Conipe 2024

25/06/2024

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O Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte chega à sua quarta edição no ano de 2024! Será realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Sesc Piracicaba, no interior de São Paulo.

Nessa nova edição, o CONIPE segue reunindo grandes nomes da Pedagogia do Esporte nacional e internacional, olhando para a prática a partir da teoria – e teorizando junto com a prática!

A partir de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mini cursos, oficinas e muito diálogo, vamos refletir e projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos.

PÚBLICO ALVO

O CONIPE espera por toda a comunidade das Ciências do Esporte, Educação Física e áreas afins interessadas no avanço teórico e prático da Pedagogia do Esporte. Busca atender de forma mais específica pesquisadoras/es, estudantes, treinadoras/es e professoras/es de esporte, assim como agentes de instituições com reconhecida oferta do esporte na perspectiva da Pedagogia do Esporte.

OBJETIVOS

Visando fortalecer a comunidade científica e prática da Pedagogia do Esporte, são os objetivos do CONIPE:

• Disseminar conhecimentos produzidos na área de Pedagogia do Esporte;

• Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, desenvolvimento de atletas, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte, a partir da Pedagogia do Esporte.

• Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;

• Contribuir com o desenvolvimento de pesquisadoras/es para a implementação de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação com linhas de Pedagogia do Esporte na Educação Física e Ciências do Esporte.

FORMATO

O Congresso se realizará em 3 dias, nas dependências do Sesc Piracicaba e contará com conferências, mesas de debate e mini cursos, a serem oferecidos por convidadas/os nacionais e internacionais.

As/os congressistas poderão participar com a apresentação de trabalhos científicos ou relatos de experiência, tanto na forma de pôsteres como de simpósios temáticos. Para isso, é preciso ter seu resumo aprovado pela Comissão Científica. As normas de envio você encontra nos links abaixo:

Normas para submissão de trabalhos

Formulário para submissão dos trabalhos


INSCRIÇÕES

VALORES: 
INTEIRA : R$ 80,00
MEIA : R$ 40,00 
CREDENCIAL PLENA DO SESC: R$ 16,00





Período: 27 a 29 de novembro de 2024 

Dia 27 de novembro | Quarta-feira

9h às 9h30 – Cerimônia de Abertura 

9h30 às 10h30 – Conferência de Abertura “Pedagogia do Esporte: o que pode fazer a diferença na pesquisa e na prática? Olhares diversos”

Com Ann MacPhail (University of Limerick – Irlanda) e Riller Reverdito (UNEMAT – Mato Grosso).

Sinopse: refletir e projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos é o objetivo do CONIPE 2024. Nesta conferência, dois especialistas palestram sobre o tema a partir de suas realidades.

10h45 às 12h15 – Mesa Redonda “Processos formativos para fazer a diferença: o papel de treinadores/as”  

Com Thatiana Freire (COB – UNICAMP), Luiza Lana Gonçalves (Federation University, Australia), Sanna Erdogan (University of Lapland – Finlândia). Mediação Eduardo Uhle (Sesc Interlagos).

Sinopse: nessa mesa redonda nós vamos discutir o papel essencial que professores/as e treinadores/as exercem no ensino-aprendizagem-treinamento esportivo ao facilitar o processo e exercer um papel de liderança. Para oferecer práticas equitativas treinadores/as devem abordar as desigualdades sociais que dificultam o acesso de grupos minorizados à prática esportiva. Para direcionar o olhar desses profissionais para essas questões e contribuir para que desenvolvam estratégias de atuação profissional equitativas, programas de formação de treinadores/as devem estar atentos à necessidade de abordar esses temas. 

12h30 às 14h – Almoço 

14h às 15h – Sessão de Pôsteres

15h10 às 16h30 – Conversas em rede 

Discussão e compartilhamento de experiências relacionadas à prática profissional, destacando estratégias empregadas relacionadas ao tema. 

