A 5ª edição do projeto Cuidar de Quem Cuida, que acontece até março de 2023, busca refletir o racismo estrutural nas várias camadas da sociedade. Por isso, destaca as Existências Negras e recupera os diferentes modos de cuidados essenciais nas culturas afrodescendentes, no sentido de buscar equidade na atenção de pessoas cuidadoras da primeira infância.
Para tanto, a série de programações nas unidades pretende dar visibilidade às negritudes e desenvolver as intersecções, que são os fatores sociais que marcam as pessoas.
Questões de identidade de gênero, raça, etnia, idade, localização geográfica, condição social, não afetam uma pessoa separadamente. É para além disso que buscamos repensar a posição de pessoas no cuidado e no afeto na primeira infância, com o objetivo de construir outra história e um novo olhar para pessoas negras, sejam pais, mães e/ou cuidadores.
Conheça a programação do Sesc Consolação a seguir.
oficina
(En)cantos que curam – Kindezi, a arte do cuidado da criança e do corpo social
Com as educadoras Sheila Murahovschi e Tathiana Valerio
A atividade propõe a prática do canto como uma linguagem de conexão emocional entre adultos e crianças. Por meio de um caminho lúdico e sonoro embasado na filosofia africana ancestral, as educadoras convidam adultos a ressignificarem o conceito ocidental de “cuidar” do outro como uma ação de autocuidado e fruição do momento presente.
Dia 12/3, domingo, das 10h30 às 11h30
Grátis. Para crianças até 6 anos acompanhadas de seus cuidadores.
Sala Gama (7º andar)
Saiba mais aqui
oficina
(En)cantos que curam – Música da Alma: filosofia e parentalidade no povo Himba
Com as educadoras Sheila Murahovschi e Tathiana Valerio
A atividade propõe a prática do canto como um caminho de autoconhecimento inspirado pelo conceito de Música da Alma do povo Himba da Nigeria. Compondo músicas de maneira colaborativa, as educadoras convidam adultos e crianças a inventarem e cantarem suas próprias canções para estreitarem laços afetivos.
Dia 19/3, domingo, das 10h30 às 11h30
Grátis. Para crianças até 6 anos acompanhadas de seus cuidadores.
Sala Gama (7º andar)
Saiba mais aqui
oficina de alimentação
Vai ter criança na cozinha! | Doces com memórias ancestrais
Com Aline Chermoula, chef de cozinha, professora e pesquisadora da cozinha da diáspora africana pelas Américas
Crianças também podem se aventurar na cozinha! A proposta é aprender a cozinhar com receitas inspiradas na cultura e culinária afro-indígena. Além de experimentar fazer o passo a passo das receitas, a chef Aline Chermoula sensibilizará o olhar das crianças visando o reforço aos laços de afetividade partindo de práticas alimentares.
De 12 a 26/3, domingos, das 13h às 14h30
Retirada de ingressos no local e horário da atividade. Para crianças até 12 anos acompanhadas de seus cuidadores.
Entrada do Teatro Anchieta
Saiba mais aqui
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.