Dia 21 junho terá início o ciclo “Mutações – Corpo-Espírito-Mundo: Passagens”, título que busca trazer reflexões em torno do que acontece contemporaneamente com os três temas cardeais do conhecimento: o Corpo, o Espírito e o Mundo, com a curadoria e concepção do filósofo, jornalista e professor Adauto Novaes, que estabeleceu com o Sesc uma histórica e profícua relação de ações de formação na área do pensamento.
O que seria do Corpo sem Espírito?, interroga Paul Valéry nas centenas de fragmentos dedicados ao que ele denominou CEM – Corps-Esprit-Monde -, tríade que funda toda a relação entre Ser e Mundo. A história nos mostra que nossa existência depende da harmonia e consistência desses três princípios.
Mas, diante da enorme crise civilizacional, em tempos de mutações, que leva à derrota dos valores, o Espírito torna-se coisa precária e enfrenta perigo, o que também afeta os outros dois princípios. Essa observação preliminar contempla um questionamento original para as conferências desta edição do Ciclo Mutações.
O projeto faz parte do programa de Ciclos e Seminários da unidade, o qual aborda diversos temas como circo, filosofia, artes visuais, políticas públicas, arquitetura, cultura, educação e tecnologia.
Esta edição, que acontecerá em encontros presenciais no período de 21 de junho até fins de outubro, conta com 18 conferências, conforme a programação abaixo:
21/6 – O corpo e seus mistérios
Com Jorge Coli, professor titular em História da Arte e da Cultura da Unicamp.
Formou-se em História da Arte e da Cultura, Arqueologia e História do Cinema
na Universidade de Provença.
23/6- O espirituoso espírito artificial
Com Eugenio Bucci, jornalista e professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. Escreve para o jornal O Estado de S. Paulo e para o site Observatório da Imprensa.
28/6- Mundo sem pensamento, sem ideologia, sem memória
Com Helton Adverse, doutor em Filosofia pela UFMG, da qual é professor. Possui pós-doutorado pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais da França.
30/6- O Espírito e a criação de Mundos
Com Oswaldo Giacoisa Junior, professor do Departamento de Filosofia da Unicamp. Doutor em Filosofia na Universidade Livre de Berlim.
5/7 – A máquina que apaga o tempo e a memória
Com Luiz Alberto Oliveira, físico, doutor em Cosmologia, pesquisador do Laboratório de Cosmologia Física Experimental de Altas Energias e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas — CBPF/ CNPq.
7/7- CEM – O nanquim do acaso
Com Márcia Sá Cavalcante Schuback, professora titular de Filosofia na Universidade de Södertörn (Suécia). Entre 1994 e 2000, foi professora adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.
12/7 – A extrema direita entre o neo-paganismo e o neo-pentecostalismo
Com Miguel Lago, cientista político, deu cursos sobre a interseção entre democracia, saúde e tecnologia na School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia (2018-2022), na Sciences Po Paris (2017-2018) e na T.H. Chan School of Public Health da Universidade de Harvard (desde 2023). Em 2019 foi premiado com o World’s 100 Most Influential People in Digital Government.
14/7 – Apropriação predatória e apropriação ecológica
Com Frédéric Gros, professor da Universidade Paris-Est Créteil (Upec) e editor dos últimos cursos de Michel Foucault no Collège de France. É autor de livros sobre a história da psiquiatria e filosofia penal.
19/7 – Valéry e a antropologia do Espírito
Com Roberto Zular, poeta e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo.
21/7 – Sobre a condição cretina: notas sobre a burrice e a estupidez
Com Renato Lessa, professor de Filosofia Política da PUC-Rio, Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Pesquisador do CNPq (Bolsa de Produtividade 1 A), Coordenador do Centro Primo Levi PUC/Rio e Editor de HurbineK – Revista de Estudos Primolevianos.
26/7 – Kasparov e a máquina
Com João Cezar de Castro Rocha, professor titular de Literatura Comparada da UERJ, Pesquisador 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado / FAPERJ. Autor de 14 livros e editor de 30 títulos. Seu trabalho já foi traduzido para 6 idiomas: mandarim, espanhol, alemão, francês, italiano e inglês.
28/7 – Outra destruição da natureza é possível
Com Vladimir Saflate, graduado em Filosofia pela USP e em Comunicação Social pela ESPM, mestre em Filosofia pela USP e doutor pela Universidade Paris VII. Atualmente, é professor de Filosofia na USP.
2/8 – O novo espírito da guerra
Com Newton Bignotto, professor titular aposentado de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
4/8 – A transgressão e o populismo – ou a defesa do trans-populismo
Com Thomás Zicman de Barros, é doutor em Ciência Política pela Sciences Po Paris e pesquisador associado do Centre de Recherches Politiques de Sciences Po (CEVIPOF). Também é conselheiro do think tank República do Amanhã e diretor do Populism Specialist Group da Political Studies Association de Londres.
9 e 10/8 – Duas cartas de amor na era da técnica
Com Pedro Duarte, doutor em Filosofia pela PUC-Rio, de onde é professor na graduação, pós-graduação e especialização em Arte e Filosofia. Foi professor visitante nas universidades de Brown (EUA) e Södertörns (Suécia).
6/10 – Da Cibernética à Inteligência Artificial
Com Jean-Pierre Dupuy, professor na Escola Politécnica de Paris e na Universidade de Stanford, da qual é também pesquisador e membro do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Fórum de Sistemas Simbólicos. Ganhador do Prêmio Jabuti em 2013, pelo livro Elogio à preguiça.
18/10 – A democracia à prova da verdade
Com Olgária Matos, doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – França, pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP e professora de Filosofia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
As inscrições para os 4 primeiros encontros já estão abertas, e podem ser feitas através do site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.
Para ir entrando no clima, que tal conferir os debates do ciclo anterior?
No ano passado, o ciclo Mutações: trouxe o tema “Sobre a Coragem e Outras Virtudes”.
Realizado entre junho e agosto de 2022, o ciclo contou com a presença de artistas, pesquisadores e pensadores, como José Miguel Wisnik, Ailton Krenak, Vladimir Safatle, Olgária Matos, Maria Rita Kehl, Tessa Moura Lacerda, Lilia Schwarcz, entre outros nomes.
Para conferir na íntegra, é só acessar:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.