Inscrição: Sim 

Sala 1 “Desenvolvimento de atletas da base ao alto rendimento – a pessoa em destaque” 

Com Helinho (SESI/Franca – relação base/alto rendimento), Alessandro Tosim (Centro Universitário Padre Anchieta), Nádima Skeff  (Sfera Futebol Clube). Mediadora: Thatiana Freire (COB e UNICAMP) e Regiane Kindler Figueiredo (Sesc São Carlos) 

Sinopse: No último ciclo olímpico muitos/as atletas vieram a público expor seus problemas de saúde mental. Comitês Olímpicos e organizações esportivas responsáveis pela formação de atletas em diversos países têm recomendado considerar a integralidade dos/as atleta em sua complexidade, suas dimensões física, psicológica e social e a interação entre as diversas áreas no planejamento de processos de ensino-aprendizagem-treinamento. Nessa atividade discutiremos essa abordagem que tem se mostrado eficaz ao promover desenvolvimento humano e potencial esportivo de atletas.  

Sala 2 “Pedagogia do Esporte e diversidade: realidades e desafios”  

Wagner Xavier de Camargo (UFScar), Anderson Tadeu de Campos (Sesc Belenzinho), Paula Korsakas (UNICAMP), Mediação: Denise Rosa Marcelino (Sesc Bauru)

Sinopse: A Constituição Brasileira prevê o direito de acesso ao esporte em suas diversas manifestações para cidadãos e cidadãs brasileiros/as. Na prática, observamos grupos específicos da população, como os minorizados, com dificuldade para acessas esse direito. A atenção maior que esse aspecto tem recebido, entre outros fatores, devido à luta social para a garantia do acesso associado à distribuição do poder midiático provocado pela ascensão de redes sociais, tem pressionado agentes dos setores esportivos, como treinadores/as e gestores/as, a se educarem a respeito de abordagens e estratégias de planejamento e aplicação de aulas que considerem a realidade da diversidade de pessoas no Brasil. Nessa atividade discutiremos a necessidade de se garantir a qualidade das experiências, a segurança física e psicológica de todas as pessoas envolvidas com a prática esportiva. 

16h40 às 17h40 – Simpósios Temáticos  

Apresentações orais dos trabalhos científicos e relatos de experiência submetidos pelos congressistas organizados por temas, com possibilidade de interação com os participantes. 

Dia 28 de novembro | Quinta-feira

9h às 10h – Sessão de Pôsteres

Exposição de trabalhos científicos e relatos de experiência dos congressistas com sessão de perguntas de participantes. 

10h10 às 12h10 – Minicursos  

Cursos teóricos e práticos de curta duração com foco na contribuição com a prática profissional. Os cursos se repetem nos dias 28 e 29 de novembro. Inscreva-se em um curso diferente em cada dia.

Minicurso 1 “Pedagogia do Esporte” (TEÓRICO)  

Com Roberto Rodrigues Paes (UNICAMP) 

 Sinopse: Neste minicurso abordaremos a pedagogia do esporte sob diferentes contextos e perspectivas. Através de uma análise crítica, o professor explorará como práticas pedagógicas no esporte podem promover o desenvolvimento integral e a inclusão social. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre a relação entre teoria e prática, além de discutir metodologias que potencializam a formação de atletas.  

Minicurso 2 “A atuação de treinadoras e treinadores: um olhar para a gestão de pessoas (TEÓRICO) – turma 1  

Com Thatiana Freire (COB e UNICAMP) e Yura Sato dos Santos (UNICAMP) 

Sinopse: São diversas as competências que treinadores/as precisam utilizar na atuação profissional. Boa comunicação, estabelecer relacionamentos saudáveis, gerir pessoas, entre outras. Neste curso discutiremos a importância de programas de formação de treinadores e treinadoras abordarem o desenvolvimento de competências além do conhecimento específico das modalidades esportivas, como a gestão de pessoas. 

Minicurso 3 “Ensinando tomada de decisão nos esportes coletivos: novos olhares a partir de jogos com a bola nos pés” (PRÁTICO) – turma 1 

Com Carlos Thiengo (Ginga Futebol)

Sinopse: Saber tomar decisões a partir da imprevisibilidade do jogo é imperativo em modalidades esportivas coletivas e, portanto, é uma habilidade cujo treinamento deve ser planejado. As famílias de jogos reúnem jogos e modalidades esportivas formais que compartilham características estruturais e funcionais. Isso facilita, por exemplo, a transferência de habilidades de um jogo para o outro. Neste minicurso abordaremos a família de jogos como uma estratégia no ensino da tomada de decisão nas modalidades e jogos pertencentes à família de jogos de bola com os pés. 

