Cor e Gênero no cinema comercial brasi leiro: Uma análise dos filmes de maior bilheteria – Marcia Rangel Candido, Verônica Toste Daflon e João Feres Júnior

01/11/2016

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Resumo
O presente artigo indaga a maneira como o cinema comercial brasileiro
espelha hierarquias profissionais de cor e gênero presentes em seus processos
produtivos. A partir da codificação e análise de uma base composta
pelas 238 produções de maior bilheteria entre os anos de 2002 e 2013,
primeiramente focamos nas funções de direção, roteirização e atuação, a
fim de averiguar se há nelas diversidade de gênero e “raça”. Na sequência,
classificamos os personagens brancos, pretos e pardos dos gêneros feminino
e masculino dos elencos principais de 91 filmes em que figuravam atores
e atrizes negros(as), a fim de aferir sua caraterização. Os resultados
mostram que as variáveis raça e gênero interagem na distribuição de funções
de prestígio, como direção e roteiro, com a total ausência de mulheres
negras e a sub-representação de homens negros e mulheres brancas, se
comparados aos homens brancos. Ademais, identificamos na análise dos
personagens a quase ausência de indivíduos pardos tanto do gênero masculino
quanto feminino; a presença de brancos e, principalmente, pretos
convivendo em áreas e habitações pobres; e o isolamento dos brancos de
classe média e alta em relação aos não brancos.
Palavras-chave: Gênero. Raça. Audiovisual. Cinema. Representações.

Abstract
This article inquires about the interaction of gender and race in the
Brazilian commercial film industry. We have coded and analyzed a database of 238 top selling movies in the period 2002-2013. First we look atthe profile of directors and writers and then at actors. Second, we classified
the characters of the 91 movies that had black actors in order to
evaluate the way they were represented. The results show that gender and
race interact in the distribution of high status functions such as director
and writer, with a total absence of black women, and underrepresentation
of black men and white women, as compared to white men. Browns of both
genders were severely underrepresented among the actors. Finally, we
found that while poor neighborhoods were depicted as inhabited by blacks
and whites, affluent spaces were almost exclusively depicted as inhabited
by whites.
Keywords: Gender. Race. Film Industry. Representation.

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