De 2 a 22 de setembro, o Sesc participa da 11ª edição da Virada Sustentável em São Paulo, movimento de mobilização para a sustentabilidade que envolve organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população.
Em um formato híbrido, o evento tem como proposta intervir em espaços públicos de São Paulo para a inserção de mensagens e informações, promovendo reflexões sobre um mundo pós-pandemia. As mensagens presentes nestas intervenções foram formuladas por 100 organizações de diversos setores da sociedade e poderão ser encontradas em mobiliário urbano, escadas de estações de metrô, empenas de prédios e escolas distribuídos por várias regiões da cidade. Painéis de debate e atividades artísticas também fazem parte da programação do evento. Acesse viradasustentavel.org.br para conhecer a programação completa.
Conheça a seguir as atividades on-line oferecidas por unidades do Sesc, na Virada Sustentável.
04/09 e 8/09, sábado e quarta, após 16h
Sesc Registro
Mata Viva – Habitantes da Mata Atlântica
Com Arte de Sávio Soares, acessibilidade por Museus Acessíveis
24 animações apresentam 12 espécies da fauna e 12 da flora do Vale do Ribeira/Mata Atlântica, seu habitat, dieta, crescimento e importância dentro do respectivo bioma. As animações têm a intencionalidade de fomentar a educação para sustentabilidade, de forma acessível a todas as idades e públicos.
Onde? Você poderá conferir no YouTube e Instagram do Sesc Registro
Classificação indicativa: Livre
10/09 a 08/10, sextas, das 17h às 18h
Sesc Guarulhos
Resíduos sólidos: o que fazer?
Com Agentes de Educação Ambiental
Produção e difusão de conteúdo online sobre gerenciamento de resíduos, contendo informações sobre a problemática envolvendo os resíduos sólidos e as questões locais do município de Guarulhos.
Onde? Você poderá acompanhar no Instagram e Facebook do Sesc Guarulhos
Classificação indicativa: Livre
11/09, sábado, às 16h
Sesc Ideias
Ciência, educação e tecnologia – da difusão à cidadania
Com Nurit Bensusan, Leda Cartum, Reinaldo Guedes. Apresentação de Thiago Marchini. Mediação de Duda Menegassi
A ciência aponta que é preciso rever as rotas do desenvolvimento e pensar na sustentabilidade da vida na terra, para tanto, informação, envolvimento e participação cidadã são fundamentais. O encontro discute como os canais de difusão científica podem ser ainda mais popularizados, além da tecnologia e educação como aliados na sensibilização destes conteúdos e na articulação da dive rsidade de saberes.
Onde? No Canal do Sesc São Paulo no YouTube
Classificação indicativa: Livre
14 a 17/09, terça a sexta, das 19h às 21h
Sesc Pinheiros
Práticas de permacultura urbana no cotidiano
Com Coletivo Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã
Neste ciclo de encontros, serão apresentados, em rodas de conversa e oficinas, como os princípios e a ética da Permacultura podem ser colocados em prática em ambientes urbanos.
Onde? Plataforma Microsoft Teams (https://bit.ly/PraticasPermacultura)
Classificação indicativa: Livre
17, 18 e 19/09, sexta, sábado e domingo às 10h
Sesc Santana
Árvores do Santana
Quais árvores se encontram no entorno do Sesc Santana? Uma coleção de cards no Instagram vai apresentar treze árvores que se destacam: o nome científico de cada uma delas, seus nomes populares, origens e curiosidades.
Onde? No Instagram do Sesc Santana
Classificação indicativa: Livre
22/9, quarta, das 19h às 20h30
Sesc Santos
Emergências do século XXI: A Cidade em (De)Composição
Com Lucas Carvalho, empreendedor solidário em compostagem; André Cerveny, artista e agrofloresteiro; e mediação de Gustavo Torrezan, educador e artista
As cidades compostas ao longo do século XX basearam seu desenvolvimento na ideia de que a água, energia elétrica e alimentação são inesgotáveis. A partir de um exercício de criativo, apresentamos um debate em que a arte contemporânea se soma a empreendimentos solidários de compostagens que pululam em diversas cidades brasileiras e impactam na construção das utopias das cidades que queremos viver hoje.
