Educadora Laura Andreato em vídeo gravado de sua casa para os canais do Sesc Osasco na Internet
Durante o período em que o isolamento social se faz necessário para o combate à pandemia de COVID-19, vídeos e outras ações online elaborados por educadores(as) de tecnologias e artes do Sesc são produzidos especialmente para as redes sociais das unidades
A filosofia do faça-você-mesmo(a) – no sentido da valorização da autonomia de cada pessoa para descobrir e experimentar novos e velhos saberes e poder expressar-se criativamente da maneira que lhe parecer mais interessante – é sem dúvida, um pilar importante na construção das ações realizadas nos 37 Espaços de Tecnologias e Artes (ETAs) distribuídos em unidades do Sesc São Paulo na capital, no interior e no litoral do estado.
Mas fundamental mesmo ao que se constrói diariamente junto aos públicos dos ETAs (e, anteriormente, nas antigas salas de Internet Livre) é a ideia de fazer juntos(as), de que a construção de conhecimentos é um empreendimento social, coletivo, repleto de trocas. Nesses espaços, que ora remetem a hacker spaces, laboratórios ou media labs, ora a ateliês ou à garagem criativa de casa, o encontro é a ferramenta mais poderosa de criação.
De um curso, oficina, palestra ou demonstração que se dá nesses espaços, podemos acabar levando para casa um objeto, os rudimentos de um projeto, novas habilidades, uma grande ideia ou, de repente, com alguma disposição, uma experiência marcante, vivida ali, no encontro com as outras pessoas, com educadores(as), artistas, pesquisadores(as) e, especialmente, com os próprios colegas do público.
Em tempos de isolamento social, não se substitui facilmente – talvez não se substitui, em definitivo – as nuances de compartilhar o mesmo espaço físico, os detalhes de uma troca de olhar, da observação da postura de alguém que, como a gente, esteja aprendendo algo novo, de um gesto e até das conversas paralelas que acontecem durante um curso de eletrônica, uma aula de costura ou uma oficina de marcenaria ministrada no ETA. As trocas mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação, como as que acontecem em redes sociais ou aplicativos de videoconferência, nos trazem meramente uma fração do que é, de fato, a potência de um encontro verdadeiramente face a face.
Durante os esforços para conter a propagação do novo coronavírus e, portanto, uma vez que a possibilidade desses encontros fica em suspensão para a segurança de todos, os educadores e educadoras de tecnologias e artes do Sesc recorrem às experiências mediadas pela Internet para seguir pesquisando e compartilhando com os públicos, em vídeos e também por meio de outras ações online (como as batalhas de ilustração promovidas no canal do Sesc 24 de Maio no Instagram), saberes e ideias para que, em casa, possamos seguir de algum modo juntos e criativos.
Nos diversos canais das unidades do Sesc São Paulo no Facebook, no Instagram, no Twitter ou no YouTube, toda semana são publicados conteúdos de caráter introdutório, de temas como letramento digital, desenvolvimento de jogos, produção de vídeo, técnicas têxteis, desenho e outras práticas artísticas, que podemos experimentar em casa e compartilhar com quem, mesmo à distância, possa se interessar também.
Siga os diversos canais do Sesc São Paulo e de suas 44 unidades nas redes sociais para conhecer outros conteúdos como esses que você viu ao longo do artigo. E, se puder, fique #EmCasaComSesc
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