Minicurso 4 “Iniciação aos esportes para crianças na segunda infância – Brincadeiras para gostar de esporte” (PRÁTICO) – turma 1  

Com: Fabio Luiz D´Angelo (Instituto Esporte Educação) e Amanda Secatto (Sesc Piracicaba) 

Sinopse: As teorias mais atuais de desenvolvimento esportivo recomendam que a iniciação esportiva para crianças deve contemplar a diversificação esportiva e respeitar as características psicológicas e sociais das crianças, adaptando adequadamente as atividades, forma de comunicação, nível de exigência, entre outras variáveis. Assim, vamos discutir sobre possibilidades e estratégias de atuação profissional para essa faixa etária e a necessidade de formação professores/as e treinadores/as esportivos nessa perspectiva. 

Minicurso 5 “Esporte ao longo da vida” (PRÁTICO) – turma 1 

Com Kely Moraes (Sesc Guarulhos) e  Celso Bernardes Junior (Sesc Catanduva)  

Sinopse: Neste minicurso, serão discutidas estratégias e conteúdos voltados para o ensino e a prática de esportes para diferentes faixas etárias. O Programa Sesc de Esportes, uma iniciativa de ensino e prática esportiva do Sesc São Paulo, servirá como ponto de reflexão e referência ao longo do curso. 

Minicurso 6 “Nado artístico” (PRÁTICO) – turma 2 – NECESSÁRIO ROUPA DE PISCINA

Com Keyli Gomes Sousa Gobetti (Sesc Belenzinho) e Tabata Pereira Morganti (Sesc Pinheiros)   

Sinopse: O nado artístico envolve uma variedade de movimentos sincronizados com acompanhamento musical. Este minicurso tem como objetivo proporcionar estratégias e conteúdos didáticos para que os professores ampliem seu repertório no ensino dessa modalidade. Serão abordadas práticas vivenciais, técnicas, táticas, movimentos e regras básicas do nado artístico.  

Minicurso 7 “Pedagogia do Esporte e feminismo no ensino-treino dos esportes de combate” (PRÁTICO) – turma 1  

Com Sanna Erdogan (University of Lapland – Finlândia), Mariana Pimentel Gomes (UNICAMP) e Paula Korsakas (UNICAMP)

Sinopse: As modalidades esportivas de combate, tidas como um conjunto de práticas tipicamente “masculinas”, são um exemplo emblemático de um campo construído a partir da prevalência de uma masculinidade heteronormativa que sujeita mulheres a estereótipos, preconceitos e discriminação. Diante deste cenário, aproximações entre pedagogias feministas e Pedagogia do Esporte se apresenta como um terreno fértil para reflexões e produções capazes de favorecer experiências esportivas mais justas e igualitárias. 

12h10 às 13h40 – Almoço 

 13h40 às 15h – Conversas em Rede  

Discussão e compartilhamento de experiências relacionadas à prática profissional, destacando estratégias empregadas relacionadas ao tema. 

 Sala 1 “Saúde mental e esporte: da compreensão para a ação” 

Com Evandro Morais Peixoto (Universidade São Francisco), Fernanda Tartalha do Nascimento Prado (Vôlei Renata), Paula Fernandes (UNICAMP).

Sinopse: a tradicional dicotomia entre corpo e mente tem efeitos importantes na forma como oferecemos experiências esportivas atualmente. Em qualquer contexto esportivo a saúde mental de praticantes de esporte. É importante que treinadores/as e professores/as de educação física estejam atentos/as às estratégias adotadas a fim de oferecer ambientes de prática que favoreçam a manutenção da saúde mental e o acesso à informação especializada sobre o assunto é essencial. 

 Sala 2 “Pedagogia do Esporte e o ensino-treino do esporte para jovens: fomentando o desenvolvimento integral”  

Com Mariana Zuaneti Martins (UFES), Luiz Gustavo Bonatto Rufino (Unicamp), Cassandra Iannucci (Deakin University – Australia), Mediação Regiane Kindler Figueiredo (Sesc São Carlos)

Sinopse: nesta atividade refletiremos e discutiremos os princípios do ensino-treino para jovens observando a perspectiva do desenvolvimento de atletas em longo prazo, que preconiza a consideração da integralidade dos e das atletas ao se pensar o programa esportivo, ou seja os diferentes fatores que influenciam o desenvolvimento físico, psicológico e social de atletas.  

