Construção poética na identidade visual do Sesc na FIL

09/10/2024

Compartilhe:


 
Desde 2016, o Sesc participa da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto com o projeto Sesc na FIL, promovendo uma programação que transita por diversas linguagens, em ações que envolvem literatura, circo, música, teatro, contações de histórias, mediações de leitura, palestras, bate-papos, oficinas, slams e muitas outras vivências. 

Em sua vigésima segunda edição (2023), o diálogo entre opostos foi o tema central da feira, celebrando a diversidade de pensamentos e culturas por meio da literatura. A partir dele, o designer Denis Tchepelentyky*, produziu uma nova identidade visual para o projeto, buscando traduzir a temática em formas e cores.  

A partir da linha, Denis procurou simbolizar a conexão entre extremos, a união de dois pontos opostos. A linha se tornou um elemento-chave dessa identidade, e sua repetição formou grafismos que se assemelham a imagem de livros abertos, criando uma conexão simbólica entre ideias, pensamentos e narrativas. O conceito também foi reforçado a partir da paleta de cores, que utilizava das cores vermelho e azul, representando o quente e o frio.  

Na edição seguinte (2024), o designer foi convidado a atualizar a identidade visual, a partir de um novo tema: Cotidianos poéticos – dos épicos de Camões às batalhas de rua. Outra forte influência, foi o deslocamento de povos e culturas, em especial, às que estão relacionadas Portugal e Brasil.  

Na paleta de cores, a cor verde, presente nas bandeiras dos dois países, faz uma ponte entre a literatura brasileira e portuguesa, enquanto a cor cinza, faz referência ao espaço urbano e às batalhas de rua. O verde escolhido é vibrante e luminoso, que dá às peças uma energia visual que captura o olhar. 

As linhas, que no ano anterior eram fixas e unidas, adquiriram um movimento mais livre, representando a fluidez e a migração da literatura entre espaços e tempos. O designer explica que essas linhas estão “migrando”, cruzando mares, em uma alusão poética que integra o passado e o presente de forma minimalista. 

*Denis Tchepelentyky é designer gráfico, ilustrador, com especializações em produção gráfica e desenho para publicidade. Trabalhou para algumas editoras, agências e também fez parte da equipe de designers do Sesc SP. Atualmente tem sua própria empresa de design e arte. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.