontando caminhos para os possíveis cenários potenciais; Já no curso Ilustrando Elementos Botânicos com Guache, o ilustrador Vienno, apresenta os fundamentos básicos da pintura a guache, passando pelo estudo de valores em preto e branco até a prática de paletas de cor, com o objetivo de chegar à ilustração de frutos, flores e plantas.
Integrando a programação, artistas consolidados, iniciantes e amantes das artes gráficas trazem para o FestA! a Ocupação Escambo Gráfico, um projeto completamente baseado na troca, seja de ideias, experiências ou arte e chegam trazendo uma série de vivências convidando o público a participar deste evento por meio de oficinas diversas, como por exemplo, a criação de cartazes, lambe-lambes, minicordéis, entre outras, proporcionando ao público a experiência poética do fazer. Além de todas essas atividades, a Ocupação Escambo Gráfico: Mostra Itinerante, sob a curadoria e produção de Ludmila Siviero e Vitor Pedroso, expõe 100 obras de participantes da primeira edição do projeto Escambo Gráfico (2021), com artes em pequenos formatos, retratando o mundo contemporâneo.
Para os finais de semana, a Feira Literográfica reúne artistas independentes, com suas publicações, sendo que no primeiro final de semana (dias 6 e 7), o evento é dedicado a publicações como fotolivros, zines e outras publicações visuais, enquanto no segundo (dias 13 e 14), a feira reúne iniciativas ligadas ao texto, com livros independentes e pequenas editoras. A feira conta com a curadoria e produção da Lote 42 e Banca Tatuí.
Para as crianças, um dos destaques é a oficina Desenhaço: Lápis de Cor, com a artista visual PriWi, que propõe aos pequenos participantes um desenho colaborativo, para experimentarem juntos materiais e possibilidades artísticas com orientação e muito lápis de cor; Outra atividade que contempla as crianças, é o Cinema de Papel, com a educadora audiovisual, Tatiana Del Gadelha, sensibilizando seu público para o mecanismo audiovisual utilizando elementos de papel, confeccionando brinquedos ópticos e câmaras escuras, entre outras coisas.
Entre vivências, oficinas, bate-papo, cursos, feira e instalação, são 22 atividades, todas gratuitas, para aproveitar com toda a família. Confira a programação completa aqui e saiba como participar de cada atividade.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.