15h10 às 16h10 – Conferência: “Modelos de ensino 

Com Ann MacPhail (University of Limerick – Irlanda)

Sinopse: a compreensão teórica e das estratégias de aplicação de diferentes abordagens metodológicas é essencial na construção do saber fazer de treinadores/as. Ao conhecer diferentes abordagens, treinadores/as aumentam seus repertórios e personalizam suas formas de trabalhar. 

 16h20 às 17h20- Simpósios Temáticos  

Apresentações orais dos trabalhos científicos e relatos de experiência submetidos pelos congressistas organizados por temas, com possibilidade de interação com os participantes. 

17h30 às 19h – Mesa Redonda “Fazendo a diferença no esporte e lazer” 

Com Carla Luguetti (University of Melbourne, Austrália), Riller Reverdito (UNEMAT – Mato Grosso) e Felipe Del Mando Lucchesi (Sesc Mogi das Cruzes), Mediação: Tatiana Merino Vizu (Sesc Ribeirão) 

Sinopse: O acesso ao esporte é um direito de todos/as os cidadãos/ãs brasileiros/as. Para que isso se traduza em prática, um olhar para o acesso ao esporte por diferentes grupos sociais e em diferentes contextos esportivos se faz necessário. Essa mesa traz exemplos práticos de possibilidades e propostas que contribuam para que mais pessoas se engajem com o esporte em experiências de qualidade.  

Dia 29 de novembro | sexta-feira

9h às 10h – Sessão de Pôsteres

Exposição de trabalhos científicos e relatos de experiência dos congressistas com sessão de perguntas de participantes. 

10h10 às 12h10 – Minicursos 

Cursos teóricos e práticos de curta duração com foco na contribuição com a prática profissional. 

Minicurso 1 “Da organização à aplicação no ensino do esporte” – turma 2 

Com Ann MacPhail (University of Limerick – Irlanda) 

Sinopse: A proposta é discutir a prática profissional de treinadores/as, que envolve a organização (currículo), a sistematização e a aplicação (instrução), e a avaliação de conteúdos esportivos. O alinhamento entre essas áreas aumenta a coerência do trabalho e as chances de um trabalho eficaz, com resultados mais próximos do que foi pensado. A atuação profissional nessa perspectiva não é intuitiva e a reflexão sobre o tema e o desenvolvimento de competências de alinhamento instrucional por parte de treinadores/as se faz necessária. 

Minicurso 2 “A atuação de treinadoras e treinadores: um olhar para a gestão de pessoas – turma 2  

Com Thatiana Freire (COB e UNICAMP) e Yura Sato dos Santos (UNICAMP) 

Sinopse: São diversas as competências que treinadores/as devem utilizar na prática na atuação profissional. Boa comunicação, estabelecer relacionamentos saudáveis, gerir pessoas, entre outras, com àquelas relacionadas à aplicação do conhecimento específico das modalidades esportivas. Treinadores/as trabalham, geralmente, gerindo um grupo de atletas, tanto em modalidades coletivas, quanto nas individuais, já que mesmo nessas últimas, atletas costumam treinar juntos/as. Dessa forma, torna-se imperativo que programas de treinamento de treinadores e treinadoras abordem o desenvolvimento de competências além do conhecimento específico das modalidades esportivas, como a gestão de pessoas. 

Minicurso 3 “Ensinando tomada de decisão nos esportes coletivos: novo olhares a partir de jogos com a bola nos pés” (PRÁTICO) – turma 2 

Carlos Thiengo (Ginga Futebol) 

Sinopse: saber tomar decisões a partir da imprevisibilidade do jogo é imperativo em modalidades esportivas coletivas e, portanto, é uma habilidade cujo treinamento deve ser planejado. As famílias de jogos reúnem jogos e modalidades esportivas formais que compartilham características estruturais e funcionais. Isso facilita, por exemplo, a transferência de habilidades de um jogo para o outro. Portanto, pode ser uma estratégia eficiente no ensino da tomada de decisão nas modalidades e jogos pertencentes à determinada família, como a de jogos de bola com os pés. 