Onde? Você poderá conferir no YouTube do Sesc Santos
Classificação indicativa: Livre
13/09, segunda, 18h00 às 19h30
Sesc Florêncio de Abreu
Faça você mesmo: Reservatório para água da máquina de lavar
Com J. Eduardo Paiva, educador do Espaço de Tecnologias e Artes
É urgente e necessário que nós façamos uso racional da água, recurso essencial para a vida. Nesta época de estiagem em São Paulo, a oficina convida os participantes para aprender como fazer em casa e a partir do reuso de materiais, um reservatório para guardar a água que sai da máquina de lavar.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir de 06/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: Livre
16/09 a 21/10, quintas, das 19h às 22h
Sesc Ipiranga
Sementes Gráficas: água, polpa e matéria, um mergulho no fazer artístico
Com Luciane Kunde
Nesta oficina, os participantes poderão explorar a modelagem de papéis a partir de papéis reciclados, aliada à utilização de plantas, pigmentação e impressões em relevo.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir de 09/09, às 13h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: A partir de 16 anos
16/09 a 21/10, quintas-feiras, das 19h às 21h
Sesc 24 de Maio
Usando hortas e compostagem como plataformas educativas
Com Pé de Feijão
Curso voltado a educadores(as), multiplicadores(as) e demais pessoas interessadas nas temáticas da horta e da compostagem como plataformas educativas, para que possam compreender melhor esses conteúdos e compartilhá-los dentro de suas áreas de atuação e territórios. A atividade conta com serviço de tradução em Libras.
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir de 07/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: 18 anos
17/09, sexta, às 10h
Sesc Consolação
Prosa 60+ Busca pelo equilíbrio: Corpo, Natureza, Planeta
Com Rita Mendonça, bióloga, sociológica, facilitadora de processos de aprendizagem com a natureza
Como estamos nos relacionando com os nossos corpos, com os seres vivos que nos rodeiam e com o planeta que habitamos? É necessário repensar a forma de estar no mundo e buscar a compreensão da vida (em sua amplitude e multiplicidade) uma relação harmônica e sadia com a natureza. Nessa conversa falaremos sobre esses e outros temas, e refletiremos sobre a nossa história, trajetória e presença no mundo hoje.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir de 07/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: 10 anos
18/09 a 30/10, sábados, das 10h às 12 h
Sesc Guarulhos
Comece já a plantar!
Com Agentes de Educação Ambiental
O plantar deixou de estar relacionado apenas à prática de produção de alimentos ou a jardinagem paisagística. Atualmente, tornou-se ato político e de resistência das causas socioambientais. Este é um curso teórico-prático sobre plantio e cultivo orgânico, com técnicas de manejo agroecológico e composto por sete encontros.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir de 03/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: 15 anos
21/09, terça, às 16h
Sesc Bom Retiro
Como fazer sabão líquido
Com Sabão do Povo, iniciativa da Casa do Povo para a produção sabão com óleo de cozinha usado
A oficina apresenta como é feita a produção do sabão líquido, ingredientes e receita. O encontro traz também um bate-papo com Adriana Sumi, farmacêutica, produtora de itens naturais de higiene e limpeza, fundadora da Sabão do Povo, que falará mais sobre os processos de confecção de sabão. Um vídeo registrando a síntese do processo de confecção do sabão sólido será disponibilizado nos canais do Sesc Bom Retiro no Instagram e Facebook, no dia seguinte à oficina.
Onde? Plataforma Microsoft Teams
Inscrições a partir de 14/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: livre
22/09, quarta, das 16h30 às 18h
Sesc Pompeia
Mobilidade, desigualdades e direito à cidade
Com Kelly Fernandes
O encontro propõe discutir as políticas públicas que vêm sendo adotadas para mobilidade urbana nas cidades brasileiras frente à necessidade de incentivar meios de locomoção mais sustentáveis, e como elas se relacionam com as demandas da população pobre e periférica, que mora longe dos grandes centros e depende de transporte público.
Onde? Plataforma Zoom
Inscrições a partir de 15/09, às 14h, em sescsp.org.br/inscricoes
Classificação indicativa: Livre
Durante a 11ª edição da Virada Sustentável, o Sesc SP disponibiliza uma seleção de conteúdos audiovisuais que abordam a questão socioambiental, buscando promover reflexões sobre as relações entre os seres humanos e o ambiente, assim como acerca dos aspectos socioculturais implicados na construção de uma experiência sustentável. Disponível na plataforma Sesc Digital (https://sesc.digital/colecao/virada-sustentavel) a partir de 14/9. Contém Libras, audiodescrição e legendas.