Minicurso 4 “Iniciação aos esportes para crianças na segunda infância – Brincadeiras para gostar de esporte” (PRÁTICO) – turma 2  

Com: Fabio Luiz D´Angelo (Instituto Esporte Educação) e Amanda Secatto (Sesc Piracicaba)  

Sinopse: As teorias mais atuais de desenvolvimento esportivo recomendam que a iniciação esportiva para crianças deve contemplar a diversificação esportiva e respeitar as características psicológicas e sociais das crianças, adaptando adequadamente as atividades, forma de comunicação, nível de exigência, entre outras variáveis. Assim, discutir sobre possibilidades e estratégias de atuação profissional para essa faixa etária é uma necessidade de formação professores/as e treinadores/as esportivos. 

Minicurso 5 “Esporte ao longo da vida” (PRÁTICO) – turma 2 

Com Kely Moraes (Sesc Guarulhos) e Celso Bernardes Junior (Sesc Catanduva)  

Sinopse: Neste minicurso, serão discutidas estratégias e conteúdos voltados para o ensino e a prática de esportes para diferentes faixas etárias. O Programa Sesc de Esportes, uma iniciativa de ensino e prática esportiva do Sesc São Paulo, servirá como ponto de reflexão e referência ao longo do curso. 

Minicurso 6 “Polo aquático” (PRÁTICO) – turma 2 NECESSÁRIO ROUPA DE PISCINA 

Com Keyli Gomes Sousa Gobetti (Sesc Belenzinho) e Tabata Pereira Morganti (Sesc Pinheiros)

SINOPSE: Sinopse: Polo Aquático é um esporte coletivo disputado entre duas equipes. Este minicurso tem como objetivo promover estratégias e fornecer conteúdo didático para que os professores ampliem seu repertório no processo de ensino-aprendizagem dessa modalidade. Serão abordadas vivências práticas, apresentação de técnicas, táticas, movimentos e regras básicas do polo aquático. 

Minicurso 7 “Pedagogia do Esporte e feminismo no ensino-treino dos esportes de combate” (PRÁTICO) – turma 2 

Com Sanna Erdogan (University of Lapland – Finlândia), Mariana Pimentel Gomes (UNICAMP) e Paula Korsakas (UNICAMP)  

Sinopse: As modalidades esportivas de combate, tidas como um conjunto de práticas tipicamente “masculinas”, são um exemplo emblemático de um campo construído a partir da prevalência de uma masculinidade heteronormativa que sujeita mulheres a estereótipos, preconceitos e discriminação. Diante deste cenário, aproximações entre pedagogias feministas e Pedagogia do Esporte se apresenta como um terreno fértil para reflexões e produções capazes de favorecer experiências esportivas mais justas e igualitárias. 

12h10 às 13h40 – Almoço 

13h40 às 15h10 – Mesa Redonda “Eixo 2- Fazendo a diferença no esporte para crianças e jovens: um olhar educacional a partir dos esportes coletivos”   

Com Tatiana Merino Vizu (Sesc Ribeirão), Carlos Thiengo (Ginga Futebol), Júlia Barreira (UNICAMP). Mediação: Renato Oliveira (Sesc Campinas)  

Sinopse: nesta atividade vamos refletir sobre o esporte como um fenômeno cultural e, por isso, um espaço propício ao desenvolvimento pessoal. Entretanto, para que a atividade esportiva seja positiva, as abordagens metodológicas e estratégias utilizadas por treinadores/as serão determinantes. A participação em atividades esportivas de qualidade vai aumentar as chances de que a experiência seja positiva e promotora de desenvolvimento pessoal. 

15h20 às 16h20 – Conferência de Encerramento – “Fazendo a diferença no esporte: uma conversa com a Fofão”

Com Fofão (campeã olímpica, 5 participações em Jogos Olímpicos, atual treinadora da seleção brasileira sub-17 de voleibol).  Mediação: Janaína Lima da Silva (Sesc Consolação) e Thatiana Freire (COB e UNICAMP) 

Sinopse: nessa conferência fecharemos o CONIPE 2024 refletindo sobre um tema discutido ao longo do evento. Fofão apresenta sua perspectiva sobre como fazer a diferença no esporte a partir de sua história de vida e trajetória profissional.

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