Direção: Cristina Flória e Alberto Alvares
Brasil, 2021, 1h12min.
Classificação Indicativa: livre
Realizado na Terra Indígena Jaraguá, no município de São Paulo, nas aldeias Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Tekoa Itakupe, Tekoa Yvy Porã e Tekoa Ita Endy, o documentário revela o universo das mulheres Guarani e sua resistência para manter o nhandereko, o modo de ser Guarani.
Direção: Cristina Flória e Wagner Pinto
Brasil, 2018, 40min.
Classificação indicativa: Livre
O documentário apresenta a tradição das brincadeiras que atravessam gerações de crianças do povo indígena xavante da aldeia Pimentel Barbosa (MT).
Direção: Esmir Fiho
Classificação indicativa: Livre
Márcia Tiburi recebe a professora e líder indígena Jerá Guarani e o filósofo Marcelo Pelizzolli para uma conversa sobre o significado da palavra natureza e suas diferentes interpretações.
Concepção: Adelina von Fürstenberg
Cineastas de 11 países, de todos os continentes, refletem sobre as relações entre a sociedade humana e o ambiente natural, agravadas pelas mudanças climáticas. Produzido pela Organização Não Governamental ART for The World, com patrocínio das Nações Unidas, World Meteorological Organization e da Cidade de Milão, e apoio DDC/DFAE (Swiss Direction of Development and Cooperation/Ministry of Foreign Affairs), EU/EFI/ITC (European Union/ Ethical Fashion Initiative/ International Trade Centre), GAIL (India) e SESC São Paulo, entre outros.
TUÃ INGUGU – OLHOS D’ÁGUA
GAIVOTA FAMINTA (HUNGRY SEAGULL)
UM DIA DE SOL (A SUNNY DAY)
DE VOLTA PARA O FUTURO (KA MUA KA MURI – WALKING BACKWARDS INTO THE FUTURE)
REINO (KINGDOM)
LAC
OLMO
EXTRAÇÃO: A JANGADA DE MEDUSA (EXTRACTION: THE RAFT OF THE MEDUSA)
QURUT
O DIVÓRCIO DE MEGHA (MEGHA’S DIVORCE)
A ÚLTIMA DANÇA (LAST DANCE)
DIREÇÃO: DANIELA THOMAS
Brasil, 11min.
Classificação Indicativa: Livre
Legendas em português
Na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no parque indígena do Xingú, a água é tão antiga quanto os humanos e é a fonte da vida. É dali que vem todo o sustento dos originários, seu alimento, sua bebida, seu banho, sua alegria.
DIREÇÃO: LEON WANG
China, 7min.
Classificação Indicativa: Livre
Legendas em português
Em uma ilha não muito distante do continente, a gaivota pai guarda as gaivotas recém-nascidas e aguarda o retorno da mãe gaivota. A dieta das gaivotas é composta por peixes pelágicos, moluscos e insetos aquáticos em pantanais e estuários costeiros. No entanto, com a pesca excessiva de e poluição do meio marinho, as gaivotas podem capturar cada vez menos alimento.
DIREÇÃO: FAOUZI BENSAÏDI
Marrocos, 12min.
Classificação Indicativa: Livre
Legendas em português
Num futuro distante e próximo, fantástico e absurdo, homens e mulheres sobrevivem como podem. Através de cenas da vida de um homem, descobrimos os efeitos devastadores das mudanças climáticas sobre os seres humanos e a natureza. Como nos protegeremos do calor ou do frio excessivo? Como será ir a um supermercado ou a um zoológico cheio de espécies diferentes? Um passeio perturbador e hilário em um futuro, que já é, em grande parte, o nosso presente.
DIREÇÃO: KARIN WILLIAMS
Nova Zelândia, 6min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
O filme segue um garoto através do tempo: do assentamento da ilha pelos polinésios exploradores, passando pelo impacto europeu durante o período missionário no Século XIX, até a história recente em que o aeroporto internacional foi construído pelas forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial e a atual era turística, projetando no futuro a destruição do ecossistema da ilha e um retorno ao passado. O garoto é participante e observador, vivendo sua vida e ficando do lado de fora de seu próprio tempo para observar como as forças humanas criam rápida destruição. Por fim, o filme é um apelo à ação, pedindo a todos que tomem medidas imediatas para salvar esse precioso ecossistema antes que ele se perca para sempre.
DIREÇÃO: BETTINA OBERLI
Suíça, 11min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
O curta-metragem conta a história de uma mulher, talvez a última mulher sobrevivente em um planeta pós-apocalíptico. Ela tem que sobreviver aos dias muito quentes, esconder-se do sol escaldante, enquanto a única fonte de água é o pequeno pedaço de geleira que ela tenta proteger do derretimento com os restos de um mundo perdido. Somente à noite ela encontra paz e consolo em suas memórias e na convivência com outros seres vivos. Mesmo sob as condições mais difíceis, encontra força no encontro com os animais.
DIREÇÃO: MAHAMAT-SALEH HAROUN
Chade, 7min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
Kellou é uma mulher que vive em Bol, capital da província de Sahel. Ela é pescadora, profissão transmitida de mãe para filha, mas há alguns anos o lago Tchad está encolhendo e peixes tornaram-se raros. O trabalho de Kellou está ameaçado. Um dia, sua filha Mouna, de 12 anos, lhe dá uma idéia: recolher as sacolas plásticas do lago e fazer cordas para vendê-las no mercado. Por esse simples gesto, Kellou consegue, a seu modo, lutar contra a poluição plástica e adaptar-se às novas condições trazidas pelas mudanças climáticas.
DIREÇÃO: SILVIO SOLDINI
Itália, 10 min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
Olmo, 80 anos, olha pela janela de um prédio no subúrbio da cidade. Seu neto de oito anos, Giulio, lê para ele um artigo do jornal sobre o derretimento de geleiras, efeito estufa, metano e CO2. No dia seguinte, eles embarcam em uma pequena jornada em busca de uma velha árvore vez de ir para a escola.
DIREÇÃO: SALOME LAMAS
Portugal, 7 min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
O filme é uma alegoria que retrata um breve momento de euforia enquanto os ocupantes da balsa de Medusa vislumbram a ilusão de serem resgatados. Quase podemos ouvir seus gritos roucos na tentativa de chamar a atenção para sua situação desesperada, reunindo sua última gota de força para o vazio. Esta é sua última chance de sobrevivência.
DIREÇÃO: SHAHRBANOO SADAT
Afeganistão, 5 min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
Na região rural do Afeganistão central, em uma vila distante, uma jovem mulher ordenha uma cabra com a ajuda de seu filho. Há um rebanho de cabras e ovelhas esperando para serem ordenhadas antes que o jovem pastor as leve para as montanhas para pastar o dia inteiro. A mulher utiliza o leite ordenhado para cozinhar Qurut, uma das refeições mais populares do Afeganistão, especialmente do Afeganistão central. Entretanto, produzir Qurut se torna cada vez mais difícil, pois as mudanças do clima afetaram os padrões de chuva e a fertilidade do solo na região. As pastagens das montanhas secaram e os camponeses lutam para alimentar seus animais.
DIREÇÃO: NILA MADHAB PANDA
India, 11 min.
Classificação Indicativa: livre
Legendas em português
Akaash vive com seu pai na cidade de Delhi. Sua esposa o deixou e mudou-se com seu filho para o campo, na tentativa de protegê-lo da poluição extrema do ar da cidade. O casal se encontra no tribunal para deliberar sobre o divórcio. Os termos “mudança climática” e “poluição do ar” costumavam ser linguagem de cientistas, ambientalistas ou formuladores de políticas. Agora eles se tornaram parte das conversas cotidianas. A degradação da qualidade do ar está afetando a vida cotidiana, a economia, as emoções e relações humanas.
A última dança (Last Dance)
DIREÇÃO: Asa Hjörleifsdóttir
Islândia, 8 min.
Classificação Indicativa: 12 anos
Legendas em português
No filme islandês, dirigido por Asa Hjörleifsdóttir, a luz da manhã penetra no quarto. Duas pessoas estão completamente vestidas sobre as cobertas. Lençóis amassados, olhos inchados; um vazio paira no ar como um fantasma do dia anterior.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.